190 likes | 282 Views
Quatro Proposições e três Teses sobre Universidade e Investigação For statements and three simple thesis on University & Research Eugénio Oliveira Universidade do Porto e LIACC- Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências de Computadores eco@fe.up.pt. Requisitos da I&D.
E N D
Quatro Proposições e três Teses sobre Universidade e Investigação For statements and three simple thesis on University & Research Eugénio Oliveira Universidade do Porto e LIACC- Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências de Computadores eco@fe.up.pt
Requisitos da I&D Sistema C&T Nacional Teses Exemplos ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO Missão
“Raramente a Universidade, como instituição, é factor decisivo no desenvolvimento da comunidade” Postulado: É possível abordar o tema “Universidade e Desenvolvimento” de forma qualitativa, por mera analogia, sem ferramentas específicas, servindo-nos de outras experiências diversas e permitindo-nos generalizar.
Missão da Universidade: Ao serviço de uma doutrina ou de uma política? Missão em quatro dimensões essenciais: a) Informação; b) Formação; empregabilidade, mobilidade, mensurabilidade Competências técnicas e organizativas inquirição, criação, experimentação, sistematização
transmissão de novos Métodos de análise novos Processos novas Técnicas Missão da Universidade: c) Inovação d) Investigação. Elites científicas Retenção de cérebros Equipas internacionalizadas C. Sociais, daTerra, Puras Tecnologias da Informação e Comunicações
1ª Proposição: primeiro momento: a aposta da Universidade deve basear-se nas dimensões da Formação e Inovação. segundo momento: que se prepara desde já, Informação mais extensa e profunda e na Investigação mais avançada.
Concentração de esforços parcerias, redes, mobilidade antenas de captação de problemas e facilitadores de “Task Forces” Universidade e Investigação Requisitos para I&D frutuosa: i) Financiamento; ii) Meios materiais; iii) Massa Crítica; iv) Enquadramento em equipas científicas credíveis; v) Instituições de interface vi) Plano vii) Livre iniciativa.
Universidade e Investigação 2ª Proposição:. É mandatória a existência de um Plano com prioridades, um financiamento dirigido, alguma margem para a livre iniciativa e fundamentalmente um bom enquadramento internacional em equipas científicas credíveistendo em vista a posterior formação de uma massa crítica aceitável.
Um Sistema Científico & Técnico Nacional • Identidade Nacional, • Sobrevivência económica de toda a população, • - Competitividade, Projecção e Integração na Sociedade Global
Um Sistema Científico & Técnico Nacional • Identidade Nacional, • Sobrevivência económica de toda a população, • - Competitividade, Projecção e Integração na Sociedade Global • Ciências Sociais; b) Agricultura e Pescas, Energia, Engenharia ligada às Indústrias extractoras e Transformadoras; c) Ciência & Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC).
Um Sistema Científico & Técnico Nacional Ajudar em áreas científico-técnicas: • Informática Empresas de Software • Electrónica Indústrias do Hardware • - Metodologias Informáticas apropriadas para a aplicação às Organizações
Benefícios i) Directos: - formação de Capital Humano; - incentivo ao Empreendedorismo e às micro-empresas; - participação activa na sociedade do Conhecimento; ii) Indirectos: - reprodutividade - importação de Novos Métodos e processos; - cosmopolitismo e aumento do grau de exigência;
3ª Proposição: 4ª Proposição: É importante a Investigação nas (CTIC) assim como sua transferência para aplicação nas Organizações (Empresas, Serviços). I&D nas CTICdevem acompanhar em paralelo a introdução massiva da Informática nas Empresas e Serviços e potenciar ninhos de empresas de tecnologia avançada umbilicalmente ligadas ao SC&TN.
1ªTese: I&D implica planeamento, financiamento, selecção (avaliação de qualidade), enquadramento científico internacional …e tempo!! 2ª Tese: A verdadeira qualidade e relevância emergiráno futuro (não pode ser decretada). A transferência para o tecido produtivo deve ser facilitada.
Problema que se coloca é : -Uma vez que mesmo não sabendo verdades antecipadas é absolutamente necessário preparar-nos para esse Futuro Incerto, -Então: A Questão Final é, quedecisões tomar em ambiente desconhecido e sob restrições económicas, financeiras, culturais, educacionais.
Casos Exemplo Foi um SUCESSO! 1º caso (País desenvolvido X-fins anos 70): 30 anos atrás, investe em I&D para a Aeronáutica, catalizador de outras indústrias de alta tecnologia (computadores, software, instrumentação, robótica, comunicações, novos materiais, “design” industrial, processos de concepção, projecto e fabrico, …).
2º caso (País em vias de desenvolvimento Y-anos80): Agências C&T de Y facilitadoras de empresas de alta tecnologia. Projectos e Teses Alguns exemplos: - Indústria de Software avançado Foi um relativo SUCESSO! • Indústria de produção de Computadores Pessoais. Uma pretensa boa ideia que se revelou • um INSUCESSO!
3ª Tese: O SC&TN ganha em desenvolver I&D e facilitar a sua transferência para a sociedade, mas fica sujeita a leis que viabilizam ou inviabilizam os esforços e investimentos realizados. RISCO O sucesso parece depender da existência de um componente de especificidade e não tanto da generalidade.
CONCLUSÔES É preciso! SC&TN com visão de futuro. Sendo as dimensões da formação e da inovação missões fundamentais, os esforços em I&D não devem ser minimizados. Desde já! Planeamento, financiamento, apoio à livre iniciativa e à transferência de conhecimentos e técnicas e, sobretudo, bom enquadramento científico internacional, são elementos cruciais para um sucesso que, é óbvio, precisa de muito tempo para maturar. Mas qual é a escala do tempo para os construtores de um jovem país?