500 likes | 773 Views
Barroco. Barroco: termo de origem espanhola ‘ Barrueco ’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. BARROCO.
E N D
Barroco Barroco: termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular
BARROCO • O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756 . • O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão : jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana estendendo o nome para este estilo.
Barroco • Suas características gerais são: * emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. * busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; * entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; * violentos contrastes de luz e sombra; * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
Tintoretto Cristo na Casa de Maria e Marta (1578
Características • PINTURA • * Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. * Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade. * Realista, abrangendo todas as camadas sociais. • * Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Caravaggioe Vik Muniz Narciso
Caravaggio Capela Santa Maria del Papolo – Roma • claro-escuro • Perspectiva lu • Incidência de luz • Posição de Paulo • Conversão de São Paulo
Madona dos Palafreneiros, Caravaggio Palafreneiros: homens que cuidavam do cavalos nos estábulos. Luz intensa Linhas inclinadas Contraste do jovem e idoso
Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. 1 5 2 4 3
1 – abençoando o pão – símbolos do sangue e do corpo de Cristo 2 – Cristo aparece no centro da obra –traços semitas, rosto jovem,luz intensa em seu rosto pois é a figura principal. 3 – mestre da natureza-morta – abundância em contraste à precariedade da mesa. 4- no lado vago ,o observador participa do banquete. 5 - a sombra na cabeça de Cristo sugere uma auréola e também, seu sacrifício (não é de ouro).
Observam-se as mesmas características da obra anterior onde a linha diagonal está demarcada pela sombra. • a luz intensa nas faces das personagens. • A indumentária quase toda relacionada ao século em vigor.
f FONTANA DI TREVI
Esta escultura de Bernini representa o êxtase místico de Santa Teresa de Jesus, ferida por uma seta de amor divino disparada por um anjo (que não nos deixa de lembrar Cupido). Nela podemos observar o rico jogo de mármores e dos dourados, as inúmeras linhas ondeantes e de fuga, o corpo da santa e a seta em diagonais opostas. Tal como a pintura, a escultura barroca é plena de sensualidade e movimento
O Altar-mor assenta diretamente sobre o túmulo de São Pedro. Tradicionalmente,apenas o Papa celebra missa nesse altar, abrigado por um baldaquino de bronzecom 29 metros de altura, obra de Gian Lorenzo Bernini Baldaquino da Basílica de São Pedro O Altar-mor assenta diretamente sobre o túmulo de São Pedro. Tradicionalmente,apenas o Papa celebra missa nesse altar, abrigado por um baldaquino de bronzecom 29 metros de altura, obra de Gian Lorenzo Bernini
Praça de São Pedro Projeto: Bernini
Barroco na Espanha Espóliao e Retrato do Cardeal El Greco
As célebres figuras alongadas das quadros de El Greco, objeto de muitas polêmicas, e suas cenas religiosas revelam um pintar de grande espiritualidade e domínio técnico, com uma pincelada solta e livre aprendida em Veneza.Domenikos Theotokopoulus, conhecido como El Greco, nasceu cm 1541 em Cândia. • CARACTERÍSTICAS- composições assimétricas, formas serpenteantes, grande expressividade de cor e, sempre presente, uma enorme força espiritual.
Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.
VELÁZQUEZ 4 1 7 2 5 6 3
1 – a grande tela de Velázquez • 2 pincéis longos, pintura rica em detalhes. • 3 – a futura imperatriz • 4 – duplo retrato Felipe IV e a rainha refletidos no espelho. Espectadores do arista e sua obra. • 5 – jarro de terracota vermelho oferecido à menina. • 6 – anões e palhaços ofereciam entretenimento na corte e aparecem em vários quadro do pintor. • 7 – camareiro da rainha
Lição de anatomia • Verdadeiro tesouro nacional holandês, o quadro revolucionou os retratos de pessoas agrupadas. Rembrandt inovou ao reduzir o morto a coadjuvante da cena, colocando-o de viés e com a face encoberta. Já os médicos assistentes, com os rostos marcados pelo espanto, foram empilhados numa espécie de triângulo. A vedete é mesmo Tulp, em destaque no canto, à direita do espectador. Com o bisturi, ele disseca o braço do morto, numa alusão moralista ao pecado do roubo, associado desde a Bíblia ao mau uso das mãos.
Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
5 1 4 6 2 3
Sansão e Dalila(1609) • 1 – Filisteus à porta entram sorrateiramente. • 2 – Vermelho simboliza paixão que precede esta cena. • 3 – textura luxuosa. • 4 – Dalila como Vênus contrasta beleza, juventude com a velhice. • 5 – Estátua de Vênus e Cupido.
Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
Madona de Medici, Van der Wyden, Arte Gótica Madona dos Palafreneiros – (cavalariços)