1 / 27

Ética e Escolha Responsável Antonio Benatti

Ética e Escolha Responsável Antonio Benatti POA 18/05/2011. Origens da Ética, Moral e uso da Liberdade

doane
Download Presentation

Ética e Escolha Responsável Antonio Benatti

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ética e Escolha Responsável AntonioBenatti POA 18/05/2011

  2. Origens da Ética, Moral e uso da Liberdade POA 18/05/2011

  3. ORIGENS DA ÉTICA • Chamamos de cultura um conjunto de idéias e de atitudes por serem o fruto do progressivo cultivo das possibilidades humanas. • Denominamos ética o aspecto pelo qual os membros de um mesmo grupo descobrem e formulam regras, do conviver de tal sorte que, em vez de se tratar como ameaça recíproca, tenham a efetiva possibilidade de compartilhar os mesmos bens e vantagens, sem se armar um contra o outro e sem se ameaçar. • Nesse sentido, a ética é o aspecto da cultura pelo qual se tenta superar o clima de violência entre os humanos. Francisco Catão

  4. ÉTICA E MORAL • “A ética é a busca de uma vida boa com e para o outro no âmbito de instituições justas.” (Paul Ricoeur, inspirado por Aristóteles) • A moral representa o campo das normas teóricas e universais da consciência que asseguram a integridade da pessoa, considerada mais na sua autonomia do que na sua solidariedade. (Kant)

  5. ÊTHOS • êthos significava o modo de ser ou de conduzir-se. Era um modo de ser do sujeito e um certo modo de fazer visível para os outros. • O êthos de alguém traduz-se pelo seu costume, seu jeito, pela calma com a qual ele recebe os acontecimentos. • Lenda de cuidado

  6. ÉTICA: PRÁTICA DA LIBERDADE (Foucault) • O problema da ética é o da prática da liberdade: • Como podemos praticar a liberdade? • O que é a ética se não for a prática refletida da liberdade?

  7. ÉTICA: CUIDADO (Foucault) • Para praticar corretamente a liberdade, é necessário cuidar de si mesmo, o que significa conhecer a si mesmo e dominar o que pode nos destruir. • Significa também conhecer um certo número de princípios ou de regras de conduta que são ao mesmo tempo verdades e prescrições. Cuidar de si significa equipar-se dessas verdades.

  8. A Consciência de Ser Vivo Aspectos do homem e da pessoa POA 18/05/2011

  9. O que é Ser Vivo 1- Vivo é aquele que tem dentro de si o princípio de seu movimento;2- Unidade estrutural absoluta;3- Imanência, cujo o efeito permanece dentro do sujeito;4- Destinado a auto-realização5- Ritmo cíclico harmônico

  10. Característicashumanas 1- No Homem a Inteligência é mais importante que o instinto; 2- A conduta humana é iniciada pelo conhecimento intelectual, sócio e afetivo; 3- No homem a satisfação do instinto exige intervenção, é preciso aprender a viver; 4- Pensar acontece como operação e permanece e cresce com o hábito.

  11. A Pessoa • A pessoa é um absoluto, no sentido de algo único, irredutível a qualquer outra coisa. • O eu, indica o núcleo de caráter irrepitível: • Eu sou eu e ninguém mais é a pessoa que eu sou. • A pessoa é um fim em si mesma.

  12. A Escolha como Fronteira POA 18/05/2011

  13. A escolha tornou-se a fronteira Hoje, a reflexão ética e sustentabilidade são provocadas por graves problemas de convivência, assim como a preocupação ecológica nasce da consciência das ameaças à sobrevivência. A escolha tornou-se a fronteira.

  14. Estamos vivendo três rupturas Com a natureza e o universo: não somos seres postos na natureza; somos da natureza. Com os outros: na concepção guerreira da vida, o outro é um competidor ameaçador que pode tornar-se um inimigo perigoso. A vida é considerada como um combate e a morte como um fracasso. Consigo mesmo: vivendo muito na tensão (corrida, estresse, rivalidade), nos tornamos incapazes de atenção, principalmente de atenção interior, essa arte de viver intensamente o presente.

  15. O que significa a palavra ética? Ética vem de Ethos, quesignifica lar, lugar da convivência. A reflexão ética tenta responder a duas perguntas: quais são os alicerces de uma convivência harmoniosa e como construir vínculos humanos sustentáveis?

  16. Esta busca apontará critérios que inspirarão escolhas e atitudes. A avaliação dos ganhos e perdas oriundos dessas escolhas determinará um conjunto de valores para os indivíduos e as sociedades.

  17. Vale a pena refletir um pouco mais sobre este paradoxo: o mesmo pensamento lúcido permite o discernimento e acende a esperança que pode permitir evitar o desastre anunciado. A arca de Noé

  18. O que seria o discernimento? Temos falado muito em construir modelos mentais. Isto tem levado a praticar em larga escala o wishfulthinking, ou seja a tentação de interpretar fatos e eventos em função do que gostaríamos que acontecesse

  19. A primeira providência é observar mais para analisar melhor. A construção de um pensamento mais sistêmico pode fornecer uma ferramenta para transformar esta observação num pensamento consistente.

  20. Pensar significa, nesse caso, aprender a considerar todas as variáveis que influenciam um evento, não escolher entre elas mas sim aceitar e ponderar todas como se tivessem a mesma importância.

  21. A prática da empatia é outra condição necessária. Parece estranho incluir uma atitude ligada ao relacionamento como condição de pensamento.

  22. Se deixarmos de considerar o ato de pensar como exclusivamente solitário para considerá-lo uma construção ao mesmo tempo pessoal e coletiva, colocar-se no lugar do outro torna possível a tentativa de elaboração de um pensamento comum e pode abrir o caminho para uma atitude solidária.

  23. discernir significa elaborar critérios de escolha considerando o impacto das nossas decisões na vida de outras pessoas. O ato de pensar nunca é independente do exercício da responsabilidade.

  24. Segundo Hannah Arendt, o ser humano consegue resgatar o próprio passado pelo perdão pedido ou recebido. O fato de não fechar os olhos diante dos abismos que nos assustam ajuda-nos a redimensionar erros nossos e alheios. Ver ARENDT, Hannah, A condição humana, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1991

  25. A insistência na busca do bode expiatório não serve para enfrentar grandes desafios, principalmente o de viver num mundo onde sociedades e empresas enfrentam crises tão graves.

  26. Bibliografia • 1-São Thomas de Aquino – Lettere Prima – Roma 1978 • 2- Fundamentos de Antropologia – Um ideal de excelência humana – Ricardo Yepes e Javier ArnguremEchevarría – Edição – do Instituto Brasileiro de filosofia e ciências • 3- Aristóteles – A Republica de Platão • 4- Ensaios de Pindaro • 5- Aula do Prof. Dr. Jean Bartoli, Insight recebidos, contéudos de seu site • 6- A lenda dos anjos Michael Serres- Sorbone. • Recomendações bibliográficas • A Republica – Socrates • As Fronteiras da ética de – Maquiavél • Ver o Invisível – A ética das imagens – Nelson Brissac Peixoto • O Sujeito e a norma – Gerd Bornhein

  27. Fim ! Muito Obrigado. AntonioBenatti Antonio.benatti@uol.com.br Av. Pacaembu 1976 – SP- capital – CEP 01234-000 Fone 55 11 3511 3818 POA 18/05/2011

More Related