120 likes | 433 Views
INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. 1-Ata de Constituição das Equipes Multidisciplinares 2- Lista de Inscritos 3- Termo de Homologação da Equipe da escola (os modelos estão disponíveis no site do NEREA e nos emails das escolas). 4 - Plano de Ação da Equipe da Escola
E N D
1-Ata de Constituição das Equipes Multidisciplinares 2- Lista de Inscritos 3- Termo de Homologação da Equipe da escola (os modelos estão disponíveis no site do NEREA e nos emails das escolas). 4 - Plano de Ação da Equipe da Escola 5- Ficha de cadastro dos componentes da Equipe Multidisciplinar ( a qual será enviada o modelo para a escola- ainda não esta disponível). (Até 30 de novembro impreterivelmente) Documentos a serem enviados ao NRE:
Proposta de trabalho construída coletivamente, com ações pedagógicas que abordem os conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena e Educação das Relações Etnicorracias, que devem ser desenvolvidos ao longo do ano letivo por toda comunidade escolar. - Cada escola/colégio deverá construir seu Plano de Ação para os próximos dois anos, pois é o período de atuação da equipe multidisciplinar homologada recentemente. O mesmo pode ser elaborado seguindo o material de sugestão enviado em anexo e disponível no site do NRE. O QUE É UM PLANO DE AÇÃO?
- Palavras, frases ou grupo de ideias de cunho pejorativo e depreciativo em relação a esses povos e suas culturas. - Ideias com base no senso comum. - Afirmações de que negros discriminam negros. - Questões de racismo. Ex: mito da democracia racial e da ideologia do branqueamento só atingem negros e que a questão indígena diz respeito apenas aos indígenas (que não faz parte da nossa realidade). O QUENÃO PODE CONSTAR NO PLANO DE AÇÃO
* Consciência Política e Histórica da Diversidade. Este princípio deve conduzir: - A compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história própria, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. PRINCÍPIOS INSTITUÍDOS NAS DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais - devem ser levados em consideração no momento da elaboração do plano de ação.
- Ao conhecimento e valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira. - A superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que a população negra e povos indígenas são comumente tratados. -O enfrentamento e a desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos e ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros, indígenas e brancos.
- A busca, por parte de professores e professoras não familiarizados com a análise das relações etnicorraciais e sociais com o estudo de história e cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, de informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas.
* Fortalecimento de identidades e de direitos:este princípio deve orientar para: - O desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida. - O rompimento com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicação, contra os negros e povos indígenas.
Não tem como fazer o Plano de Ação sem conhecer o Parecer 03/04 do CNE e a Deliberação 04/06 do CEE.