1 / 18

GESTÃO DE PESSOAS II ADM 1021 - 2011.2 AULA 04

GESTÃO DE PESSOAS II ADM 1021 - 2011.2 AULA 04. Professor: Marcos Berenguer. EMPREGO E EMPREGABILIDADE. Em meio as constantes crises pelas quais a economia brasileira passa, está cada vez mais difícil ter a certeza da estabilidade na vida profissional.

frye
Download Presentation

GESTÃO DE PESSOAS II ADM 1021 - 2011.2 AULA 04

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DE PESSOAS IIADM 1021 -2011.2 AULA 04 • Professor: Marcos Berenguer

  2. EMPREGO E EMPREGABILIDADE Em meio as constantes crises pelas quais a economia brasileira passa, está cada vez mais difícil ter a certeza da estabilidade na vida profissional. Para não ser diretamente atingido por esta realidade, é preciso estar alerta para perceber os novos caminhos que estão sendo trilhados pelo mercado de trabalho e ter habilidade para responder adequadamente as novas exigências acarretadas pelos constantes processos de mudança.

  3. EMPREGO E EMPREGABILIDADE A primeira mudança mais urgente e necessária: abandonar a postura imediatista de buscar ou simplesmente manter o emprego. Peter Senge enquadra como "os funcionários que chegam todas as manhãs, trabalham, voltam para casa ao fim da tarde e isso é tudo. Eles não se comprometem com o negócio da empresa". Ao permanecer com este tipo de comportamento, a tranqüilidade do profissional cessará quando a próxima crise chegar, pois na hora de escolher quais funcionários serão demitidos, os que menos contribuem para o desenvolvimento da empresa serão os primeiros a serem desligados.

  4. EMPREGO E EMPREGABILIDADE • A idéia de que o aprimoramento profissional depende única e exclusivamente dos treinamentos proporcionados pela empresa a qual o profissional está vinculado, está mais que ultrapassada. • Os profissionais necessitam assumir a responsabilidade pela busca diária da manutenção de uma condição que transcende ao fato de estar empregado, necessitam estar vigilantes no que corresponde à elevação do nível de empregabilidade.

  5. EMPREGO E EMPREGABILIDADE • Emprego: • Vínculo empregatício, contrato de trabalho e ainda contrato de emprego é o contrato celebrado entre um empregador e um empregado visando a prestação continuada, numa carga horária definida, de um serviço, mediante salário. • Segundo os doutrinadores do Direito, a característica essencial da relação de emprego é a existência da subordinação, segundo a qual o empregado está sujeito às ordens do empregador, nos limites previstos no contrato e na lei.

  6. EMPREGO E EMPREGABILIDADE • Empregabilidade : • A empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. • Novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

  7. EMPREGO E EMPREGABILIDADE Empregabilidade : O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.

  8. EMPREGO E EMPREGABILIDADE José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo. 1. ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL Você está satisfeito com a sua profissão ou ocupação atual ? Se tivesse oportunidade, trocaria de profissão ou ocupação ? Você está feliz com sua carreira ? E com sua vida ? Por quê ? Você está satisfeito com seu cargo e com seu salário ?

  9. EMPREGO E EMPREGABILIDADE 2.IDONEIDADE O que é ética para você? Como é a sua conduta? Você age com correção em todas as situações? Você respeita a todos sem distinção?

  10. EMPREGO E EMPREGABILIDADE 3. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Você é de fato um BOM profissional ? Que contribuições ou benefícios você pode proporcionar a um empregador ou a um cliente? Domina outro idioma além do português? Você se considera bem informado? Consegue conversar sobre assuntos dissociados do seu trabalho? Você tem o hábito de leitura ? Que livros leu este ano? Está satisfeito com seu volume de leitura? Como vai seu interesse pela leitura técnica ou ligado à sua ocupação e aos seus projetos futuros? Como estão os investimentos em VOCÊ S/A?

  11. EMPREGO E EMPREGABILIDADE 4. SAÚDE FÍSICA E MENTAL Você tem tempo para ficar sozinho e refletir? Você tem tempo para fazer um programa diferente? Você tem tempo para brincar e conversar com seus filhos? Você tem tempo para encontrar amigos ou telefonar para eles? Você participa de atividades comunitárias? Você tem tempo de ler, ouvir música, assistir a um bom filme, caminhar despreocupadamente?

  12. EMPREGO E EMPREGABILIDADE 5. RESERVA FINANCEIRA E FONTES ALTERNATIVAS DE AQUISIÇÃO DE RENDA Você fez uma reserva financeira no caso de desemprego? Você pensou ou tem uma fonte alternativa de renda?

  13. EMPREGO E EMPREGABILIDADE 6. RELACIONAMENTOS Qual é a amplitude dos seus relacionamentos? Seu rol de contatos é grande e diversificado? Você cultiva seus relacionamentos? De que maneira? Visitas, telefonemas, escreve cumprimenta em datas comemorativas ? Você é sócio ou membro de associações, sindicato, partido? Quais? É membro ativo? Freqüenta regularmente as reuniões e eventos? Você mantém um registro organizado dos seus relacionamentos? Guarda cartões de visita, listagens e agendas em geral?

  14. EMPREGO E EMPREGABILIDADE Empregabilidade e o contexto atual: As empresas estão de olho nos profissionais que têm capacidade de apreender de forma contínua. Já não basta ter o diploma. O importante é saber e ter competência para resolver problemas. O essencial é ser capaz e possuir conhecimentos raros. Quem possui tudo isso tem também uma alta empregabilidade. É preciso se informar constantemente. É preciso ter dentro de si o vírus da curiosidade.

  15. EMPREGO E EMPREGABILIDADE Empregabilidade e trabalho “trabalhabilidade” Já foi o tempo também em que a empregabilidade era orientada só para os empregos. Nesse tempo, emprego ésinônimo de trabalho, é preciso preparar-se, não apenas para o mundo do emprego, mas também para o mundo do trabalho.

  16. EMPREGO E EMPREGABILIDADE Empregabilidade e trabalho “trabalhabilidade” Nos mercados de trabalho do mundo atual há a substituição gradual do emprego fixo, de longa duração e em tempo integral por outras formas de trabalhar. Dentre elas, citam-se o trabalho em tempo parcial, a subcontratação, a terceirização, o trabalho por projeto (que tem começo, meio e fim) e o realizado à distância como, por exemplo, o "teletrabalho" e o "telecommuting".

  17. Telecommuting redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho. Atualmente, as organizações estão focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternativa do telecommuting complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. É um conceito novo que, a cada dia, ganha mais força ao redor do mundo. Grandes empresas escolheram o trabalho de telecommuting pelas facilidades que ele gera para o empregador.

  18. ATÉ A PRÓXIMA

More Related