1 / 28

GESTÃO AMBIENTAL NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

GESTÃO AMBIENTAL NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

iola-norman
Download Presentation

GESTÃO AMBIENTAL NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO AMBIENTAL NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA O Projeto Agenda Ambiental do MJ foi implantado em junho de 2005 por iniciativa do Grupo Técnico de Gestão – GTG, e tem como modelo a A3P- Agenda Ambiental na Administração Pública com o objetivo de estimular a participação individual e coletiva dos servidores e colaboradores na promoção da educação ambiental, de maneira que se crie uma nova cultura institucional adotando postura condizente com as questões socioambientais para melhoria da qualidade de vida.

  2. Reuniões com o Secretário-Executivo e o Coordenador-Geral de Logística; Diagnóstico e Mapeamento do descarte, do armazenamento, dos problemas e do tipo de resíduos produzidos nas áreas; Elaboração da Logomarca da Agenda Ambiental; Parceria com o Grupo Associativo dos Servidores do MJ/ GASJUS. FASES DA IMPLANTAÇÃO Contato com o Ministério do Meio Ambiente, TSE, STF , Câmara dos Deputados e participação em eventos, com vistas a trazer subsídios; Minuta do Projeto da Agenda Ambiental no âmbito do MJ;

  3. Diagnóstico e Mapeamento do descarte, do armazenamento, dos problemas e do tipo de resíduos produzidos nas áreas.

  4. Diagnóstico e Mapeamento do descarte, do armazenamento, dos problemas e do tipo de resíduos produzidos nas áreas.

  5. IMPLANTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL Apresentação da Agenda Ambiental na IV Jornada de Qualidade de Vida do MJ.

  6. IMPLANTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL Apresentação do Projeto Mudando Papéis na IV Jornada de Qualidade de Vida.

  7. TREINAMENTO COM OS COLABORADORES DOS SERVIÇOS GERAIS

  8. Sensibilização quanto aos conceitos dos três “erres” Reduzir: água; energia elétrica; materiais de expediente, de limpeza e de higiene; além de redução de resíduos. Reutilizar: material de expediente; equipamentos; peças; movéis; vidros etc. Reciclar: vidros, latas (alumínio e aço), plásticos e papéis.

  9. UMA NOVA CULTURA INSTITUCIONAL • RETIRADA DAS LIXEIRAS • INDIVIDUAIS • SEPARAÇÃO ADEQUADA • DOS RESÍDUOS

  10. A coleta seletiva foi a primeira ação implementada

  11. BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA • A coleta seletiva permite a economia de recursos naturais e gera empregos. • Benefício ambiental: • - Para cada tonelada de papel reciclado: 35% redução da poluição da água 50% redução do consumo de energia 74% redução da poluição do ar e dispensa o corte de 40 árvores Benefício social: - Inclusão social, gerando emprego e renda para mais de 500 mil brasileiros. No DF mais de 4 mil pessoas vivem da coleta de materiais recicláveis.

  12. IMPLANTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL

  13. IMPLANTAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL

  14. AQUISIÇÃO DE LIXEIRAS COM A LOGOMARCA DA AGENDA AMBIENTAL

  15. AÇÕES DE MOTIVAÇÃO JUNTO AOS COLABORADORES .

  16. PLANO DE COMUNICAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL Criado pela ACS/MJ para dar maior visibilidade ao Projeto Agenda Ambiental.

  17. COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Em outubro de 2006, foi instituída a Coleta Seletiva Solidária, por meio do Decreto nº 5.940/06, que determinou a separação dos resíduos descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Constituída a Comissão da Coleta Seletiva Solidária no âmbito do MJ – Portaria SE nº 132/07. Membros: Mª da Conceição Brussi ( CGRH) Helenir Guilherme (CGRH) Donatila Pereira (SAL) Espedita Silvério ( ACS) Francisco Gomes ( CGL)

  18. COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA O Ministério da Justiça no ano de 2007, firmou Termo de Compromisso com a Associação dos Agentes Ecológicos da Vila Planalto – AGEPLAN, que tem como objeto a doação de materiais recicláveis descartados. A AGEPLAN foi indicada pela Central de Cooperativas - CENTCOOP-DF.

  19. TREINAMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

  20. CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO

  21. ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES ECOLÓGICOS DA VILA PLANALTO - AGEPLAN

  22. ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES ECOLÓGICOS DA VILA PLANALTO - AGEPLAN

  23. ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES ECOLÓGICOS DA VILA PLANALTO - AGEPLAN

  24. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE Desde de 2005, o MJ tem contribuído deixando de depositar no meio ambiente cerca de 140 toneladas de resíduos recicláveis.

  25. Quem deve começar, senão você? E quando, senão agora?!“Seja você a mudança que espera ver no mundo” (Gandhi)

  26. ORGANIZADORES: Helenir Guilherme Silva Maria da Conceição Chaves Escobar Brussi Espedita de Sena Martins Silvério Donatila de Fátima Carvalho Pereira ORIENTADORA: Jacimara Guerra Machado – ECOCAMARA (Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados ) FOTOS: ISAAC AMORIM Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Ministro do Ministério da Justiça

  27. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA Tarso Genro SECRETÁRIO-EXECUTIVO Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Sylvio Rômulo Guimarães de Andrade Júnior COORDENADORA-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Raquel Marshall de Gadea COORDENADOR-GERAL DE LOGÍSTICA Alenon de Loyola Fleury Júnior COORDENADOR-GERAL DE RECURSOS HUMANOS Edson Raimundo Machado COORDENADOR-GERAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Jorilson da Silva Rodrigues

More Related