90 likes | 246 Views
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20. Unidade 7 tema 4. África. Integração Econômica.
E N D
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20 Unidade 7tema 4
África Integração Econômica Visando maior participação no comércio internacional e nos fluxos de capitais e investimentos externos, países africanos vêm estreitando as relações econômicas e políticas por meio de organizações regionais ou continentais
Blocos econômicos: União do Magreb Árabe( UMA) Comunidade Econômica e Monetária da África Central (Cemac) Comunidade Econômica do Oeste Africano ( Cedao/ Ecowas) Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ( Sadc ) União Anduaneira da África Austral ( Sacu) União Africana (UA)
União do MagrebÁrabe A União do Magreb Árabe(UMA) foi fundada em 1989, por Mauritânia, Argélia , Saara Ocidental, Líbia, Marrocos e Tunísia, com o objetivo de promover o desenvolviemnto industria, agrícola, comercial e social dos países membros Pretende instituir, a longo prazo, um mercado comum que prevê a livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços
Comunidade Econômica e Monetária da África Central Instituída em 1969, a Comunidade Econômica e Monetária da África Central(CEMAC) é atualmente composta de seis países: Gabão, Congo, Camarões, Guiné Equatorial, Chade e República Centro- Africana Entre os objetivos da organização, destacam- se: o aumento das trocas comerciais, a livre circulação de pessoas, o desenvolvimento de infraestrutura básica, o combate à fome e a implementação da moeda única.
Comunidade Econômica do Oeste Africano Fundada em 1975, a Comunidade Econômica do Oeste Africano(Cedao/Ecowas) É constituída por 15 países: Benin, BurkinaFaso, Cabo Verde ,Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Senegal, Serra Leoa e Togo O objetivo da comunidade é promover a integração econômica em todos os campos relacionados com a econômia, telecomunicações, energia, segurança, mercados financeiros, agricultura, transporte, indústria etc. O petróleo tem sido pilar das negociações para investimentos de outros países na região, especialmente China e Estados Unidos .
Comunidade de Desenvolvimento da África Austral(SADC) A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (Sadc) foi criada em 1980, sendo constituída por 15 Estados Membros: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Ruanda e Zimbábue.
União Aduaneira da África Austral(SACU) Criada em 1910, a União Aduaneira da África Austral (Sacu) é a mais antiga do mundo. É constituída por cinco países-membros:Áfica do Sul, Botsuana,Lesoto ,Namíbia e Suazilândia. A organização assegura livre circulação de mercadorias produzidas nos paíse-membros. Nos últimos anos,, a Sacu vem negociando uma aproximação com o Mercosul, visando constituir um acordo livre comércio entre os dois blocos.