1 / 40

FAZER CIÊNCIA

FAZER CIÊNCIA. Francisco Caruso caruso@cbpf.br. Fiocruz. 13.04.2007. Samba da benção (Vinícius de Moraes e Baden Powell)

jolene
Download Presentation

FAZER CIÊNCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FAZER CIÊNCIA Francisco Caruso caruso@cbpf.br Fiocruz 13.04.2007

  2. Samba da benção • (Vinícius de Moraes e Baden Powell) • É melhor ser alegre que ser tristeAlegria é a melhor coisa que existeÉ assim como a luz no coraçãoMas pra fazer um samba um samba com belezaÉ preciso um bocado de tristezaSenão não se faz um samba, não • Fazer samba não é contar piadaQuem faz samba assim não é de nadaO bom samba é uma forma de oraçãoPorque o samba é a tristeza que balançaE a tristeza tem sempre uma esperança De um dia não ser mais triste não...

  3. E qual a receita para se fazer Ciência?

  4. As origens na Grécia Antiga RAZÃO BUSCA DA VERDADE SIMPLICIDADE CURIOSIDADE COSMOS SENSO COMUM QUANTOS DENTES HÁ NA BOCA?

  5. O senso comum e a genética

  6. √2 1 1 PLATÃO: NÚMEROS  FORMAS GEOMÉTRICAS TENTATIVA DE GEOMETRIZAR A NATUREZA OUTRAS TENTATIVAS:GALILEU, NEWTON & EINSTEIN TALES: A ÁGUA (IDEAL DE SIMPLICIDADE) PITÁGORAS: “AS COISAS SÃO IGUAIS AOS NÚMEROS” O PROBLEMA DOS INCOMENSURÁVEIS:

  7. Um novo sinal na Idade Média Duccio, A Entrada em Jerusalém, c. 1308-1311.

  8. São Francisco de Assis Giotto, Lamentação, c. 1304-1313, 230 x 200cm.

  9. Rafael A Escola de Atenas, 1510-1511

  10. Proibida a entrada de quem ignora Geometria Abre uma crise na Ciência

  11. Por outro lado, A Alquimia

  12. Comentário de Alexandre Koyré Não é o termômetro que falta [ao alquimista], é a idéia de que o calor seja suscetível de medida exata. Assim, contenta-se com os termos do senso comum: fogo vivo, fogo lento etc., e não se serve, ou quase nunca, da balança. E, no entanto, a balança já existia!!!

  13. Leonardo da Vinci Meu propósito é resolver um problema [científico] em conformidade com a experiência (...) e devemos consultar a experiência em uma certa variedade de casos e circunstâncias, até podermos extrair deles uma regra geral que esteja contida nos mesmos (...). Elas nos conduzem a ulteriores investigações da natureza e a criações da arte. Impede-nos de iludirmos a nós mesmos, ou a outros, ao acenarmos com resultados que não possam ser obtidos.

  14. Galileu Galilei O grandíssimo livro [da natureza] está escrito em língua matemática e os caracteres são os triângulos, círculos e outras figuras geométricas (...) sem as quais se estará vagueando em vão por um obscuro labirinto. (...) nas ciências naturais, cujas conclusões são verdadeiras e necessárias e não têm qualquer relação com o arbítrio humano, é preciso precaver-se para não se colocar em defesa do falso (...) A abolição do cosmos

  15. Newton: O maior bruxo e o maior físico Reunificação da Física A teoria da Gravitação Universal Novo conceito de espaço absoluto Origem do Determinismo Mecanicista Apoiado em ombros de gigantes...

  16. Lavoisier (1772)

  17. Ovídio (séc. I d.C.):Tudo Muda, nada morre. Francis Bacon (1561-1626):Que todas as coisas mudam, e que nada realmente perece, e que a soma da matéria permanece a mesma é suficientemente claro. Então, qual a originalidade de Lavoisier?

  18. A rã: polêmica entre Volta e Galvani A Pilha

  19. Algumas questões sobre a Ciência: o exemplo de Pasteur I. O problema Extraído do vídeo A História de Pasteur, dirigido por William Dieterle, 1935.

  20. II. Existem provas de quem é o assassino?

  21. III. O microscópio e os micróbios

  22. Um salto para 1895... Röntgen e os raios X

  23. Em 1897...

  24. Einstein, 1905

  25. Responsabilidade do cientista “Os cientistas atualmente têm que se preocupar com o problema da educação básica e não podem ficar em seus castelos de marfim. Eles devem dedicar algumas horas por mês (...) e entrar em contato ou fazer com que os colégios secundários ou professores os convidem para dar palestras sobre os últimos avanços da Ciência, como eu fiz. Isso é uma obrigação das Universidades.” José Leite Lopes (1999) Durante toda sua carreira universitária, iniciada em 1946, aos 27 anos, com sua nomeação como Professor de Física Teórica e Superior da Faculdade Nacional de Filosofia (Rio de Janeiro), Leite sempre esteve preocupado com a qualidade da formação dos alunos.

  26. A luta por tempo integral Primeiro coordenador do Instituto de Física da Universidade de Brasília Idealizador do Projeto SBPC vai à Escola (Rio)

  27. Uma contribuição brasileira à ciência... Em 1958, J.L.L. publicou a primeira avaliação correta da massa dos bósons vetoriais. Apresenta a hipótese de que existiria uma partícula neutra mediadora das interações fracas 40 a 60 vezes mais pesada do que o próton.

  28. Os grande méritos de um homem não devem tanto ser medidos pelo valor intrínseco de sua obra, quanto pela influência que tiveram sobre seus contemporâneos e, sobretudo, sobre o futuro da Ciência. Icilio Guareschi

  29. Sobre o Método Descartes, Leonardo, Galileu, Newton (não faço hipóteses)

  30. RECEITA • Seja curioso • Tenha honestidade intelectual • Não acredite em verdades absolutas • Faça experiências • Faça modelos • Faça teorias • Verifique-as • Estude sempre

  31. Hoje... Fermilab, USA

  32. E pra que serve a Ciência? Para a felicidade de quem faz e... Como diria o poeta...É melhor ser alegre que ser tristeAlegria é a melhor coisa que existeÉ assim como a luz no coração

  33. QUE VOCÊS SEJAM MUITO FELIZES... ... E PERSISTENTES!

  34. Sobre o fazer ciência no Brasil... “UM DIA, ESSE CLIMA DE DESCONFIANÇA E DESESTÍMULO VAI DESAPARECER.” J.L.L. (2006)

  35. Estude! Não para saber uma coisa a mais, mas para sabê-la melhor.Sêneca MUITO OBRIGADO A TODOS!

More Related