E N D
O estudo dessas duas formas de conhecimento nos remete a redescobertas de civilizações de diferentes culturas e nos reporta para outras eras. Entender os processos científicos e a construção do pensamento artístico não pode ser um processo fechado, pois novas fronteiras são abertas e reconstruídas. Arte e ciência faz parte da história do ser humano. O fazer criativo está ligado a esfera espiritual. O parentesco entre a ordem cósmica e o homem foi estabelecido quando este se permitiu fazer parte, existir junto da Natureza.
GRÉCIA Os filósofos gregos tentavam explicar o Universo nas mais diversas linguagens. O interessante é observar que a Ciência, a Arte, a Filosofia e a Religião não estavam separadas. A arte e a ciência especialmente progrediram de modo significativo. Outras culturas como os babilônicos, egípcios, mais, incas, astecas e chineses também contribuíram para a estruturação do pensamento artístico e científico do ocidente.
Idade Média Esse período de mil anos é herdeiro da cultura greco-romana e assentava-se sobre as bases cristãs,dirigidas e organizadas pela Igreja Católica. Nada podia se opor a Ela e nem aos Papas, que eram os representantes de Deus na Terra. Era interessante para a Igreja que o povo se mantivesse na sombra da ignorância e por isso não havia manifestações científicas e nem criações artísticas. No séc. XVI, houve um período chamado Renascença, onde a cultura clássica dos gregos antigos (tanto a arte como a ciência) começou a se manifestar. Houve a necessidade de se mudar os rumos do pensamento e explorar rumos desconhecidos.
LEONARDO DA VINCI(1452-1519) Ele não acreditava nos métodos prontos e sim na experimentação e na observação dos resultados, por isso ele criou tantas obras e se aventurou em muitos campos artísticos e científicos. Como não possuía instrução universitária, era considerado em sua época apenas um mecânico e um artista, sua ciência só foi compreendida muito depois da sua morte. Entre suas muitas aptidões, ele foi anatomista, engenheiro, músico, arquiteto, naturalista, matemático, inventor, escultor e pintor.
Invenções de Leonardo Suas principais invenções: máquina voadora, escavadora, isqueiro, submarino, paráquedas, besta sobre rodas, máquina a vapor. Seus tratados científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, do olho, estudo do pé e pernas, estudo da gravidez e embriões. Projetos de arquitetura: cidade, porto. Artes plásticas: Gioconda (Mona Lisa), A última ceia, adoração dos magos, Madona das rochas etc.
Nicolau Copérnico:em 1543 ele publicou um livro dizendo que o centro do Universo era o Sol e não a Terra. A Igreja proibiu o livro, só o retirou do index em 1835. • Giordano Bruno: confirmou a teoria acima e disse que havia outros tantos planetas e que o Universo era infinito. Ele foi julgado pela inquisição e condenado a fogueira. • Galileu Galilei: também apoiou esse modelo e como era amigo pessoal do Papa, não foi condenado, apenas mantido em prisão domiciliar por 70 anos.
No campo das artes a Igreja somente considerava as manifestações cuja temática fosse a religião católica. As pinturas retratavam a vida dos personagens bíblicos e a arquitetura era voltada para a construção de grandes Igrejas. Os vitrais e as pinturas dentro dos templos serviam para ensinar a população sobre a religião. Com o Renascimento, as artes plásticas principalmente se voltaram para a valorização do ser humano e do pensamento expressivo.
DESCARTESFILÓSOFO E MATEMÁTICO FRANCÊS Viveu no séc. XVII. Ampliou o fosso existente entre a ciência e o espírito. “Nada que se inclua no conceito de corpo pertence à mente e nada do conceito de mente pertence ao corpo”. Considerava o corpo humano como uma máquina. Criou o modelo cartesiano e elaborou o pensamento racional, dizendo que só atraves da razão pode existir o conhecimento. Os sentidos e as emoções nos enganam. Penso, logo existo.
NEWTOM Modelo mecanicista: descreviam o funcionamento da natureza através de leis matemáticas. Essas leis se aplicavam a um objeto microscópico e também aos planetas. Gravidade: “força”.
Não haver necessidade de se buscar a espiritualidade; • Universo sem sentido; • Mundo fora das mentes. Matéria funcionando de acordo com leis mecânicas; • Exploração dos recursos naturais; • Egoísmo • FÍSICA QUÂNTICA: Einstein – se investigarmos bem a fundo a matéria, ela desaparecerá e se transformará em energia incomensurável. ARTE: Necessidade existencial: toda manifestação artística busca a comunhão com o divino, com o sagrado, com a essência...
CONCLUSÃO Somos pessoas com necessidade de expressão e comunicação. Caminhamos buscando nossas identidades e criamos de acordo com nossas referências. Aprender a história de nossa civilização é importante para que possamos entender a nossa origem e o porque que as “coisas” foram criadas. Arte e ciência fazem parte daquilo que somos e do que fazemos. Considera-las é enaltecer a nossa história. TUDO FLUI. A ÚNICA COISA PERMANENTE É O ESTADO DE MUDANÇA. Heráclito