200 likes | 672 Views
Leis da refração. Fenômeno óptico da variação da velocidade que a luz sofre ao passar de um meio para outro. Leis da refração. Leis da refração. 1ª Lei : O raio incidênte ( Ri ), a normal ( N ) e o raio refratado ( Rr ) são coplanares, ou seja, estão contidos no mesmo plano.
E N D
Leis da refração Fenômeno óptico da variação da velocidade que a luz sofre ao passar de um meio para outro.
Leis da refração 1ª Lei : O raio incidênte ( Ri ), a normal ( N ) e o raio refratado ( Rr ) são coplanares, ou seja, estão contidos no mesmo plano. 2ª Lei ( ou Lei de SNELL-DESCARTES ): Para um raio de luz monocromática passando de um meio para outro, é constante o produto do seno do ângulo, formado pelo raio i a normal, com o índice de refração em que se encontra esse raio.
Lei de SNELL- DESCARTES Para um raio de luz monocromática passando de um meio para outro, é constante o produto do seno do ângulo, formado pelo raio i a normal, com o índice de refração em que se encontra esse raio.
Atenção Incidência normal é aquela onde Ri é perpendicular a S; portanto, Rr não sofre desvio.
Condições para a ocorrência da reflexão total da luz: 1ª) A luz incidente deve estar-se propagando do meio mais refringente para o menos refringente. 2ª) O ângulo de incidência dever ser maior que o ângulo limite ( i > L ). • Obs; • Para ângulos de incidência menores que o ângulo limite, há sempre uma pequena parcela de luz que se reflete e uma grande parcela que se refrata; mas, na reflexão total, nenhuma parcela de luz se refrata. • Quando i = 90º ou r = 90º, diz-se que os raios têm, respectivamente, incidência ou emergência rasante.
Dispersão da luz branca num prisma Vermelho Alaranjado Amarelo Verde Azul Anil Violeta
Prismas de reflexão total Prisma de Amici Prisma de Porro