160 likes | 623 Views
Significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie ( Hoto Keisho ). 1. Significado da palavra HOTO
E N D
Significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie (HotoKeisho)
1. Significado da palavra HOTO Verdadepropriamente dita (Vida que flui eternamente). “Que adentre o Mundo da Imagem Verdadeira, receba do Grande Deus do Universo a Vida Eterna, e suceda o Ensinamento da Verdade da Identidade de Todas as Religiões na Essência. Significa, também, posto, objeto de sucessão (Suprema Presidência).
A cerimônia se chama: “Cerimônia de Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie”. 2. A Verdade (Sagrada Tocha da Verdade) é algo impalpável e infinito. Mas essa Verdade é transmitida através de palavras e outros expedientes, no mundo fenomênico. Se o despertar espiritual da própria pessoa que prega a Verdade não for correto e profundo e, além disso, se ela não for dotada de ótima capacidade de expressão, não conseguirá tornar-se um líder máximo. Deve, também, possuir a capacidade de avaliar se os outros pregadores estão propagando corretamente a doutrina.
Quando mudam a época, a cultura e a civilização, há necessidade de se modificar a forma de pregar de acordo com essa mudança. Ou seja, deve ser mudada, adequando a situações como para quem, quando e onde a pregação é feita. “Religião que não procura introduzir modificações acaba tornando-se religião formal e, cedo ou tarde, é suplantada por outras religiões mais dinâmicas. ... Somente as religiões que evoluem incessantemente, introduzindo reformas necessárias, conseguem permanecer eternamente vigorosas.” (A V.V., vol.33, p. 63/64)
3. O ideal é a Sagrada Tocha da Verdade ser transmitida ao sucessor da mesma linhagem familiar. 4. Diretamente, do mestre para um discípulo, é a forma ideal de transmissão da Sagrada Tocha da Verdade. A isso o mestre Dogen, do zen budismo explica que deve haver aprovação por parte do mestre num encontro pessoal entre o mestre e o discípulo, e não é algo que o próprio discípulo determina.
O Supremo Presidente, prof. Seicho Taniguchi, quando assumiu o posto, em novembro de 1985, enfatizou que o que deve ser transmitido nessa sucessão direta é a essência do ensinamento, que é a parte não expressa claramente em palavras escritas, ocultas nas entrelinhas (furyumonji). E disse, também: “Há pessoas que estão equivocadas a respeito da sucessão, pensando que eu devo repetir, tal e qual, tudo aquilo que o mestre Masaharu Taniguchi escreveu e disse. Mas na realidade não é assim.”
Constituição Religiosa da Seicho-No-Ie 5ª alteração, ocorrida em 20 de novembro de 1997. Alteração no artigo 10: 1. O fundador desta religião será o Supremo Presidente e a pessoa designada como seu sucessor durante sua vida assumirá o cargo de Vice-Supremo Presidente. O Vice-Supremo Presidente sucederá o Supremo Presidente quando houver impedimento deste para exercer o cargo ou após seu falecimento.
Quando um novo Supremo Presidente assumir tal cargo, ele escolherá uma pessoa adequada dentre as pertencentes à linhagem familiar do fundador ou dentre os devotos adeptos da Seicho-no-Ie como seu sucessor e a pessoa escolhida assumirá o cargo de Vice-Supremo Presidente. A gestão (mandato) do cargo de Supremo Presidente será por toda a vida. Contudo, fica assegurado que o Vice-Supremo Presidente pode realizar todos ou qualquer dos deveres administrativos do Supremo Presidente, em nome do Supremo Presidente.
2. Se ocorrer uma vacância no cargo de Supremo Presidente e não existir Vice-Supremo Presidente, o cargo do próximo Supremo Presidente será assumido por uma pessoa eleita por decisão da Assembléia Geral da Cúpula. Tal decisão será adotada de acordo com os princípios estabelecidos no Artigo 10.1 com total respeito à intenção dos candidatos. Apesar do previsto nos Artigos 17.2 e 18, a Assembléia Geral da Cúpula a ser realizada nessa ocasião será excepcionalmente convocada e presidida pelo Chefe do Conselho Doutrinário.
Palavras do prof. Masanobu Taniguchi: “Portanto, não podemos dizer que o sistema atual seja perfeito, mas está caminhando para o rumo certo. Nesse sentido, considerando que a Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade, como sistema é muito bom, mas não é perfeito, espero que os senhores estejam preparados para a possibilidade de, no futuro, haver alteração de algumas cláusulas.