270 likes | 426 Views
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. Componente Curricular: Ciencia Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno:Josiel Vicente Campus: Santa Rosa. TENENTISMO.
E N D
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Componente Curricular: Ciencia Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno:Josiel Vicente Campus: Santa Rosa
TENENTISMO MOVIMENTO QUE SE OPUNHA AO DOMINIO DAS OLIGARQUIAS TRADICIONAIS DO CENARIO POLITICO DO INICIO DO SECULO XX(MAIS PRECISAMENTE NA DECADA DE 20)
O tenentismo era formado basicamente por jovens oficiais do exercito brasileiro que pregavam mudança na estrutura política brasileira.
Características marcantes do movimento tenentista: • Moralização política (fim das fraudes).
Voto secreto(já que na época o voto tinha de ser revelado e isso fazia com que muitos votassem por medo as represarias)
Elitismo, somente pessoas consideradas aptas poderiam ocupar as funções públicas.
O movimento tenentista foi responsável por forte abalo nas republicas dos coronéis, na ocasião da revolta do forte de Copacabana (1922),da revolução de 1924 e da coluna prestes.
revolta forte Copacabana Revolta originada no RJ após a vitória do candidato do café com leite Artur Bernardes sobre Nilo Peçanha, candidato apoiado pelos tenentistas.
Sobre a alegação que as eleições foram fraudulentas os tenentes tentaram evitar a posse do candidato vencedor Artur Bernardes.
18 Tenentes participaram do forte de Copacabana, na denominada ”marcha dos dezoito do forte Copacabana”
Saldo do levante:16 tenentes da revolta foram mortos e o movimento foi contido.
O movimento tenentista deveria ter abrangência nacional, partindo dos quartéis a fim tomar o poder.
Apenas poucas cidades de SP, RS , AM parecem ter aderido ao levante.
Em São Paulo, unidades do exercito foram reprimidas pelo governo federal e acabaram obrigadas a fugir rumo ao sul formando a coluna paulista.
Coluna Prestes No RS unidade do exercito comandadas por Luis Carlos Prestes, eram reprimidas e se retiravam indo ao encontro da coluna paulista.
Em abril de 1925 gaúchos e paulistas se encontraram no Paraná formando a coluna prestes.
A coluna prestes faz uma retirada estratégica para Argentina e Paraguai, avançando posteriormente pelo MT rumo ao interior do Brasil.
Os adversários das oligarquias intitulavam Luis Carlos Prestes de “o cavaleiro da esperança”
Por dois anos a coluna prestes esteve combatendo pelo centro e nordeste brasileiro.
Em 1927 os integrantes sobreviventes da coluna prestes(menos da metade dos 1500 originais), se retiravam para Bolívia, cessando com sua luta armada.
A coluna preste percorreu a pé cerca de trinta mil quilômetros, por treze estados, com objetivo de levar uma mensagem revolucionaria a todo pais.
O tenentismo se desenvolveu ao longo de toda década de 20, ate 1932.
Bibliografia Livro Rede Cipel.vol. 4 , Pré vestibular segundo semestre. Tele curso 2000-historia do Brasil vol.2. www.fotoplus.com/fpb/fpb008/b008cphtm www.historinet.com.br