1 / 7

Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa

Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa. D. Sebatião. D. Sebastião. Rei D. Sebastião, O Desejado , O Encoberto…

genica
Download Presentation

Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho Elaborado por José Alves & Tiago Sousa

  2. D. Sebatião D. Sebastião • Rei D. Sebastião, O Desejado, O Encoberto… • Monarca português, filho do príncipe D. João e de D. Joana de Áustria, nasceu em 1554, em Lisboa, e morreu em 1578, em Alcácer Quibir. Décimo sexto rei de Portugal (1557-1578), é conhecido pelo cognome de "o • D. Sebastião teve uma educação cuidada, mas era de um temperamento e humor variáveis, sujeito a períodos de depressão, e de carácter um pouco influenciável por aqueles que o cercavam. “Quando atinge os catorze anos, em 1568, D. Sebastião toma conta do governo e logo trata de reorganizar o exército, preparando-se para a guerra.”

  3. D. Sebastião • O seu desaparecimento … • O próprio rei, contra todos os conselhos, parte à frente de um exército que ele próprio preparara. Apesar de toda a bravura no combate, o exército português foi derrotado em Alcácer Quibir, e nessa batalha morre o rei D. Sebastião e uma grande parte da juventude portuguesa. Este desastre vai ter as piores consequências para o país, colocando em perigo a sua independência.

  4. O Mito • O mito do Rei D. Sebastião • Mito -> “É uma narrativa de carácter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semideuses e heróis.” • No caso de D. Sebastião tenta-se explicar o seu desaparecimento pós guerra em alcácer Quibir e dizer que foi um dos mais novos reis a ir para o campo de batalha.

  5. Sebastianismo • O Sebastianismo foi um movimento místico-secular que ocorreu em Portugal na segunda metade do século XVI como consequência da morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

  6. Sebastianismo • Portugal estava perante o período mais negro da sua História. Perdera toda a opulência e grandiosidade do início do século, com a batalha de Alcácer Quibir perdeu o melhor da sua juventude e dos seus militares.

  7. Sebastianismo e o Messianismo • Em Portugal acima de tudo, o sebastianismo é a crença no regresso do rei português ou, de forma mais lata, no regresso de Portugal a um esplendor nacional perdido. • Desta forma, nasceu o Messias português, o desejado D. Sebastião. Vários poetas, tais como António Nobre, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa, evocaram este tema, através do mito do V Império.

More Related