680 likes | 813 Views
Formação em Ação Segundo semestre/2011 Equipe de Língua Portuguesa. DIRETRIZES CURRICULARES Concepção teórico-metodológica para o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação Básica
E N D
Formação em AçãoSegundo semestre/2011 Equipe de Língua Portuguesa
DIRETRIZES CURRICULARES Concepção teórico-metodológica para o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação Básica Nas DCE, a linguagem é vista como fenômeno social, pois nasce da necessidade de interação entre os homens. Ensinar a língua materna, a partir dessa concepção, requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do enunciado.
CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL O discurso é toda atividade comunicativa entre interlocutores. Os agentes são seres situados num tempo histórico, num espaço geográfico; pertencem a uma comunidade, a um grupo e por isso carregam crenças, valores culturais, sociais, enfim a ideologia do grupo, da comunidade de que fazem parte. Essas crenças e ideologias são veiculadas, ou seja, aparecem nos discursos.
PRÁTICAS DISCURSIVAS * Prática de oralidade *Prática de leitura * Prática de escrita Literatura A Análise Linguística perpassa as três práticas
CONTEÚDOS BÁSICOS Gêneros Discursivos conforme suas esferas de circulação Caberá ao professor fazer a seleção dos gêneros nas diferentes esferas, de acordo com o Projeto Político Pedagógico, com a Proposta Pedagógica Curricular, com o Plano de Trabalho Docente, considerando o nível de complexidade adequado a cada uma das séries.
GÊNEROS DO DISCURSO Sempre relacionados a esferas de atividade, os gêneros do discurso são “modos de dizer” apropriados para certas atividades e/ou situações, na medida em que permitem responder adequadamente às demandas de comunicação correspondentes. Segundo Bakhtin, todo gênero envolve um tema, assume uma forma composicional e define um estilo.
Os gêneros discursivos que circulam na sociedade possuem especificidades, ou seja, características que os distinguem dos demais: foram produzidos considerando seu interlocutor (público-alvo); a situação interlocutiva; o momento de produção; apresentam finalidades, intencionalidades, nem sempre tão explícitas; são influenciados até pelos suportes que carregam estes textos.
SUPORTES TEXTUAIS Segundo Marcuschi, suporte de um gênero é um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto. Pode-se dizer que suporte de um gênero é uma superfície física em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto. A idéia aqui expressa comporta três aspectos: suporte é um lugar físico ou virtual; tem formato específico; serve para fixar e mostrar o texto.
JORNAL • É nitidamente um suporte com muitos gêneros. • Quais gêneros podemos citar, que podem estar presentes nos jornais?
Alguns gêneros presentes no jornal • cartas do leitor e notas sociais, • anúncios fúnebres, • convites para missas de sétimo dia • previsões meteorológicas, • resumos de filmes, • horóscopo, diário etc. • notícias, • reportagens, • editoriais, • propagandas, • artigos, • crônicas e poemas, • ensaios críticos, • charges,anúncios vários,
A Notícia é um gênero jornalístico, que pode ser veiculada em diferentes suportes, além do jornal impresso: blogs, jornais virtuais, revistas entre outros.
“Gênero textual Notícia, uma proposta de intervenção pedagógica”
Apresentação do gênero • Motivação; estímulo ao gênero que será explorado.
Poema do Jornal O fato ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter o transforma em notícia. O marido está matando a mulher. A mulher ensangüentada grita. Ladrões arrombam o cofre. A polícia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce música [mecânica. Carlos Drummond de Andrade
O gênero NOTÍCIA pode ser encontrado em diferentes revistas e jornais que circulam na sociedade. Tomaremos como exemplo, uma notícia veiculada no Jornal Gazeta do Povo on line em 03/06/2009 sobre o tema Copa do mundo de 2014.
Explorar o que os alunos já conhecem sobre o tema e o gênero a partir dos seguintes questionamentos:
MODELOS DE TEXTOS DO GÊNERO Levar para a sala de aula diferentes notícias, a fim de que os alunos, além de lê-las, possam manuseá-las, atentando para o assunto abordado, sua estrutura, enfim, sua forma de organização.
