110 likes | 306 Views
Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. Elementos de lógica. https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea. É lógico! (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=J6P9jJCfasM. Principais características.
E N D
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa
Elementos de lógica https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea
É lógico! (parte 2)http://www.youtube.com/watch?v=J6P9jJCfasM
Principais características Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética (contemplativa), nem prática (da ação humana) nem produtiva (relativas à fabricação e às técnicas), mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon (instrumento).
Um estudioso do Órganon verá que a lógica aristotélica possui as seguintes características: • Instrumental: é o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito; • Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio da linguagem; • Propedêutica ou preliminar: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento.
Normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; • Doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as consequências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa; • Geral e atemporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.
O objeto da lógica O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio da linguagem, os juízos formulados pelo pensamento. A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito: S é P. O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio e este se exprime logicamente por meio da conexão de proposições; essa conexão chama-se silogismo. Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. S P (p1) + S P (p2) (=)
A lógica estuda os elementos que constituem uma proposição, os tipos de proposições e de silogismo e os princípios necessários a que toda proposição e todo silogismo devem obedecer para serem verdadeiros.
Questões • O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso? • Explique qual é o objeto da lógica? Tukoer-Ter-Ur (1989), acrílico sobre tela do pintor e escultor húngaro Victor de Vasarely (1908-1997)
FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 138.