1 / 23

UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE

UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica: Renata Maciel.

thor
Download Presentation

UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica: Renata Maciel

  2. Nacionalidade é a qualidade inerente às pessoas e que lhes dá uma situação capaz de as localizar e identificar, na coletividade. Trata-se, pois, de um vinculo de natureza jurídica, que une o indivíduo a um determinado Estado.

  3. Nacionalidade é a origem natural de uma pessoa ou coisa; naturalidade.

  4. A nacionalidade pressupõe que a pessoa goze de determinados direitos frente ao Estado de que é nacional, como o direito de residir e trabalhar no território do Estado, o direito de votar e ser votado, o direito de não ser expulso ou extraditado e o direito à proteção do Estado.

  5. A verificação da nacionalidade de uma pessoa é importante, pois permite distinguir entre nacionais e estrangeiros, que têm direitos diferentes.

  6. Pode também, a nacionalidade constituir certos deveres para a pessoa em relação ao Estado.

  7. Por exemplo, o serviço militar, obrigatório em alguns países.

  8. Número de pessoas nacionalizadas por paises

  9. A nacionalidade originária é atribuída no momento do nascimento e constitui-se na principal forma de concessão da nacionalidade por um Estado.

  10. Ou posteriormente por meio da naturalização, quer voluntária, quer imposta; aquisição derivada ou secundária.

  11. A nacionalidade originária pode ser adquirida por: ius sanguinis; ou ius soli.

  12. Segundo a regra atribuidora de nacionalidade originária conhecida como ius sanguinisé nacional de um Estado o filho(a) de um nacional daquele Estado,

  13. trata-se da nacionalidade por filiação.

  14. Alguns paises adotam que somente o pai transmite nacionalidade, iussanguinis patrilinear.

  15. Exemplo desses paises são o Líbano e a Síria.

  16. Já o ius soli estabelece como critério originário de atribuição de nacionalidade o território onde nasceu o indivíduo,

  17. não importando a nacionalidade dos pais, apenas o local do nascimento da criança.

  18. Os países adotam em seu direito uma ou outra forma de atribuição de nacionalidade originária,

  19. mas nenhum deixa hoje de atenuar a regra principal com elementos de ambas as formas.

  20. A nacionalidade derivada é adquirida mediante naturalização.

  21. Podem ocorrer casos de indivíduos com mais de uma nacionalidade – dupla nacionalidade - um exemplo é o nascimento, no Brasil do filho de um casal de italianos.

  22. Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalidade Pesquisado em: 11/09/07 às 21:15 Bueno, Francisco da Silveira - Minidicionário da língua portuguesa; FDT; São Paulo; 1996

More Related