380 likes | 638 Views
Sistemas Internacional de Unidades. Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas em unidades que você nem fazia idéia que existiam? . Unidades padrão, Unificação Mundial .
E N D
Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas em unidades que você nem fazia idéia que existiam?
Para efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo unidades para cada grandeza.
Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal (no final do século XVIII, exatamente a 7 de Abril de 1795), as unidades de medida eram definidas de maneira arbitrária, variando de um país para outro, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre eles.
As unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país: a jarda, o pé, a polegada e outras. Até hoje, estas unidades são usadas nos Estados Unidos, embora definidas de uma maneira menos individual, mas através de padrões restritos às dimensões do meio em que vivem e não mais as variáveis desses indivíduos.
Em 20 de maio de 1875 um tratado internacional conhecido como ConventionduMètre (Convenção do Metro), foi assinado por 17 Estados. Este tratado estabeleceu as seguintes organizações para conduzir as atividades internacionais em matéria de um sistema uniforme de medida
Com o surgimento do computador, e de todas as “parafernálias” tecnológicas que usamos hoje, foi preciso criar um sistema que unificasse todas as unidades usadas. Assim todos poderiam falar a mesma língua. Foi por isso que as unidades utilizadas na informática também ganharam seu lugarzinho no Sistema Internacional de Unidades.
Por que todos usam o quilo, o metro, o litro e tantas outras unidades de medida como padrão?
Simplesmente porque existe uma instituição que determinou quais unidades deveriam ser adotadas pelos países para expressar medidas, pesos, alturas, etc.
Em Informática há três medidas fundamentais: Velocidade do Computador: mede a rapidez com que o processador está a trabalhar, ou seja, a rapidez com que efetua cálculos ou outras operações. A unidade de medida é o Hz (Hertz), mais propriamente MHz (Mega Hertz - milhões de Hertz), ou, como se usa já recentemente o GHz (Giga Hertz - milhares de milhões de Hertz)
Desempenho do Computador: desempenho do computador, mede o número de operações (instruções) que o processador efetua por segundo e a unidade de medida é o MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo) O Desempenho é sempre inferior à Velocidade.
Capacidade de Memória do Computador: a Capacidade de Memória, mede a capacidade que o sistema tem para armazenar dados ou informação tanto em dispositivos de armazenamento primário (RAM e ROM) como em dispositivos de armazenamento secundário (disquetes, CDs, DVDs, Disco rígido, tapes, etc)
Memória RAM As memórias RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória ROM.
Memória ROM As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.
As grandezas Utilizadas na Informática Com a popularização do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informática caíram na boca do povo e hoje está presente em nosso dia-a-dia
Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.
Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.
A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é,
A partir do byte a unidade de medida muda a cada 1.024 vezes, ou 210, já que é um sistema binário (base 2).
Lembrete: Byte para bits = B * 8 = b Bits para Bytes = b * 0,125 = B
gbmbkbbytesbits Descendo => multiplica-se
gbmbkbbytesbits Subindo => divide-se
O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.
Curiosidades No mundo da informática 1 KB = 1024 bytes. Mas, os fabricantes de HDs adotam 1 KB = 1000 bytes.
Como saber o tamanho dos seus arquivos
ATIVIDADES • 6- Indique o valor das expressões seguintes: • 65.536bytes = xK • 12.288k = xM • 19.922.944bytes = xM • 8Gbytes = xbytes • 64Kbytes = xbits • 1.048.576bytes = x M
7 - Conceitue hardware. 8 – Conceitue software. 9 - Na especificação de memória de computador, costuma-se utilizar como unidade de medida o Byte e seus múltiplos (KByte, MByte, GByte, etc.). Dentre as alternativas abaixo, qual corresponde ao valor equivalente a 1 MByte (um megabyte)?A) 1.000 KBytesB) 1.000 BytesC) 1.024 KBytesD) 1.024 BytesE) 1.000.000 Bytes
Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda:1. 1 Bit _____________ ( ) 1024 bytes ou 8192 bits2. 1 Byte ___________ ( ) Um conjunto de 8 bits.3. 1 Kbyte __________ ( ) 1024 Kbytes, 1.048.576 bytes4. 1 Megabyte _______ ( ) 1 ou 0.5. 1 Gigabyte ________ ( ) 1024 Megabytes, 1.073.741.824 bytes. A alternativa que dá a correspondência correta respectiva é:a) 3, 2, 4, 1, 5b) 2, 3, 4, 1, 5c) 2, 5, 3, 1, 4d) 3, 5, 2, 1, 4