1 / 4

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 06

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 06. ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS. PUC – MINAS PROFESSOR: MAURILIO DA SILVA E-mail: maurilio@pucminas.br Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos. ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS.

jaegar
Download Presentation

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 06

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ORÇAMENTO EMPRESARIALAula 06 ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS PUC – MINAS PROFESSOR: MAURILIO DA SILVA E-mail: maurilio@pucminas.br Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

  2. ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS • ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS: Trata apenas das quantidades planejadas de cada tipo de matéria prima necessária à produção; Deve ser detalhado por tipo de matéria prima, período de tempo e departamento. • ORÇAMENTO DE COMPRAS: Especifica tanto as quantidades a serem compradas como o custo de cada tipo de matéria prima e as datas de entrega exigida. • ORÇAMENTO DE ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS: Indicam os níveis planejados de estoques de matérias primas em termos de quantidade e custos. • ORÇAMENTO DO CUSTO DE MATÉRIAS-PRIMAS NECESSÁRIAS A PRODUÇÃO: Apresentam o custo planejado das Matérias Primas a serem usadas na produção.

  3. ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS • Na elaboração de cada um destes orçamentos devemos observar alguns pontos básicos : • Controle : Os custos de Matérias Primas estão sujeitos a controle direto e portanto estes orçamentos devem ser elaborados em termos de responsabilidade organizacionais; • Custeio do produto final: Os custos de Matérias Primas fazem parte do custo de fabricação e portanto devem ser identificados com o custo do produto acabado. • Classificação: Por tipo de matéria prima, por responsabilidade organizacional ligada á sua utilização, por período de tempo e por produto. • Níveis de Estoques: Deve-se buscar um planejamento e controle de equilíbrio ótimo entre as necessidades de matérias primas, os níveis de estoques e a utilização das matérias primas na produção.

  4. ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS Métodos de custeio dos estoques • PEPS (FIFO): o Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair Tende a superestimar os saldos de estoque e motivar a apuração de um lucro bruto elevado • UEPS (LIFO): o Último a Entrar é o Primeiro a Sair Subestima os saldos de estoque, ocasionando a apuração de um lucro relativamente baixo • Custo médio Mantém um equilíbrio permanente em relação à apuração do lucro

More Related