E N D
Mediunidade de Parceria
Mediunidade “Este dom de Deus não é concedido ao médium para seu deleite e, ainda menos, para satisfação de suas ambições, mas para o fim da sua melhora espiritual e para dar a conhecer aos homens a verdade. Se o Espírito verifica que o médium já não corresponde às suas vistas e já não aproveita das instruções nem dos conselhos que lhe dá, afasta-se, em busca de um protegido mais digno.” (O Livro dos Médiuns - item 220)
MEDIUNIDADE DE PARCERIA “O exercício mediúnico é das tarefas do movimento espírita que mais carecem reavaliações.”(Seara Bendita – capítulo 15)
“Em pleno amanhecer do novo milênio está nascendo a era da “mediunidade de parceria”, na qual as expressões fenomênicas e missionárias serão mera conseqüência, e na qual o preparo e a experiência adquiridos nas fontes da evangelização de si mesmo serão o canal apropriado para os serviços específicos desta modalidade, conforme as demandas infindáveis de nossas fileiras espíritas...” (Seara Bendita – Cap. 15)
“Uma postura mais ativa, consciente, indagadora.” “...Dessa forma, os médiuns saem da posição de meros instrumentos do além para a posição de servidores consciente e participativos da obra entre os dois mundos.” (Seara Bendita – capítulo 15)
Vamos refletir? • “Os aprendizes têm aplicado a si mesmos as lições hauridas com os desencarnados? • Como desobsidiar sem nos esforçarmos para vencer nossas tormentas? • Como doutrinar “mortos” se não convencemos com o exemplo os “vivos” que se encontram ao nosso lado? • A Casa tem contextualizado seus trabalhadores na tarefa de amor ao próximo, nos cuidados com a harmonia do lar e com os conhecimentos Evangélico-doutrinários? • Os servidores da mediunidade encontram motivações no grupo para o cultivo da auto-educação?” (Seara Bendita – capítulo 15)
Mais reflexões • O que devemos fazer para melhor corresponder as expectativas dos nossos mentores no que diz respeito ao nosso estreitamento com eles? • Você considera que esteja exercendo a mediunidade de parceria com os espíritos? • O que eu pretendo na condição de médium? • Chico Xavier teria sido um exímio instrumento mediúnico? O que os espíritos encontravam nele?
Certa vez, um rapaz perguntou: “Chico, o que devo fazer para desenvolver mediunidade?” Atencioso como sempre, Chico respondeu: “Filho, procure freqüentar uma casa bem orientada e estudar, ler e trabalhar sempre com muito amor”. Quando o rapaz saiu, Chico comentou: “Por que será que nunca me perguntam como desenvolver bondade?”.
Bibliografia: Livro dos Médiuns – item 220 Estudando a Mediunidade – Martins Peralva Seara Bendita – Diversos espíritos – Maria José e Wanderley Soares http://www.searabendita.org.br/_Cultural/_Palestras/_Conteudo/Textos/baccelli_180905.htm