1 / 23

O homem passa a ter direitos e deveres.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Rafaela Dalabilia Thiesen Declaração de Direitos – “Bill of rights” Ijuí/RS, 24 de setembro de 2007.

donkor
Download Presentation

O homem passa a ter direitos e deveres.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌComponente Curricular: Ciência Política e Teoria do EstadoProfessor: Dr. Dejalma CremoneseRafaela Dalabilia ThiesenDeclaração de Direitos – “Bill of rights” Ijuí/RS, 24 de setembro de 2007

  2. Carlos II é sucedido (1685) pelo irmão Jaime II, católico declarado. Na época uma lei do Parlamento determinava que todos os funcionários públicos pertencessem à igreja anglicana

  3. Durante o reinado de Jaime II, católico, cresce o descontentamento da alta burguesia e da nobreza anglicana.

  4. Temendo um governo ditatorial, o Parlamento inglês propõe a Coroa a Guilherme de Orange, príncipe holandês casado com Mary Stuart (filha de Jaime II).

  5. Temendo a volta ao catolicismo e ao absolutismo, whigs e tories, de comum acordo, “convidaram” o príncipe Guilherme de Orange e sua esposa Maria (filha mais velha de Jaime II) a invadirem a Inglaterra e deporem o rei, “a fim de restabelecerem a liberdade e protegerem a religião protestante”.

  6. Guilherme desembarca com um pequeno exército (14 mil homens), marcha sobre Londres e ocupa-a (1688), sem disparar um só tiro.

  7. Jaime foge e se refugia na França, sob o amparo de Luís XIV. O Parlamento declara vago o trono e o oferece a Guilherme e Maria.

  8. Antes, porém, os futuros soberanos se comprometeram a respeitar os direitos do povo. O Parlamento redige a “Declaração de Direitos”, sinopse das liberdades já reconhecidas por monarcas anteriores.

  9. A “Declaração de Direitos” foi lida solenemente em 13 de fevereiro de 1689, na presença de todo o Parlamento e dos futuros reis.

  10. No mesmo ano foi assinada a “Lei de Tolerância” concedendo liberdade religiosa a todos os protestantes. Não houve permissão de culto para os católicos, judeus e livre-pensadores.

  11. A Revolução Gloriosa ocorrida em 1688, no século XVII, representou a segunda manifestação da crise do regime monárquico e absolutista da época histórica que chamamos de Moderna (História Moderna).

  12. Após a revolução, o poder monárquico na Inglaterra foi severamente limitado, cedendo a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento, e, como conseqüência, tendo sido instalado o regime parlamentarista inglês, que permanece até hoje.

  13. A Revolução marca o fim do absolutismo na Inglaterra e a instauração da monarquia constitucional. Favorece a aliança entre burguesia e proprietários rurais, que será a base do desenvolvimento econômico inglês.

  14. Dessa forma a burguesia, aliada a aristocracia rural, passou a exercer diretamente o poder político através do Parlamento.

  15. Ocorreu a formação de um Estado liberal, adequado ao desenvolvimento do capitalismo, que junto a outros fatores, permitiu o pioneirismo inglês na Revolução Industrial em meados do século XVIII.

  16. Com a passagem no parlamento da Declaração de direitos, foi tornado impossível qualquer retorno à monarquia por um católico ao circunscrever os poderes do monarca.

  17. O Bill of Rights (declaração de direitos) determina, entre outras coisas, a liberdade de imprensa, a manutenção de um exército permanente e o poder do Parlamento de legislar sobre tributos.

  18. Essa declaração eliminava a censura política e reafirmava o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer impostos, e o direito de livre apresentação de petições.

  19. Destaca-se ainda a questão militar, onde o recrutamento e manutenção do exército somente seriam admitidos com a aprovação do Parlamento.

  20. O homem passa a ter direitos e deveres. O homem é um ser natural, tem direitos iguais, não fala-se de cidadão. Limita os poderes do rei, esse não poderia mais tomar decisões sem a autorização do parlamento;

  21. Assegura a tolerância religiosa, não é mais necessário seguir a religião do rei. Todos tem que respeitar a lei, inclusive o Rei.

  22. O Rei antes só estava abaixo de Deus. A lei agora está acima do Rei, está acima do Parlamento; Com o parlamentarismo, “o rei reina, mas não governa.”;

  23. Referências: www.tribunanacional.com.br(em 17/09/2007) www.tiosam.com/enciclopedia(em 17/09/2007) www.saberhistoria.hpg.ig.com.br (em 17/09/2007)

More Related