160 likes | 374 Views
A Mediunidade em :. “O Livro dos Espíritos”. CRC - 2007. Produzido pelas Federativas da Comissão Regional Centro. Introdução. “ Ocupa-te, cheio de zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, pois este trabalho é nosso....”
E N D
A Mediunidade em : “O Livro dos Espíritos” CRC - 2007 Produzido pelas Federativas da Comissão Regional Centro
Introdução “ Ocupa-te, cheio de zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, pois este trabalho é nosso....” (Livro dos Espíritos – Prolegômenos, Apud Ruth)
Introdução “Desde o dia da ressurreição gloriosa do Cristo, a Humanidade terrena foi considerada digna das relações com a espiritualidade”. (Emmanuel. Caminho, verdade e vida, cap.9. Apud Ruth) E a partir do dia de Pentecostes “ ... estabelecera-se a era da mediunidade, alicerce de todas as realizações do Cristianismo, através dos séculos”. (Emmanuel. Caminho, verdade e vida, cap.10. Apud Ruth)
Equipe Primeira Parte : • Diferentes Ordens -Lacordaire Abrahão Faiad • de Espíritos (Federação Esp. do Estado do Mato Grosso) • Espíritos Imperfeitos-Regina de Fátima Rodrigues de Souza (Federação Espírita do Distrito Federal) • Bons Espíritos - Ruth Salgado Guimarães • (União Espírita Mineira) • Espíritos Puros- Artêmio de Almeida Silva • (Federação Espírita do Estado de Goiás) • Anjos e Demônios - Dalva Silva Souza • (Federação Espírita do Estado do Esp. Santo)
Equipe Segunda Parte : • Separação da Alma e -João Carlos Lima; do Corpo Lucienne Freitas e Maria Alzira Garcia (Federação Espírita do Estado de Tocantins) • Perturbação Espiritual - Leila Dittman Moreira (Federação Espírita de Mato Grosso do Sul)
Ordens de Espíritos “[...] Pode estabelecer-se como regra invariável e sem exceção que – a linguagem dos Espíritos está sempre em relação com o grau de elevação a que já tenham alcançado.” (Kardec. O livro dos médiuns. Cap. 24, item 263, p. 330-331. Apud Lacordaire) “ São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia? R: São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado” (KARDEC. O livro dos espíritos, questão 96. Apud Lacordaire)
Diferentes Ordens de Espíritos Imperfeitos Bons Puros
Espíritos Imperfeitos Caracteres Gerais : • Ocupam a parte inferior da escala; • Predominância da matéria sobre o Espírito; • Propensão para o mal; • Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhe são conseqüentes. (Kardec. O livro dos espíritos, questão 100. Apud Regina)
Bons Espíritos “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejamas vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5:16) CaracteresGerais : • Predominância do Espírito sobre a matéria; • Quando encarnados, são benevolentes, não apresentam orgulho, egoísmo, ambição, ódio, rancor, inveja ou ciúme; • Participam também dessa escala os Espíritos sábios, benevolen- tes, superiores e de sabedoria. (Kardec. O livro dos espíritos, questão 100. Apud Ruth)
Bons Espíritos Caso Ismália: “[...] Luzes diamantinas irradiavam de todo o seu corpo, em particular de seu tórax, cujo âmago parecia conter misteriosa lâmpada acesa. [...] As senhoras que acompanhavam Ismália como se trajassem soberbos costumes radiosos predominavam a cor azul. Aniceto de um lilás surpreendente. Alfredo aluz era de um verde suave e sugestivo [...] Vicente e André Luiz fraca luminosidade ... (André Luiz. Os mensageiros, Cap. “A Prece de Ismália”, Apud Ruth)
Espíritos Puros e Superiores CaracteresGerais : Espíritos Superiores: ciência, sabedoria e bondade. Linguagem: benevolente, digna, elevada e muitas vezes sublime. (Resumo : O livro dos Espíritos, p. 111. Apud Artêmio) Espíritos Puros : despojaram das impurezas da matéria; não tem provas nem expiações a sofrer; designados como : anjos, arcanjos e serafins. (Resumo : O livro dos Espíritos, p. 113/115. Apud Artêmio)
Anjos e Demônios “[...] Há individualidades criadas essencialmente livres que escolhem seus caminhos de desenvolvimento, podendo alinhar-se como anjos ou demônios nos cenários da vida.” (Dalva Silva Souza)
Separação da Alma e do Corpo [...] Na reencarnação, o Espírito se fixa, pelo perispírito, molécula à molécula na matéria. Na desencarnação, a separação da alma do corpo físico ocorre quando cessa neste as condições de vida orgânica; sendo que a separação é completa quando não mais sobejar um só átomo do corpo espiritual ligado a nenhuma molécula do corpo carnal. [...] Assim, quanto mais for o homem desprendido das coisas materiais, mais fácil se processará a sua desencarnação. (João Carlos Lima, Lucienne Freitas e Maria Alzira Garcia)
Perturbação Espiritual “[...] Nesse processo de desprendimento, a alma passa por um período de perturbação espiritual, [...] em que a alma experimenta um torpor e quase nunca testemunha, conscientemente, o seu derradeiro momento” ( O céu e o inferno, segunda parte, cap. 1, item 6, Cf. estudo de Leila)
“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está no céus.” (Jesus, Mt 5:48) Resumo : Ruth Salgado Guimarães (União Espírita Mineira)