1 / 16

Responsabilidade Social Fundamentos

Responsabilidade Social Fundamentos. Profa . Andréa C. Trierweiller. Evolução histórica da responsabilidade social. Responsabilidade Social = qdo surgiu? Alguns autores = surgiu com a criação das organizações A partir do nascimento firmam um contrato tácito com a sociedade

esma
Download Presentation

Responsabilidade Social Fundamentos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Responsabilidade SocialFundamentos Profa. Andréa C. Trierweiller

  2. Evolução histórica da responsabilidade social Responsabilidade Social = qdo surgiu? Alguns autores = surgiu com a criação das organizações A partir do nascimento firmam um contrato tácito com a sociedade Natural = sociedade espere da organização a responsabilidade de contribuir para o progresso, crescimento e desenvolvimentosocial e econômico no contexto em que estão inseridas, dentro dos princípioséticos PORÉM, para muitas entidades o seu objetivo é apenas LUCRO

  3. Evolução do conceito de responsabilidade social [...] o conceito de Responsabilidade Social é o mesmo no passado e no presente; o que mudou são as questões enfrentadas pelas empresas e as práticas de Responsabilidade Social, principalmente porque a sociedade mudou e as empresas mudaram, e, conseqüentemente, a relação entre a sociedade e as empresas. Carroll apudBorger

  4. Evolução do conceito de responsabilidade social Com a globalização Diversos segmentos da sociedade passam a cobrar de todas as organizações, seja pública ou privada, uma resposta para o social. Esses segmentos defendem que as organizações devam prestar contas não apenas dos resultados financeiros obtidos, mas também das ações sociais empreendidas por elas. Organizações consomem recursos naturais e gratuitos = a sociedade deseja que, além de produzir bens e serviços, também contribua para a evolução sadia da sociedade e preservação do meio ambiente.

  5. Evolução do conceito de responsabilidade social MARCO no Brasil Sociólogo Herbert de Souza, “o Betinho”, Defesa da diminuição das desigualdades sociais e Apresentação voluntária das ações sociais das organizações por meio da publicação do Balanço Social As empresas, públicas ou privadas, queiram ou não, são agentes sociais no processo de desenvolvimento. A dimensão delas não se restringe apenas a uma determinada sociedade, cidade, país, mas no modo com que se organiza e principalmente atua, por meio de atividades essenciais (SOUZA).

  6. Conceito e importância da responsabilidade social É o comprometimento ético da organização para com a sociedade. É o relacionamento harmonioso com os diversos grupos envolvidos. Alguns autores defendem que ter responsabilidade social é assumir um comportamento ético dentro da organização. Outros vinculam a Responsabilidade Social a geração de empregos, pagamento de salários e tributos. Há ainda os que consideram o cumprimento de disposições legais que importam na concessão de determinados benefícios como sendo o fiel cumprimento da sua responsabilidade social.

  7. Conceito e importância da responsabilidade social Afinal, o que caracteriza uma organização socialmente responsável? A Responsabilidade Social Empresarial é entendida como o relacionamento ético da empresa com todos os grupos de interesse que influenciam ou são impactados pela sua atuação (stakeholders), assim como o respeito ao meio ambiente e investimentos em ações sociais. Orchis, Yung e Morales (2002) Esta relação ampla com seus públicos envolve além do público interno o externo composto, por exemplo, à comunidade, acionistas, proprietários, investidores, governo, concorrentes, clientes e sociedade em geral.

  8. Público Interno No público interno, a valorização das pessoas pode ser o grande diferencial da organização. Desta forma, colaboradores valorizados tendem a estar em sintonia com a organização, agregando valor competitivo. Esse tratamento deve fazer parte da cultura da organização. Na comunidade a Responsabilidade Social é traduzida pela implementação de programas e ações sociais direcionados a ela. Por exemplo, contratar moradores das proximidades da organização, no sentido de desenvolver economicamente a região.

  9. Público Interno Fornecedores, uma organização pode ser socialmente responsável no cumprimento dos contratos firmados, exercendo dessa forma uma parceria que possibilita atingir os objetivos econômicos e sociais. Neste sentido a organização também passa a exercer uma influencia positiva no seu fornecedor e este por sua vez se esforça para também ser considerado socialmente responsável perante seu cliente e seus colaboradores. Com isso surge uma rede de relacionamentos cada vez mais extensa levando valores morais e éticos a toda a sociedade.

  10. Público Interno Imagine você acionista ou investidor em uma determinada organização que ao final do exercício social não tenha transparência na distribuição dos resultados. O relacionamento entre organização e acionista ou investidores deve ser feito de maneira ética e moral. Isso se faz necessário, pois as práticas sociais da empresa foram feitas com recursos oriundos dos investidores e acionistas. A Nike marca líder do mercado de tênis em todo o mundo, viu suas ações despencarem após denúncia de exploração de trabalho infantil por fornecedores asiáticos.

  11. Público Interno A EnronCorporation era uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (electricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência. Alvo de diversas denúncias de fraudes contábeis e fiscais e com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo pediu concordata em dezembro de 2001 e arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Na época, as investigações revelaram que a Enron havia manipulado seus balanços financeiros, com a ajuda de empresas e bancos, e escondeu dívidas de US$ 25 bilhões por dois anos consecutivos, tendo seus lucros inflados artificialmente. O governo dos EUA abriu dezenas de investigações criminais contra executivos da Enron e da Arthur Andersen. A Enron foi também processada pelas pessoas lesadas. De acordo com os investigadores, os executivos e contadores, assim como instituições financeiras e escritórios de advocacia, que à época trabalhavam para a companhia, foram, de alguma forma e em diferentes graus, responsáveis pelo colapso da empresa. Em razão de uma série de escândalos financeiros coorporativos, como o da Enron, foi redigida a lei Sarbanes-Oxley, em 2002 .

  12. Público Interno A organização socialmente responsável é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento da sociedade como um todo. Participando de programas e ações sociais dentro de um comportamento ético além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, proporciona uma melhor qualidade de vida pra os seus empregados e comunidade como um todo. A responsabilidade social desde que incorporada pela organização promove a cidadania, gera diferencial competitivo.

  13. Responsabilidade social e filantropia De forma resumida e restrita em uma única palavra podemos definir a responsabilidade social como: comprometimento e a filantropia como: ajuda. O comprometimento advém de estratégias pensadas para orientar a organização em direção a Responsabilidade Social, através de seus programas e ações sociais, de forma atingir seus resultados planejados e atender as necessidades da sociedade. A ajuda surge em situações ocasionais, onde a sobra ou lucro permite fazer alguma coisa solicitada por pedintes, caracterizando-se pela eventualidade

  14. Responsabilidade social e filantropia ResponsabilidadeSocial é algo mais abrangente que a Filantropia, pois exige um conjunto de ações organizadas, planejadas e orientadas para o bem estar da sociedade, e não ações ocasionais dirigidas a um grupo limitado de pessoas, sem uma avaliação mais cuidadosa de suas conseqüências. A Filantropia trata basicamente de ação social externa da empresa, tendo como beneficiário principal à comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não governamentais etc). A ResponsabilidadeSocial foca a cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores comunidade, governo e meio ambiente) cujas demandas e necessidades a empresa deve buscar entender e incorporar em seus negócios.

  15. Responsabilidade social e filantropia FilantropiaResponsabilidade Social Ações: individuais e voluntárias coletiva Fomento: caridade voltado à cidadania Base: assistencialista estratégica inexistência gerenciamento exige gerenciamento decisão individual decisão coletiva aplicabilidade restrita/ consensual extensiva a todos.

More Related