50 likes | 653 Views
Vias de administração de medicamentos em pediatria. Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea. Finalidade Obter rápido efeito do medicamento injetado; Administrar soluções em quantidades superiores a 5 ml;
E N D
Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea. Finalidade Obter rápido efeito do medicamento injetado; Administrar soluções em quantidades superiores a 5 ml; Administrar grandes volumes de soluções para manter ou restaurar o equilíbrio hidroeletrolítico. (CASTELLI, 1998)
Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intramuscular Consiste na administração de uma solução medicamentosa no interior do músculo. Finalidade Administrar soluções aquosas e soluções oleosas, obtendorápida absorção; Administrar medicamentos que poderiam ser alterados pelas enzimas digestivas; Administrar medicamentos em crianças sem condições de deglutir. (CASTELLI, 1998)
Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via subcutânea É a administração de medicamentos na tela subcutânea (camada de tecido situada logo abaixo da pele). Finalidade Obter absorção lenta e continua do medicamento (por ex. Insulina); Manter a droga em níveis eficazes durante um tempo mais prolongado. (CASTELLI, 1998)
Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intradérmica É a administração de pequena quantidade de medicamentos na camada dérmica da pele. Camada estasituada entre a pele e o tecido subcutâneo. Finalidade Via indicada para realização de testes diagnósticos, como Mantoux. Administração de vacinas. (CASTELLI, 1998)
Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via oral É a introdução de medicamentos no trato digestivo pela cavidade oral. Finalidade Adminsitrar medicamentos a crianças conscientes e com condições de deglutição; Obter a absorção de medicamentos líquidos, comprimidos, cápsulas, após e pastilhas, pela mucosa gástrica. Poupar a criança consciente de procedimentos agressivos,utilizando outras vias. (CASTELLI, 1998)