90 likes | 182 Views
“ The Elusive Quest for Growth” (A Busca Ilusória do Crescimento). William Easterly.
E N D
“The Elusive Quest for Growth”(A Busca Ilusória do Crescimento) William Easterly Nos últimos 50 anos, os economistas inventaram 4 Teorias Econômicas para levar progresso aos países desenvolvidos fracassaram, pois essas não geraram estímulos para as pessoas mudarem de vida, que iniciam : 1a) destruição das redes de privilégios do Poder Público. 2a) política de incentivo ao conhecimento, à tecnologia e à acumulação de capital.Ex.: isenção tributária para a educação, tecnologia e importação de bens de capital.
Na medida que adotarmos o modelo industrial dos países desenvolvidos, o setor atrasado iria absorver o melhor do setor avançado, havendo uma homogeneização entre os dois ESTRUTURALISTAS (Corrente reformista conservadora NL) CARACTERÍSTICAS ATUAIS DE NOSSO QUADRO SÓCIO ECONÔMICO Dualismo típico do 3o mundo Lado rico---Lado pobre Concordam que há dualismo • Concentração de renda • Desequilíbrios regionais • Diferenças de produtividade entre setores • -Etc. O desenvolvimento não é um processo linear, e isto seria atingido se fossem removidos obstáculos da situação dualista e subdesenvolvida. O dualismo não é uma herança incômoda, mas decorrente do processo de desenvolvimento desigual e conhecido da periferia. DEPENDENTISTA (Corrente progressista)
1a Teoria “Aumento dos Investimentos provoca Desenvolvimento” estudados 138 países (1965-1995) isso só aconteceu em 4 {Israel, Libéria, Tunísia e Reunião (pequena colônia francesa)}.
2a Teoria “O Desenvolvimento viria com o aumento da escolaridade” entre 1960 e 1990 o mundo assistiu uma explosão da educação. Ensino superior, por exemplo, passou de 1% para 7,5% da população mundial. Nesse período, no entanto, as taxas de crescimento de economia mundial declinaram. O Desenvolvimento melhora a Educação, mas a recíproca não é verdadeira (salvo o ensino fundamental com resultados pequenos). Sem crescimento, a melhoria da escolaridade produz engenheiros dirigindo táxis.
3a Teoria “Controle da Natalidade produz mais renda” os estudos de Easterly estabeleceram apenas uma pequena correlação positiva entre esses dois fatores. Ex: A Argentina está no ralo, com taxas de fertilidade baixas; o mundo subdesenvolvido continua com fome apesar da produção de alimentos ter triplicado entre 1960 e 1998, e de seus preços terem caído a metade entre 1980 e 2000.
4a Teoria “Política de ajuste com crescimento no Balanço de Pagamento e na Dívida Externa” após o ano de 1982, fizeram-se ajustes inclusive com o perdão dos miseráveis, porém: entre 1989 e 1997 perdoaram-se 33 bilhões de 41 países, mas hoje eles devem 44 bilhões.
OBJETIVO DAS DUAS CORRENTES Economia com atividade industrial crescente eficiente, capaz de proporcionar a todos, no menor espaço de tempo um padrão de consumo semelhante aos países desenvolvidos.
Claude Lévi-Strauss (Antropologo – “Tristes Tropicos”) “Longe de ficarem encerradas em si mesmas, todas as civilizações reconhecem, uma após a outra, a superioridade de uma delas,em termos sociais, que é a civilização ocidental. Não vemos todo o mundo tomar-lhe emprestado progressivamente as técnicas, seu genero de vida, suas distrações e até suas roupas? O que os países “INSUFICIENTEMENTES DESENVOLVIDOS” censuram um nos outros nas Assembléias Internacionais, não é que os estejam se ocidentalizando, mas de não lhes darem com bastante rapidez, os meios de se ocidentalizarem”.
Para aumentar o nível de consumo da população sub-desenvolvida pelo modelo “industrializante”. Barreira: Considerando apenas a variável da viabilidade ecológica População existente P.D P.SD. 1,5 b. 4,2 b. Consumo per capta de (Índice que reflete a pressão aço e energia sobre o meio ambiente que cada indivíduo realiza) 18 P.D Proporção 1 P.SD 6 X 1