Após a leitura dos textos, o professor pode indagar os alunos quanto à identificação do gênero. Antecipando as características que serão estudadas na sequência. CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO
Texto: O que é uma notícia • Esse texto que vamos ler pode ser trabalhado também com os alunos em sala.Ele apresenta uma visão geral sobre o gênero notícia, sem se configurar como um texto teórico em si.
A partir desse ponto, o professor pode trabalhar com o material impresso para que os alunos possam assimilar as características específicas do gênero, auxiliando-os a identificá-las nos textos recebidos.
Durante o trabalho com os modelos do gênero em questão, buscou-se explorar características, contexto de produção, função social e tipologia dominante. Após essa etapa, o professor deve proceder com a seleção de um texto do gênero, objetivando explorar, agora, as atividades de: Compreensão/Interpretação, Análise Linguística e Produção Escrita.
O professor deverá selecionar um texto do gênero estudado, sobre o qual apresentará algumas propostas de atividades que poderão ser trabalhadas após leitura atenta. Porém, antes mesmo de lê-lo, os alunos serão orientados a buscar as seguintes informações no texto: SELEÇÃO DE UM TEXTO DO GÊNERO
Qual o principal assunto da Notícia? Qual local está sendo enfocado no texto? Em que data ocorreu o fato? Por que razão o assunto virou notícia?
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO ATIVIDADES
No livro “Ler e Compreender os sentidos do texto”, as autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias apresentam três diferentes concepções de língua, a partir das quais pode-se refletir sobre o trabalho com a leitura, no cotidiano das salas de aula. CONCEPÇÕES DE LEITURA
Após a leitura atenta do texto “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário, responda: 1) A notícia parte de um conteúdo temático, que nesse caso é a Copa do Mundo de 2014, porém aborda um assunto específico. Qual? 2) Sabendo-se que o lead é o parágrafo inicial onde encontramos resumidamente as informações principais. Releia o lead do texto e descreva a informação principal nele contida.
3) A Notícia é relatada em terceira pessoa, visando um distanciamento em relação ao fato. Isso leva à objetividade e favorece a credibilidade da informação. Como se dá esse distanciamento na notícia em questão? • 4) Nessa notícia, percebe-se uma linguagem expressa em registro culto, no entanto não excessivamente formal, é o que se chama de linguagem intermediária. Comprove essa afirmação com elementos do texto.
5) O título é muito importante em uma notícia, pois chama a atenção do leitor, ativa e cria expectativas, provocando a prosseguir a leitura da matéria. Sendo assim podemos observar o tamanho das letras e as poucas palavras com informações contundentes e densas as quais constituem umas das características principais do título. Em geral, o título serve como indicador prospectivo das idéias, é orientador da leitura. • O que a escolha lexical do título: “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário revela?
Espera-se que o aluno perceba que pela escolha lexical do título depreende-se a possibilidade de não haver Copa em Curitiba. Nesse sentido explorar: • O verbo “Acho”, indicando dúvida sobre a realização da Copa de 2014 em Curitiba. • O verbo “recua” indicando que o secretário volta atrás em algum comentário já realizado. Qual seria esse comentário?...
6) Explorando o Lead • O lead mostra o assunto ou destaca o fato essencial, respondendo a algumas perguntas básicas (quem, o quê, quando, onde, como e por quê). Volte ao lead e preencha o quadro a seguir:
6.1) Em textos literários, também é possível identificar os elementos encontrados nos lides das notícias. (o fato, quem o realizou, quando etc). • No gênero poema. Exemplo que será observado nos versos de Manuel Bandeira: “Poema tirado de uma notícia de jornal”. • No gênero conto. Exemplo que será observado no miniconto “Penha”.
Poema tirado de uma notícia de jornal • João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem [número • Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro • Bebeu • Cantou • Dançou • Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e [morreu afogado. • (BANDEIRA, Manuel)
Penha • De madrugada, Penha sai para buscar o filho delinquente. Desesperada, não vê o carro. Bate gravemente a cabeça. A mãe não buscaria mais o filho.
a) Volte ao poema e ao miniconto e preencha os dados que formam o lead de cada texto :
b) Pedir ao aluno que transforme o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal” em um lide de notícia (um parágrafo), criando um título original e tomando o cuidado de incluir os elementos o quê?, quem?, quando?, onde?, por quê? e como? • c) Solicitar que o aluno reflita sobre a seguinte questão: O que faz com que esses dois textos sejam literários e não informativos (notícia jornalística)? • Leitura do texto de apoio e atividades no material impresso.
