1 / 28

PAULO DEFENDE-SE EM JERUSALÉM

PAULO DEFENDE-SE EM JERUSALÉM. O Corpo Tolhido, o Espírito Liberto. Paulo hospeda-se na casa de Mnasson e encontra-se com Thiago Alfeu no dia seguinte. As perseguições implacáveis promovidas pelos rabinos. As obras sociais da Casa do Caminho ficam impedidas de continuarem.

isleen
Download Presentation

PAULO DEFENDE-SE EM JERUSALÉM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PAULO DEFENDE-SE EM JERUSALÉM

  2. O Corpo Tolhido, o Espírito Liberto

  3. Paulo hospeda-se na casa de Mnasson e encontra-se com Thiago Alfeu no dia seguinte. As perseguições implacáveis promovidas pelos rabinos. As obras sociais da Casa do Caminho ficam impedidas de continuarem.

  4. Thiago acreditava que a única solução seria a apresentação de Paulo ao templo para ser purificado e dar explicações que eram exigidas pelo Sinédrio quanto a suas atitudes. No dia marcado Paulo apresenta-se ao templo junto com outros judeus para fazer voto de nazireu (pobreza).

  5. No último dia de seus votos Paulo sofre perseguições por uma turba de judeus fanáticos que o levam ao local de lapidações.

  6. O Tribuno Romano Cláudio Lísias fica responsável pela prisão de Paulo, ficando fortemente impressionado e passa a respeitá-lo. Paulo é conduzido ao Sinédrio, sendo agredido e injuriado, saindo ileso graças a intervenção de Cláudio Lísias. Crescem os rumores de que Paulo será assassinado e Cláudio achou mais seguro transferir Paulo para Cesaréia.

  7. Paulo é novamente julgado em Cesáreia, na presença do Governador Romano Felix e membros do Sinédrio, saindo novamente inocentado graças a sua postura segura e serena.

  8. Paulo fica preso por dois anos, quando novo Governador (Pórcio Festo) é nomeado, sendo marcado novo julgamento. Percebendo Paulo que Pórcio, em busca de prestígio junto ao Sinédrio, está favorável a condena-lo, apela para César.

  9. Novas Oportunidades de Trabalho

  10. Acompanhado de Lucas, Timóteo e Aristarco e escoltado pelo centurião Júlio, deixam a cidade de Cesárea num navio que os conduz a Sidon, margeiam a ilha de Chipre, e aportam na cidade de Mira. Trocam de navio, passando para um carregado de trigo e com 276 pessoas a bordo. A época do ano não era adequada a longas viagens e a muito custo passam por Cnido e Creta.

  11. Lucas possuidor de grande conhecimento de navegação e Paulo por sua intuição aconselham o Comandante do Barco a não prosseguir viagem dado o mau tempo. Passados poucos dias foram colhidos por uma perigosa tempestade que os obrigou a desviarem sua rota, arrastando-os para o mar largo. Ficam 14 dias sob tormentas e Paulo passou a exercer grande influencia sobre todos a bordo, até que avistam a Ilha de Malta.

  12. Findo o perigo, o orgulhoso comandante trama assassinar Paulo sendo impedido pelo centurião Julio que se converteu ao Cristianismo. O navio destroça-se ao chegar à praia, mas os náufragos são bem recebidos pelos nativos da ilha. Nas primeiras horas na ilha Paulo é picado por uma víbora porém não sente dor e muito menos morre em decorrência. A partir daí passa a ser considerado como um deus pelos nativos.

  13. O Governador Romano da Ilha ao tomar conhecimento dos fatos manda chamar Paulo, pois seu velho pai sofria de uma doença incurável. Paulo cura o Pai do Governador e ganha a confiança de todos sendo autorizado a fundar uma nova igreja na ilha.

  14. Chegando a Siracusa e Putéoli, Julio manda avisar a todos os cristãos do local sobre a chegada de Paulo, tornando a passagem de Paulo pelo local num grande acontecimento.

  15. Rumo à Cidade Eterna

  16. Paulo toma direção da capital sendo seguido por diversos cristãos que disputavam o privilégio da companhia do apóstolo. A viagem durou 7 dias e Paulo aproveitou este tempo para se informar acerca dos problemas que as comunidades viam sofrendo, bem como consolou e esclareceu a todos dos motivos da dor e do destino de cada um.

  17. Em Roma, Paulo fica em prisão domiciliar, graças à intervenção de Júlio. Instalado, Paulo passa a receber inúmeras visitas de representantes cristãos não só de Roma, mas de todas as regiões por onde esteve ou enviou suas epístolas. Paulo ainda escreveu a Epístola aos Hebreus, e realizou inúmeras curas.

  18. Nero

  19. No ano de 63, Pedro e João também chegaram a Roma o que possibilitou Paulo a deixá-los a frente do movimento cristão, partindo com Lucas, Timóteo e Demas, seu advogado, para o extremo ocidente, levando a Boa Nova. Paulo chega até as Galias, na Espanha. A prisão de João obriga-o a voltar e ele utiliza-se de toda a sua influencia para libertá-lo.

  20. Na noite de 16 de Julho de 64 Nero ordena que seja queimada parte de Roma o que causou a morte de inúmeros romanos e coloca a culpa do ocorrido nos Cristãos.

  21. Os cristãos passaram a ser caçados e massacrados. Paulo foi preso e condenado à morte. Na noite mais escura e silenciosa que se seguiu, um pequeno grupo de soldados deixou a prisão rumando na direção da Via Ápia, conduzindo o apóstolo para o último episódio de sua passagem pela terra.

  22. Paulo precisou encorajar o verdugo que não tinha coragem para executar seu serviço.

  23. Após anos de sofrimento e trabalho Paulo, pode enfim, superar o imenso abismo que ele havia criado entre si, sua amada e seu protetor do plano espiritual e finalmente Paulo pode reencontrá-los.

  24. PAULO, ABIGAIL E ESTEVÃO, ESTAVAM FINALMENTE JUNTOS. RUMO AO MESTRE

  25. Bibliografia: Iniciação Espírita – Pág. 80 a 84 – Ed. Aliança Paulo e Estevão – Parte II Cap. 8 - Emmanuel / Chico Xavier – FEB Paulo de Tarso – Cap. 2 - Huberto Rohden – Ed. Alvorada Vida e Atos dos Apóstolos – Caírbar Schutel – O Clarim Médico de Homens e Almas – Taylor Caldwell – Ed. Record A Bíblia – Ato dos Apóstolos

More Related