1 / 12

O processo de planejamento e gestão social para o desenvolvimento dos territórios Tania Zapata

O processo de planejamento e gestão social para o desenvolvimento dos territórios Tania Zapata. Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro.

ginger
Download Presentation

O processo de planejamento e gestão social para o desenvolvimento dos territórios Tania Zapata

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O processo de planejamento e gestão social para o desenvolvimento dos territóriosTania Zapata

  2. Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. • O conceito de poder local :protagonismo, participação, proposição. Ator inteligente e que promove mudanças! • Exercício do Controle Social / Transparência. Hoje há uma hegemonia mercadocêntrica mercado Sociedade civil Estado Promover uma Nova Articulação Buscando construir o desenvolvimento com inclusão sócio-econômica e sustentabilidade.

  3. O Desenvolvimento do Território/Região é uma estratégia pró-ativa de redução das desigualdades: • Novo papel dos gestores locais; • Nova Articulação de atores locais: protagonismo endógeno. Intencionalidade. Pactuação. • Fortalecimento dos arranjos/eixos produtivos locais com (maior/melhor) integração dos pequenos empreendedores; • Protagonismo da sociedade civil organizada (nova esfera pública): Conselhos, Fóruns, Oficinas/Agências de desenvolvimento; • Mudar a relação estado/sociedade: (nova governança)

  4. o desenvolvimento regional requer: pactos de concertação social que se detalha num plano com projetos prioritários.-a construção de institucionalidades que representem espaços de compartilhamento de poder e de responsabilidades- mecanismos de controle social sobre as ações do plano e dos projetos-ações que promovam o empoderamento da sociedade, uma governança democrática!

  5. A nova governança e o que são as novas institucionalidades: -são novas estruturas organizacionais que facilitam a gestão dos interesses coletivos.Ex:Fóruns, Conselhos. - possuem normas e regras que facilitam a s relações e a comunicação entre os atores. -são espaços de negociação,construção de consensos, gestão de conflitos, produção de projetos coletivos. -expressam novas relações de poder, ampliando a democracia e a cidadania, através do controle social.

  6. O ciclo da gestão social:-sensibilização/mobilização dos atores-planejamento participativo(diagnóstico,visão de futuro, linhas estratégicas)-organização do território e controle social (novas institucionalidades para a nova governança)-gestão democrática: implementação dos projetos,decisões compartilhadas, gestão de conflitos,parcerias, informação e comunicação, monitoramento e avaliação!Busca a construção do desenvolvimento humano sob novos valores e paradigmas!

  7. Importância das etapas do ciclo da gestão social: planejamento,implementação,monitoramento e avaliação dos planos e projetos: Buscar a eficiência, a eficácia e a efetividade! Espiral de aprendizagem!

  8. Os Fóruns devem ser vistos pela sociedade, como processos permanentes de diálogo e de concertação, onde a transparência e a comunicação orientam a solução de conflitos, sempre estimulando a confiança , a cooperação e a aprendizagem.

  9. Como se trata de construir uma novagovernança: a gestão social voltada para um novo modelo dedesenvolvimento, é preciso superar as práticas do clientelismo,do assistencialismo e do sectarismo. É preciso investir nessas novas institucionalidades, através da capacitação para o seu fortalecimento, para que cumpram a suamissão de construir a nova esfera pública.

  10. Capacitação:-planejamento estratégico-elaboração de projetos-gestão social-gestão de conflitos-meio ambiente- M&A -metodologia de apoio aos APLs- redes sócio-produtivas-comunicação e marketing

  11. São as pessoas organizadas que fazem a diferença! O Desenvolvimento do território é um movimento para a ação! Construir uma visão de futuro pactuada é poderosa ferramenta de mobilização e Motivação para as mudanças, a partir do local! O ser humano é capaz de ser protagonista de sua historia , colocando em comum o seu saber , para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, onde a centralidade seja a realização humana.O desenvolvimento humano sustentável!

  12. Tania Zapataiadh@iadh.org.brwww.iadh.org.brfone:81-33254292

More Related