Após o trabalho com a linguagem literária e não literária e a leitura do texto sugerido (incluindo poema e notícia) para subsidiar essa reflexão, indicamos aos professores a utilização do painel [ver material impresso] para sintetizar com os alunos as principais características de ambos os gêneros.
Retomando a leitura da notícia “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário... • 7) Outras possibilidades de exploração quanto à leitura da notícia depreendem da forma como o texto foi construído, permitindo-nos diferentes leituras do último parágrafo. Nesse sentido, sugerimos o exercício das reflexões a seguir:
7.1) A sequência dos fatos apresentados: • a) Desde o título até o penúltimo parágrafo do texto, o autor demonstra a incerteza de que haja copa em Curitiba, o que é possível perceber pelo desenvolvimento dos fatos apresentados. Quais são esses fatos? • Espera-se que o aluno perceba que os fatos se apresentam na seqüência a seguir:
Existe um risco de não haver Copa em Curitiba; • Esse risco existe em função de um impasse financeiro; • O impasse financeiro é motivado pelo dinheiro necessário para a reforma da Arena da Baixada [estádio que sediará os jogos]; • Esse custo é elevado devido a novos fatores de ordem econômica e técnica; • O clube garante que esse acréscimo não saíra de seus cofres;
b) Apenas no último parágrafo aparece, pela primeira vez no texto, uma oposição à idéia de que pode não haver copa em Curitiba. Comprove essa afirmação com elementos do texto. • Espera-se que o aluno perceba que essa oposição se dá pela surpresa que Luiz de Carvalho demonstra em relação ao colega que suscita a dúvida.
c) Qual a relevância do verbo utilizado na citação do Secretário Municipal; “Tive” no pretérito perfeito, modo indicativo? • Espera-se que o aluno perceba que esse tempo e modo verbal indicam uma ação concluída e concreta e que sua utilização é relevante para “atmosfera positiva” criada a partir da afirmação de Luiz de Carvalho “Para mim, Curitiba está na Copa”.
7.2) Intencionalidade/ideologia • Embora a objetividade e a impessoalidade caracterizem a notícia, nem sempre isso acontece. A verdade expressa nos meios de comunicação é relativa: permeia-os a ideologia e os interesses específicos de seus proprietários. Assim, manipulam a linguagem de modo a deixar chegar ao público leitor apenas aquilo que lhes interessa e com a versão que lhes convém. • Fonte: Folhas “Nos bastidores da Reportagem” das autoras Rosangela Oro Brocardo e Márcia Aparecida de Souza Coelho.
a) Nesse sentido é importante considerar a intencionalidade do autor ao finalizar a notícia com a citação: “Para mim, Curitiba está na Copa”. O fato de o autor ter concluído a notícia com essa citação implica em diferentes leituras. Quais seriam as leituras possíveis, dentro do texto? • Espera-se que o aluno perceba as seguintes possibilidades de leitura, as quais devem ser mediadas pelo professor. • Deixar no ar a sensação boa de que teremos Copa “aqui” • Permitir a conclusão de que nada corrobora para a certeza de que haverá de fato Copa em Curitiba.
b) A utilização da palavra “alheio” possibilita ao autor construir uma certa representação de si mesmo para o leitor do texto. Qual o efeito de sentido resultante dessa escolha lexical? • Espera-se que o aluno perceba que, por meio dessa escolha lexical, o autor está dizendo que não há consenso entre as secretarias estadual e municipal em relação ao assunto. E, nesse caso, a alienação de Luiz de Carvalho reforça a ideia de que pode não haver copa em Curitiba.
Portanto, ao se analisar um texto é imprescindível perguntar-se para quem e por que foi escrito, quem o escreveu, em que situação/contexto, onde, quando e em que suporte foi veiculado. Dessa forma fica mais fácil perceber as possíveis intenções do autor e as entrelinhas do texto.