50 likes | 148 Views
Concordância Nominal. Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois antigos livros italianos.) Adjetivo depois de vários substantivos (subst. + subst. + ... + adjetivo)
E N D
Concordância Nominal Professora France Lima
Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois antigos livros italianos.) Adjetivo depois de vários substantivos (subst. + subst. + ... + adjetivo) Substantivos de mesmo gênero: o adjetivo, se adjunto adnominal, pode ir para o plural (no gênero dos substantivos) ou concordar só com último substantivo; se é predicativo, vai necessariamente para o plural. Exs: O banco nos ofereceu um financiamento e um plano atrativos/ atrativo.
A confiança dos jogadores e a euforia da torcida eram exageradas. Os técnicos consideram o local e o projeto perfeitos para o empreendimento. Substantivos de gêneros diferentes: o adjetivo, se é adjunto adnominal, pode ir para o masculino plural ou concordar com último substantivo; se é predicado, vai necessariamente para o masculino plural. Exs: O palacete e a fazenda leiloados/leiloada pertenciam a um empresário falido. Nosso entusiasmo e nossa esperança eram imensos.O professor considerou Carlos e Fernanda aprovados.
Adjetivo antes de vários substantivos (adjetivo + substant. + substant. + ...) Se o adjetivo é adjunto adnominal, concorda somente com primeiro substantivo. Ex.: Ele começou a reavivar antigas mágoas e ódios. Se o adjetivo é predicativo, pode ir para o plural ou concordar só com o primeiro substantivo. Exs.: Eram imensos nossa esperança e nosso entusiasmo. Era imensa nossa esperança e nosso entusiasmo. Ele julgou absurdos a proposta e o plano. Ele julgou absurda a proposta e o plano.
Palavras e expressões que podem oferecer dúvidas Anexo, incluso, obrigado – estabelecem concordância normal com a palavra a que se referem. (Já estão inclusas no processo as cópias das certidões.) Bastante – fica no singular quando equivale a muito/a e no plural quando equivale a muitos/as. ( Ficaram bastante irritados, porque ouviram bastantes provocações.) Meio – é invariável quando equivale a “ um pouco”; é variável quando significa “metade”. (Ao meio-dia e meia, a confusão na cozinha era meio grande.) Expressões “é bom”, “é proibido”, “é necessário” + substantivo – se o substantivo tem determinante (artigo/pronome), o adjetivo (bom, proibido, necessário) concorda com o substantivo; caso contrário, o adjetivo fica invariável. Exs.: Esta água mineral é boa para a saúde. Água mineral é bom para saúde.