180 likes | 535 Views
Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. O nascimento da lógica. Heráclito e Parmênides. Como uma onda no mar. Lulu Santos http://www.cifraclub.com.br/lulu-santos/como-uma-onda/. Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.). Parmênides de Eleia (c. 530 a.C. – c. 460 a. C.).
E N D
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa
O nascimento da lógica Heráclito e Parmênides
Como uma onda no mar Lulu Santos http://www.cifraclub.com.br/lulu-santos/como-uma-onda/
Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.) Parmênides de Eleia (c. 530 a.C. – c. 460 a. C.)
Heráclito versus Parmênides Afirmava que somente a mudança é real e a permanência é ilusória. Afirmava que somente a identidade e a permanência são reais e a mudança, ilusória.
Heráclito de Éfeso O mundo, dizia Heráclito, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo.
Parmênides de Eleia O Ser, dizia Parmênides, é o lógos, porque sempre idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível. O devir, o fluxo dos contrários, é a aparência sensível, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade com as nossas percepções.
Assim, Heráclito Parmênides Afirmava que a verdade e o lógos são a mudança das coisas nos seus contrários. Afirmava que a verdade e o lógos são a identidade do Ser imutável.
E agora? Parmênides introduz a ideia de que o que é contrário a si mesmo não pode ser (existir), uma vez que uma coisa que se torna o oposto de si mesma destrói-se a si mesma, torna-se nada. Para Parmênides, a identidade é essa lei racional.
A história da filosofia grega é a história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por: Heráclito Parmênides O pensamento deve ser um fluxo perpétuo e a verdade é a perpétua contradição dos seres em mudança contínua. O mundo em que vivemos não tem sentido, não pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.
Seria preciso, portanto, uma solução que provasse que: • A mudança e os contrários existem e podem ser pensados; • Mas, ao mesmo tempo, que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe. Como encontrar essa solução?
Dessa forma, A busca dessa solução teria como consequência o surgimento de duas disciplinas filosóficas: • A lógica: que estudaremos agora; • E a metafísica ou ontologia, que estudaremos mais tarde.
Questões • Explique qual foi o conflito entre a filosofia de Heráclito e a de Parmênides. • Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica? Gravura de M. C. Escher em que é possível observar o fluxo dos contrários de Heráclito.
FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 135-136.