1 / 50

Barroco

Barroco. Barroco: termo de origem espanhola ‘ Barrueco ’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. BARROCO.

Download Presentation

Barroco

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Barroco Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular

  2. BARROCO • O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756 . • O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão : jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana estendendo o nome para este estilo.

  3. Cúpula da Basílica de São Pedro

  4. Michelangelo – O Juízo Final

  5. Barroco • Suas características gerais são:  * emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio.  * busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;  * entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;  * violentos contrastes de luz e sombra;  * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

  6. Tintoretto Cristo na Casa de Maria e Marta (1578

  7. Características • PINTURA •  * Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.  * Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.  * Realista, abrangendo todas as camadas sociais. •  * Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

  8. Caravaggioe Vik Muniz Narciso

  9. Caravaggio Capela Santa Maria del Papolo – Roma • claro-escuro • Perspectiva lu • Incidência de luz • Posição de Paulo • Conversão de São Paulo

  10. Madona dos Palafreneiros, Caravaggio Palafreneiros: homens que cuidavam do cavalos nos estábulos. Luz intensa Linhas inclinadas Contraste do jovem e idoso

  11. Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. 1 5 2 4 3

  12. 1 – abençoando o pão – símbolos do sangue e do corpo de Cristo 2 – Cristo aparece no centro da obra –traços semitas, rosto jovem,luz intensa em seu rosto pois é a figura principal. 3 – mestre da natureza-morta – abundância em contraste à precariedade da mesa. 4- no lado vago ,o observador participa do banquete. 5 - a sombra na cabeça de Cristo sugere uma auréola e também, seu sacrifício (não é de ouro).

  13. Caravaggio – Avocação de São Mateus1600

  14. Observam-se as mesmas características da obra anterior onde a linha diagonal está demarcada pela sombra. • a luz intensa nas faces das personagens. • A indumentária quase toda relacionada ao século em vigor.

  15. f FONTANA DI TREVI

  16. Esta escultura de Bernini representa o êxtase místico de Santa Teresa de Jesus, ferida por uma seta de amor divino disparada por um anjo (que não nos deixa de lembrar Cupido). Nela podemos observar o rico jogo de mármores e dos dourados, as inúmeras linhas ondeantes e de fuga, o corpo da santa e a seta em diagonais opostas. Tal como a pintura, a escultura barroca é plena de sensualidade e movimento

  17. O Altar-mor assenta diretamente sobre o túmulo de São Pedro. Tradicionalmente,apenas o Papa celebra missa nesse altar, abrigado por um baldaquino de bronzecom 29 metros de altura, obra de Gian Lorenzo Bernini Baldaquino da Basílica de São Pedro O Altar-mor assenta diretamente sobre o túmulo de São Pedro. Tradicionalmente,apenas o Papa celebra missa nesse altar, abrigado por um baldaquino de bronzecom 29 metros de altura, obra de Gian Lorenzo Bernini

  18. Praça de São Pedro Projeto: Bernini

  19. Barroco na Espanha Espóliao e Retrato do Cardeal El Greco

  20. As célebres figuras alongadas das quadros de El Greco, objeto de muitas polêmicas, e suas cenas religiosas revelam um pintar de grande espiritualidade e domínio técnico, com uma pincelada solta e livre aprendida em Veneza.Domenikos Theotokopoulus, conhecido como El Greco, nasceu cm 1541 em Cândia. • CARACTERÍSTICAS- composições assimétricas, formas serpenteantes, grande expressividade de cor e, sempre presente, uma enorme força espiritual.

  21. Velàzquez : Papa Inocêncio X - Velha fritando ovos

  22. Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

  23. VELÁZQUEZ 4 1 7 2 5 6 3

  24. 1 – a grande tela de Velázquez • 2 pincéis longos, pintura rica em detalhes. • 3 – a futura imperatriz • 4 – duplo retrato Felipe IV e a rainha refletidos no espelho. Espectadores do arista e sua obra. • 5 – jarro de terracota vermelho oferecido à menina. • 6 – anões e palhaços ofereciam entretenimento na corte e aparecem em vários quadro do pintor. • 7 – camareiro da rainha

  25. Rembrandt - A Lição de Anatomia

  26. Lição de anatomia • Verdadeiro tesouro nacional holandês, o quadro revolucionou os retratos de pessoas agrupadas. Rembrandt inovou ao reduzir o morto a coadjuvante da cena, colocando-o de viés e com a face encoberta. Já os médicos assistentes, com os rostos marcados pelo espanto, foram empilhados numa espécie de triângulo. A vedete é mesmo Tulp, em destaque no canto, à direita do espectador. Com o bisturi, ele disseca o braço do morto, numa alusão moralista ao pecado do roubo, associado desde a Bíblia ao mau uso das mãos.

  27. Betsabe no banho - Rembrandt

  28. Rubens : As Graças – Prometeu acorrentado

  29. Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.

  30. 5 1 4 6 2 3

  31. Sansão e Dalila(1609) • 1 – Filisteus à porta entram sorrateiramente. • 2 – Vermelho simboliza paixão que precede esta cena. • 3 – textura luxuosa. • 4 – Dalila como Vênus contrasta beleza, juventude com a velhice. • 5 – Estátua de Vênus e Cupido.

  32. Aula de anatomia - 1632

  33. Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.

  34. Vermeer = Moça com brinco de pérola -Mulher lendo uma carta

  35. É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.

  36. Madona de Medici, Van der Wyden, Arte Gótica Madona dos Palafreneiros – (cavalariços)

  37. Madona, Cristo e Sant’Ana- Da Vinci

  38. Pietá - Michelangelo

More Related