1 / 9

Questões para ateus

Questões para ateus. 09 A entrega total só pode ser mútua. A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…. Dizer que ser pessoa é ser generoso ou que a felicida- de está na entrega total, soa bem, mas todos temos expe-

erv
Download Presentation

Questões para ateus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Questões para ateus 09 A entrega total só pode ser mútua

  2. A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado… • Dizer que ser pessoa é ser generoso ou que a felicida- de está na entrega total, soa bem, mas todos temos expe- riência de que podemos entregar-nos “demasiado”, e que temos de ter algum cuidado…

  3. A entrega total, ou é mútua, ou é insustentável 2/8 • Não nos podemos entregar total- mente sem sermos amados. A en- trega total, se não é correspondida, esgota-se e esgota. Por isso, um amor de entrega sem resposta só pode ser um amor “de segunda”. Só o que se sabe amado sem limites pode, por seu lado, amar sem limites a outros que não correspondem. Onde radica este “amor de primei- ra”? Na nossa própria existência.

  4. Criar não é “dar início” mas “dar consistência real” ao que foi criado • Existimos, mas o ser foi recebido de outro. Somos seres criados. E a criação é um acto divino. Não consiste em “dar início”, mas em “dar consistência actual” ao que foi criado. Não tem que ver com o tempo e o passado, mas apenas com o ser actual.

  5. Existir consiste em estar a ser amado • Deus é um espírito puro. E o seu acto criador é um acto de conhe- cimento-amor. O seu amor é directamente criador, dá consistên- cia real ao que ama. Vivemos no interior de um acto de amor de Deus. Ser, ser real, existir, consiste em estarmos a ser pensados e amados por Deus agora mesmo.

  6. O amor criador é um amor arriscado 5/8 • Só tem sentido criar pessoas que possam ser felizes. Por isso, o amor criador de Deus é arriscado: tem primeiro que contar com a nossa liberdade. Primeiro ama-nos com um amor que nos dá existência, e então podemos corresponder e amá-lo: passar do amor constituído para um amor mútuo. Mas podemos dizer que não. Ele arrisca-se à dor de um amor eterno e não correspondido, por- que só assim podemos chegar a ser felizes.

  7. O amor criador é um amor arriscado 6/8 • A minha existência é fruto de um amor de Deus que se arrisca comigo. A minha liberdade encontra-se amada e esperada. Por isso pode responder com a entrega total. Posso abandonar-me completamente porque Deus, primeiro, conta comigo, sem retorno. eternamente; dependendo totalmente da minha liberdade e da minha resposta.

  8. Ser pessoa é ser resposta ao amor que me constitui 7/8 • Se ser criado é ser amado, ser pessoa é ser amado como alguém que pode corresponder a esse amor, apaixonar-se e, assim, poder experimentar, não só o amor constituído, mas também o amor mútuo que só é possível na entrega mútua. Ser pessoa é ser resposta ao amor que me constitui. Sou senhor de a dar ou de a negar. Faço-me ou destruo-me a mim próprio. Se Deus me quer feliz, tem que correr riscos comigo.

  9. Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com

More Related