90 likes | 161 Views
SER E FAZER. Lição 4 25 de outubro de 2014. Tiago 1:22-27. OS QUE OUVEM E FAZEM. « Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. » ( Tiago 1:22).
E N D
SER E FAZER Lição 4 25 de outubro de 2014
OS QUE OUVEM E FAZEM «Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.» (Tiago 1:22) Tiago nos convida a SER praticantes. Não é suficiente só ouvir o ler a Palavra. Devemos de fazer de suas instruções o nosso estilo de vida. «Existe o perigo de não tornar os ensinos de Cristo um assunto pessoal, de não recebê-las como se nos dirigisse pessoalmente. Jesus se dirige a mim em suas palavras de instrução» (E.G.W., «Afim de conhecê-lo», 1 de outubro). Leia Lucas 6:27-38, de que me serve saber que devo fazer o bem ao que me odeia, se não o faço; ou saber que devo dar ao que me pede, se quando me pede não dou? Como podemos chegar a ser praticantes da palavra? «Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne» (Gálatas 5:16)
OS QUE SÓ OUVEM «Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelhoe, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência» (Santiago 1:23-24) O que apenas ouve a Palavra e, olhando a si mesmo, se imagina que já cumpre os requisitos de um bom cristão, tem um quadro distorcido de si mesmo. Na hora da verdade, «esquece como era» e cai na tentação, ou abandona o caminho da retidão. Os evangelhos nos mostram dois exemplos de pessoas que tinham um falso conceito de si mesmos: • O jovem rico (Mateus 19:16-22) • Cria que era um crente perfeito. Porém quando se pediu que avançasse mais um passos, vacilou e errou. • Pedro (Mateus 26:33-35, 69-75) • Cria que era capaz de seguir o Mestre até a morte. Poucas horas depois, demonstrou sua debilidade.
OBSERVANDO A LEI «Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer» (Tiago 1:25) Quando usamos a lei como um meio de salvação, esta nos condena. Quando guardamos a lei escrita em nosso coração por amor dAquele que nos salvou e pela graça de seu Espírito, experimentamos a liberdade dos filhos de Deus salvos pela graça.
DOMINAR A LÍNGUA «Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião é vã» (Tiago 1:26) Nos últimos versículos do capítulo 1, Tiago nos diz claramente como ser praticantes da Palavra. Nossa religião deve notar-se primeiramente em nossas palavras, e logo em nossos atos. «Deus está mais interessado pelo que realmente somos do que pelo que dizemos ser. Não lhe interessa quão lindos possamos parecer, mas quer que nossos corações sejam puros. Então todas nossas palavras e atos serão bons» E.G.W. (A única esperança, pg. 57)
CUIDAR DE LOS DEMÁS «A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades…» (Tiago 1:27 pp) Do ponto de vista mundano, não há sentido concentrar nossos recursos naqueles que não podem devolver nada para a sociedade. Porém, do ponto de vista de Deus, é como tratamos aos marginalizados e rejeitados pelo mundo é o que revela quem são os verdadeiros seguidores de Cristo: seja emprestando dinheiro a alguém que não pode devolvê-lo; convidando a uma refeição a alguém que não nos pode retribuir ; ou abençoando e orando por aqueles que nos maltratam. «O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram» (Mateus 25:40)
GUARDAR-SE IMACULADO «…e guardar-se da corrupção do mundo» (Tiago 1:27 up) é necessário separar-se completamente do mundo para permanecer sem nenhuma mancha moral? Jesus não rogou ao Pai que nos tirasse do mundo, mas que nos apartasse do mal (João 17:15) • Não importa quão longe vivamos do mundo. O mal que vive em nós nos seguirá onde quer que vamos. • Através da comunhão com Cristo, somos transformados à sua semelhança, e Ele nos da o poder para viver «sem mancha». • Deste modo, somos chamados a viver no mundo, e não nos deixar ser contaminados por ele, a ainda anunciar-lhe a Salvação em Jesus.
Os que são salvos pela graça serão praticantes da Palavra de Deus, pois tem posto sua fé completamente nEle. A raíz da tentação se encontra em nossos próprios maus desejos, porém a Palavra de Deus é uma arma eficiente contra o pecado. Satanás intenta fazer que o pecado seja atrativo; porém, quando estamos completamente entregues a Deus, aceitamos que seus caminhos são os melhores e chegamos a ser novas criaturas nEle.