1 / 9

“ De tudo o que os seres humanos tem em comum , o mais comum é que precisam comer e beber”

“ De tudo o que os seres humanos tem em comum , o mais comum é que precisam comer e beber”. Georg Simmel. Nutrição na Escola Chave para um bom desenvolvimento. Valéria Terra Nutricionista. ENSP 31/08/11.

evita
Download Presentation

“ De tudo o que os seres humanos tem em comum , o mais comum é que precisam comer e beber”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel

  2. Nutrição na Escola Chave para um bom desenvolvimento Valéria Terra Nutricionista ENSP 31/08/11

  3. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE É UM DIREITO HUMANO ASSEGURADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E NO PACTO INTERNACIONAL DE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS,RATIFICADO PELO BRASIL EM 1992.

  4. As políticas públicas na Alimentação Escolar teve início na década de 50. 1994 - Descentralização 2005 – Resolução 358 CFN , nutricionista como responsável técnico do Programa de Alimentação Escolar. 2006 – Portaria Interministerial 1010 – diretrizes para promoção de alimentação saudável nas escolas. 2009 – Lei 11947 Atualmente atende 45,6 milhões de estudantes

  5. RESOLUÇÃO Nº38, 16/07/2009 Art. 1º Estabelecer as normas para a execução técnica e administrativa do PNAE, para a aquisição exclusiva de gênerosalimentícios. Art. 2° São princípios do PNAE .: I – O direito humano à alimentação adequada. II – A universalidade. III – A equidade. IV – A sustentabilidade e a continuidade. V – O respeito aos hábitos alimentares. VI – O compartilhamento da responsabilidade entre os entes federados. VII – A participação da comunidade no controle social.

  6. ART. 3º São diretrizes do PNAE : II – a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. ART. 4º O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

  7. *Oferta de pelo menos 3 porções de frutas e hortaliças por semana. *Proibição de bebidas de baixo valor nutricional *Restrição de açúcar , sal e gordura

  8. No mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar.

  9. PARABÉNS

More Related