180 likes | 373 Views
DEUS ordena a construção do Tabernáculo. Êxodo 25-30. Introdução. O Tabernáculo foi a tenda construída pelo povo de Deus, como mandamento dele, que era um sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo e tipo da promessa messiânica.
E N D
DEUS ordena a construção do Tabernáculo Êxodo 25-30
Introdução O Tabernáculo foi a tenda construída pelo povo de Deus, como mandamento dele, que era um sinal visível da presença de Deus no meio do seu povo e tipo da promessa messiânica. O Tabernáculo era uma residência para Deus, como símbolo de sua autoridade real sobre Israel.
Introdução Os inúmeros detalhes revelam verdades profundas, acerca do caráter divino, seu relacionamento com o seu povo, a situação dos homens diante de Deus, a expiação e outros.
Contexto Os hebreus ficaram cativos no Egito por 430 anos. Moisés – Libertador No Monte Sinai Deus demonstrou a sua glória e poder de maneira grave e perceptível (Êx 19.16-21) entregou ao seu povo a lei (Êx 20-23), renovou a aliança com o seu povo (Êx 23.20-33) e ordenou a construção do Tabernáculo (Êx 25-31).
O Tabernáculo Designa o santuário portátil, morada de Deus. Durante o Êxodo até os tempos do Rei Salomão. Os israelitas transportavam: Arca da Aliança, a Menorá (o Candelabro) O Tabernáculo era não só o templo de Deus, mas tb o Palácio do Rei Invisível.Era a sua santa habitação, o lugar em que ele encontrava com o seu povo.
O Tabernáculo Côvado: distância entre o cotovelo e as pontas dos dedos. (50 cm) Sua estrutura consistia em 3 partes: O átrio: Era como um enorme pátio cercado por cortinas brancas apoiadas em pilares de bronze.Forma retangular.
O Tabernáculo 2. O altar do holocausto: Segundo ambiente do Tabernáculo era o altar dos sacrifícios, que se localizava dentro do átrio, logo após a entrada. Chamado altar de bronze. Feito de madeira de acácia, coberto de metal, com chifres nos quatro cantos.Era provido de argolas e varais que serviam para o transporte na caminhada do povo pelo deserto.
O Tabernáculo 3. O próprio Tabernáculo: Ao fundo do átrio, em sua parte ocidental, localizava-se a tenda do Tabernáculo. A dedicação do Tabernáculo fez-se no primeiro dia do segundo ano depois que os israelitas saíram do Egito.
O Tabernáculo 3. O próprio Tabernáculo: Ao fundo do átrio, em sua parte ocidental, localizava-se a tenda do Tabernáculo. A dedicação do Tabernáculo fez-se no primeiro dia do segundo ano depois que os israelitas saíram do Egito.
O Projeto do Tabernáculo A funcionalidade do Tabernáculo Caráter portátil e funcional Construído com argolas e varas Não poderia ser carregado por qualquer pessoa, nem de qualquer modo, mas como Deus determinou, pelas pessoas tb determinadas por ele.
O Projeto do Tabernáculo 2. A Riqueza do Tabernáculo Foi um projeto caro 1900 libras de ouro,6437 libras de prata e 4.522 libras de bronze.
O Projeto do Tabernáculo 3. A Beleza do Tabernáculo Além de rico, o Tabernáculo era belo. Deus determinou o uso de arte no contexto do Tabernáculo.
IV- O Método para a Construção Levantamento de Ofertas: (Êx 25.1.2) Duas considerações são importantes: O privilégio da contribuição: (1 Cr 29.11) O privilégio de servi-lo através da contribuição. 2. A voluntariedade da contribuição: (2 Co 9:7)
V- O Propósito da Construção do Tabernáculo (Ap 21:3) O Tabernáculo não marca o início da presença real de Deus no meio de seu povo, mas ele é um símbolo desta presença. A Construção do Tabernaculo tb visava ensinar o povo como adorar ao Senhor. Deus veio em Cristo para “tabernacular” com o seu povo e cumprir as figuras e profecias sobre o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
V- O Propósito da Construção do Tabernáculo A Centralidade do Tabernáculo O Tabernáculo se localizava normalmente ao centro do acampamento do povo de Israel. Esta disposição do Tabernáculo apontava para a centralidade de Deus na vida do seu povo.
V- O Propósito da Construção do Tabernáculo B. A Glória de Deus A Glória de Deus diz respeito à beleza de suas perfeições. A somatória de seus atributos é a sua glória. O Tabernáculo revelava a glória de Deus e algumas de suas perfeições: santidade, justiça, misericórdia, soberania e etc.
V- O Propósito da Construção do Tabernáculo C. Jesus e o Tabernáculo O Tabernáculo relembrava a promessa messiânica. A estrutura do Tabernáculo, a mobília, as cores, tudo nele apontava para o Messias.
VI - Aplicação Reconheça a soberania de Deus no relacionamento com o seu povo. Abandone toda a prática de adoração que contrarie os princípios para a adoração. Disponha-se para contribuir financeiramente com a igreja de forma voluntária e com alegria. Viva toda a sua vida tendo Deus como centro da mesma. Agradeça ao Senhor por sua presença constante com o seu povo, manifesta por meio da encarnação e do envio do Santo Espírito. Extraído da Revista Expressão – Lição 10 – Ed. Cultura Cristã