70 likes | 242 Views
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO?. DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA VEM SEMPRE ACOMPANHADO DE INDIGNAÇÃO, O QUE NEM SEMPRE PERMITE UMA RELAÇÃO ANÁLITICA, CIENTÍFICA.
E N D
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? • DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES • A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA VEM SEMPRE ACOMPANHADO DE INDIGNAÇÃO, O QUE NEM SEMPRE PERMITE UMA RELAÇÃO ANÁLITICA, CIENTÍFICA. • HÁ UMA TENDÊNCIA DE EXTERIORIZAÇÃO DOS FENÔMENOS VIOLENTOS • COMUMENTE ASSOCIA-SE A RESOLUÇÃO DOS FENÔMINOS VIOLENTOS A AÇÃO POLICIAL E JUDICIÁRIA • NÃO É POSSÍVEL SOLUÇÕES EMERGENCIAIS PARA OS FENÔMENOS VIOLENTOS
MAUS-TRATOS QUE TIPO DE VIOLÊNCIA É ESTE? Todo ato ou omissão praticado por pessoas que deveriam cuidar da criança e adolescente e educá-los tais como pais,responsáveis pela guarda, professores, médicos-terminam por expor a criança e o adolescente a perigos que comprometem seu desenvolvimento saudável ou ameaça sua vida. Causando danos físicos, sexual e ou psicológico a vitima- implicando de um lado, numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da infância, isto é numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
TIPOS DE MAUS TRATOS MAUS-TRATOS FÍSICOS È ENTENDIDO COMO O EMPREGO DE FORÇA FÍSICA OU ATOS DE OMISSÕES DE FORMA INTENCIONAL, NÃO ACIDENTAL CAUSANDO- LHE DIVERSOS TIPOS DE FERIMENTO, PODENDO DEIXAR MARCAS EVIDENTES OU NÃO. PODE SER TAMBÉM O ATO DE DISCIPLINAR QUE ATINGE O CORPO DA CRIANÇAADOLESCENTE OU SEJA, O EMPREGO DA FORÇA FÍSICA NO ATO DE DISCIPLINAR.
ABUSO SEXUAL SITUAÇÃO EM QUE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE É USADO PARA GRATIFICAÇÃO SEXUAL DE UM ADULTO OU ADOLESCENTE MAIS VELHO, BASEADO EM RELAÇÃO DE PODER. INCLUI MANIPULAÇÃO DA GENITÁLIA, MAMA, ÂNUS, EXPLORAÇÃO SEXUAL, VOYEURISMO, PORNOGRAFIA E EXIBICIONISMO E O ATO SEXUAL COM OU SEM PENETRAÇÃO, COM OU SEM VIOLÊNCIA.
MAUS-TRATOS PSICOLÓGICOS DEFINE-SE COMO A INTERFERÊNCIA NEGATIVA DO ADULTO( OU PESSOA MAIS VELHA) SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIAL DA CRIANÇA, PRODUZINDO UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO DESTRUTIVO. PELA SUTILEZA DO ATO E PELA DE EVIDÊNCIAS IMEDIATAS, ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA É UM DOS MAIS DIFÍCIES DE CARACTERIZAR E CONCEITUAR, APESAR DE EXTREMAMENTE FREQUENTES.
FORMAS MAIS PRATICADAS DE • MAUS TRATOS PSICOLÓGICOS: • REJEITAR- QUANDO NÃO SE RECONHECE O VALOR DA CRIANÇAADOLESCENTE, NEM A LEGITIMIDADE DE SUAS NECESSIDADES; • ISOLAR-QUANDO SE AFASTA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE EXPERIÊNCIAS COMUNS A SUA IDADE E MEIO SOCIAL; • ATERRORIZAR- QUANDO SE PRATICAAGRESSÕES VERBAIS INSTAURANDO CLIMA DE MEDO, ATEMORIZANDO-A E FAZENDO-A CRER QUE O MUNDO É HOSTIL.
CORROMPER- QUANDO SE INDUZ A PROSTITUIÇÃO, AO CRIME E AO USO DE DROGAS . • IGNORAR- QUANDO NÃO SE ESTIMULA O CRESCIMENTO EMOCIONAL E INTELECTUAL; • PRODUZIR EXPECTATIVAS IRREAIS OU EXTREMADAS, EXIGÊNCIAS SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR, INTELECTUAL, ESPORTIVO E CULTURAL.