150 likes | 253 Views
Avaliação das aulas TP. Microbiologia 2012-2013. Questões -TC. Quais são os vários biofilmes orais descritos na introdução? Biofilme das zonas interdentárias e fissuras composto maioritariamente por uma flora cario génica dominada por streptococci e lactobacili .
E N D
Avaliação das aulas TP Microbiologia 2012-2013
Questões -TC • Quais são os vários biofilmes orais descritos na introdução? Biofilme das zonas interdentárias e fissuras composto maioritariamente por uma flora cario génica dominada por streptococci e lactobacili. Biofilme nas zonas iniciais da gengiva em saúde periodontal dominadas por gram positivos com relevância para streptococci. Com a gengivite começam a aparecer maiores proporções de Gram negativos anaeróbios e nas bolsas periodontais estabelecem-se Pg, Actinomyces, Tanerellaforsythia e Treponema denticola.
Questões -TC 2 – Quais as maiores dificuldades associadas ao estudo destes biofilmes? A grande heterogeneidade em termos estruturais e a sua complexidade. Também é difícil a comparação entre estes biofilmes saudáveis e patológicos.
Questões -TC 3 – Como se resolvem os problemas do estudo in vivo? Criando modelos in vitro que imitam o sistema vivo. Já há para modelos supragingivaisquer em lâminas quer em placas. Há ainda a hipótese de fazer implantes nas pessoas ou de inocular fermentadores com placa do indivíduo. A nível subgingival há menos.
Questões -TC 4 – Que tentativas fora feitas para a modelação do estudo do biofilmesubgingival? Colocando material nas bolsas de doentes periodontais. Usando um fermentador com amostras de placa de pacientes periodontais
Questões -TA 1 – Qual é o objetivo deste estudo? Desenvolver e validar in vitro um modelo que simule a composição do microbiotasubgingival. Contém Streptococcusoralis, Actinomycesnaeslundi, Veilionellaparvula, Fusobacteriumnucleatum e P. gingivalis e Aggregatibacteractinomycemcomitans.
Questões -TA 2 – Que técnicas são usadas? CSLM e T-RFLP
Questões -TA 3 – À medida que o biofilme se desenvolve como evolui a viabilidade das células? Aumenta ao início e depois decresce. Quanto tempo demora o biofilme a estabilizar? 96 horas Como se sabe que estabilizou? Não houve alterações da estrutura do biofilme.
Questões –TA 4 – Quais os padrões de distribuição das células no eixo do Z? As células às 72 horas apresentavam um perfil em que a viabilidade aumentava com a profundidade do biofilmemas apenas na parte superior. Na zona média inferior a viabilidade já decrescia com a profundidade.
Questões TB 1– Como é que os autores verificaram a reprodutividade dos biofilmes. Analisando vários biofilmes de 72 horas em que verificaram que estes mantinham a mesma estrutura e viabilidade.
Questões TB 2 – Explique os resultados da figura 3 Vê-se que o biofilme inicial é constituido pelas espécies primárias (Streptococcus, Veillionela e Actinomyces), até as 48 h o biofilme aumenta em complexidas (fusobacterioumpgingivalis e Aa) e depois disso decresce a complexidade até que no fim ficam apenas as espécies iniciais. A veilionela é sempre a espécie mais abundante.
Questões TB 3- O meio de cultura pode ser um dos fatores a influenciar em grande medida o desenvolvimento do biofilme. Que meio de cultura é que estes investigadores usaram? Um meio rico em proteínas. Porquê? São o que mais se assemelha ao fluido crevicular que é o que estas bactérias subgengivais estão mais expostas.
Questões TB 4- Quaissão as condicionantes a que as bactériasqueestãojunto à superficietêmpara o seucrescimento? Porque é que as camadasintermédias de bactériastêm um crecimentomaisacentuado e maiorviabilidade? Porquenascamadasmaisprofundas, à medidaque o biofilmecresce, as bacteriasvãotendomenosacessoaosnutrientes. Por outro ladoestasbacteriasemmuitoscasosmortasvãotambémservir de nutrientesàscamdasintermedisqueemtermos de condições FQ têm as maioresvantagens (estãoescondidas do oxigenio mas aomesmo tempo suficientementeperto da superficieparapoderemternutrientes).
Questões TA 5 – Os resultados deste estudo confirma resultados anteriormente obtidos? Sim verifica-se que a sucessão é a mesma. Já se sabia por exemplo queP.gingivalisnão crescia sozinha nem com Strep. oralis mas que tendo Veillionela ou F.nucleatum já era capaz de formar biofilme.
Questões TB 6- Conclusões principais do estudo: O modelo foi validado e é reprodutível As técnicas revelaram-se úteis e de fácil implementação Pode ser usados no estudo da estrutura, desenvolvimento e dinâmica do biofilme bem como no teste de aproximações antimicrobianas.