330 likes | 636 Views
O que é um Fóssil?. Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado encontrado principalmente em rochas sedimentares. O quê?. Quando?. Onde?. Quem estuda os Fósseis?. Paleontólogos. Condições Necessárias à Fossilização.
E N D
O que é um Fóssil? Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado encontrado principalmente em rochas sedimentares. O quê? Quando? Onde?
Quem estuda os Fósseis? Paleontólogos
Condições Necessárias à Fossilização Apenas uma pequena parte dos seres vivos é fossilizada, porque são necessárias condições especiais. Para se tornar fóssil, um organismo deve ter partes duras e ser rapidamente coberto por sedimentos que o protejam das condições do ambiente.
Importância dos Fósseis Os Fósseis são importantes para a reconstituição da História da Terra, porque nos fornecem informações acerca: Da evolução dos seres vivos; Da idade das rochas; Dos ambientes e climas do passado.
1. Evolução dos seres vivos Tempo (M a) Fig. – Evolução de bivalves
Evolução dos seres vivos b) a) Fig. – Fóssil de transição (a) e reconstituição da morfologia da espécie (b)
FÓSSEIS DE TRANSIÇÃO fósseis que nos dão informações acerca da evolução de um grupo para outro diferente.
FÓSSEIS DE TRANSIÇÃO Ex.: Archaeopteryx (transição entre os répteis e as aves)
2. Idade das Rochas Conceitos de Idade ???
Idade Absoluta ou Radiométrica Tenho 50 anos. Que idade tens? Idade exacta, em termos numéricos
Idade Relativa Sou mais velha que a Susana e mais nova que a Ana. Que idade tens? Idade por comparação (é mais antigo que...)
Para saber a Idade Relativa dos Estratos Rochosos recorre-se a dois princípios (leis):
Princípio da Sobreposição “Cada um dos estratos é sempre mais recente que aquele que cobre, e mais antigo do que aqueles que estão por cima dele”.
Exercício de aplicação Qual é o estrato mais antigo? Estrato A. Qual é estrato mais recente? Estrato E. Qual a idade relativa do estrato C? O estrato C é mais antigo que o D e mais recente que o B.
Actividade 1 Analisa atentamente a figura e responde às questões seguintes: 1. Indica a letra correspondente ao estrato mais: 1.1 antigo 1.2 moderno 2. Indica a relação de idade entre o estrato F e C. O estrato F é mais antigo que o estrato C. 3. Explica o princípio que te permitiu responder à questão anterior. “Cada um dos estratos é sempre mais recente que aquele que recobre, e mais antigo do que aqueles que lhe estão por cima” – Princípio da Sobreposição de Estratos. 4. Refere a idade relativa do estrato E. Justifica. O estrato E á mais antigo que o estrato D (porque está por baixo dele) e é mais recente que o estrato F (porque está por cima dele). G A
Princípio da Identidade Paleontológica “Todos os estratos que tiverem os mesmos fósseis de idade, independentemente da sua localização, têm a mesma idade”. (a formação da rocha e do fóssil aconteceram ao mesmo tempo).
FÓSSEIS DE IDADE fósseis de seres que só existiram na Terra durante um curto período de tempo, em diferentes locais e ficaram facilmente fossilizados.
FÓSSEIS DE IDADE Ex.: Triceratops (viveu entre 145 e 65 Ma)
Ambientes e climas do passado Fig. – Fóssil de um coral Fig. – Representante de uma espécie de coral da actualidade
FÓSSEIS de AMBIENTE ou de FÁCIES fósseis que mostram as condições ambientais em que se formaram as rochas que os contêm.
FÓSSEIS de AMBIENTE ou de FÁCIES Exs.: Organismos marinhos (corais, trilobites, amonites)
FÓSSEIS VIVOS seres vivos que atravessaram os tempos geológicos, idênticos a si próprios, resistindo a todas as perturbações.
FÓSSEIS VIVOS Exs: Nautilus
Fig. – Fóssil de um Nautilus Fig. – Nautilus actual FÓSSEIS VIVOS
FÓSSEIS VIVOS Exs: Celacanto Fóssil de Celacanto
FÓSSEIS VIVOS Exs: Ginkgo biloba Fóssil de Gingko