90 likes | 184 Views
Reunião de Reciclagem Setembro/2012. No ciclo 09, daremos continuidade ao assunto endometriose. Ainda encontramos médicos que não fazem adequadamente o diagnóstico e tratamento da endometriose. Nossa missão é levar informações relevantes, consistentes e embasadas aos médicos.
E N D
Reunião de Reciclagem Setembro/2012
No ciclo 09, daremos continuidade ao assunto endometriose. Ainda encontramos médicos que não fazem adequadamente o diagnóstico e tratamento da endometriose.
Nossa missão élevar informações relevantes, consistentes e embasadas aos médicos. MAS, COMO?
Separata Gestinol 28 – Endometriose Pélvica • Série de 2 separatas escritas pelo Dr. Reginaldo Guedes C. Lopes, especialista em endometriose; • Revisão com embasamento científico sobre a endometriose e opções de tratamento.
1ª separata: principais teorias sobre a endometriose, quadro clínico, opções de diagnóstico e exames.
“Há autores que citam a ovulação como fator de risco para desenvolvimento da doença pela liberação na pelve de grandes quantidades de estradiol, estimulando o desenvolvimento do endométrio que migrou durante a menstruação.” É importante ressaltar que até hoje nenhuma das teorias sobre a origem da endometriose é amplamente aceita pelos ginecologistas e pesquisadores.
O sintoma mais prevalente nas mulheres portadoras de endometriose pélvica é a dismenorreia. • A dismenorreia tem caráter progressivo e início na juventude da mulher.
É comum a paciente relatar que a dismenorreia piora com o tempo; • A partir de determinada época, a dor perde o caráter de cólica menstrual, assumindo a característica de dor pélvica crônica.