550 likes | 641 Views
SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atendimentos Realizados pelo NEA Envolvendo Barragens. Palestrante: Luiz Filipe Venturi Vianna Eng. Ambiental, Civil, Seg. do Trabalho Analista Ambiental – NEA / DEAMB. Vianópolis. Vianópolis. Conselheiro Lafaiete.
E N D
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Atendimentos Realizados pelo NEA Envolvendo Barragens Palestrante: Luiz Filipe Venturi Vianna Eng. Ambiental, Civil, Seg. do Trabalho Analista Ambiental – NEA / DEAMB
Estudo de Caso – Barragens de Cataguases Acidente Ambiental em Cataguases Data: 29 mar 2003 Horário: 5:30h
Causas • - Falhas na manutenção da estrutura da barragem do reservatório de resíduos. • - Inexistência de responsável técnico pela operação e manutenção das barragens.
Conseqüências: • - Agressões severas à fauna e flora local; • - Milhares de pessoas sem abastecimento de água; • - Prejuízo de milhões de reais para economia das cidades afetadas em MG e RJ; • - Prejuízo aos cofres públicos, em função de gastos com ações emergenciais.
Algumas das alternativas de tratamento propostas para o volume estimado de 450.000 m³
Cataguases, 06 de janeiro de 2009 – Preocupação com os níveis das barragens “... A última medição demonstra que a barragem “A” está faltando apenas 4 centímetros e a barragem “B” está faltando apenas 1,23 metros para atingirem o vertedouro...” “ As chuvas não dão trégua em nossa região há mais de 20 dias, com precipitação de 673 mm no período.” “..., entendemos que a situação caminha a passos largos para uma possível reprise do ocorrido em março de 2003.”
06/01/2009 • - A empresa solicitou autorização para o descarte controlado da lixívia, como forma de aliviar a tensão sobre os taludes e diminuir o risco de um novo acidente. • Foi acordada a manutenção da transferência de resíduo da barragem “A” para a barragem “B”. 07/01/2009 • - Secretário José Carlos Carvalho autoriza o lançamento dos resíduos da barragem “B” diretamente para o córrego Sujo.
23/01/2009 Primeira verificação das barragens pela equipe. Órgãos envolvidos: FEAM, IGAM, CEDEC, SECOM
Barragem A Barragem B Vertedouro da Barragem A Corpo do barramento da Barragem B
23/01/2009 • Visita a todas as casas localizadas às margens do córrego Sujo e ribeirão do Cágado para informar a situação das barragens, a decisão de iniciar o lançamento do efluente e cadastrar as formas de uso da água pela comunidade.
23/01/2009 Inicio do lançamento
Confluência do Sujo com o Cágado Ribeirão do Cágado – Jusante da zona de mistura
Confluência do Cágado com o Pomba Rio Pomba, após corredeiras, no Distrito de Aracati
26/01/2009 Visita do Secretário José Carlos Carvalho
Durante todo o processo, foi realizado o monitoramento da qualidade da água dos rios, respeitando o enquadramento dos mesmos e o uso da água.
Ao final do período chuvoso é determinado o fim do período emergencial pelos órgãos envolvidos, em função da redução dos fatores de risco.
Situação atual: A barragem “A” está vazia, em fase de recuperação da área.