770 likes | 980 Views
AULA II TERCEIRO ANO. CONCORDÂNCIA NOMINAL. Ele agiu com coragem e paciência admirável . Ele agiu com coragem e paciênci a admiráveis . Ela usava vestido e blusa amarela . Ela usava vestido e blusa amarelos. VISITEI UMA EXPOSIÇÃO DE QUADROS E ESCULTURAS RARAS .
E N D
AULA II TERCEIRO ANO
Ele agiu com coragem e paciênciaadmirável. Ele agiu com coragem e paciência admiráveis. Ela usava vestido e blusaamarela. Ela usava vestido e blusaamarelos.
VISITEI UMA EXPOSIÇÃO DE QUADROS E ESCULTURAS RARAS. Visitei uma exposição de quadros e esculturasraros.
. Admiro o folclore e as tradiçõesgaúchas. Admiro o folclore e as tradiçõesgaúchas. Admiro as tradições e o folcloregaúcho.
Há erro de concordância em:a) atos e coisas másb) dificuldades e obstáculo intransponívelc) cercas e trilhos abandonadosd) fazendas e engenho prósperase) serraria e estábulo conservados
Avistávamos estranhoshomens e mulheres. Avistávamos estranhasmulheres e homens. A sala e os quartos estavam desarrumados. Estava desarrumada a sala e os quartos. Estavam desarrumados a sala e os quartos.
2 Assinale a frase que encerra um erro de concordância nominal:a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila.b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas.c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos.d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos.e) Ela comprou dois vestidos cinza.
Encontrei as janelas e o portão arrombados. Encontrei arrombados as janelas e o portão. Encontrei arrombadas as janelas e o portão. Encontrei arrombado o portão e as janelas.
MESMO – PRÓPRIO – QUITE – ANEXO - OBRIGADO Ele mesmo fará isso. Ela mesma fará isso. Ele fará mesmo isso. Ela fará mesmo isso.
3 O caso de concordância nominal inaceitável aparece em: a) Nunca houve divergências entre mim e ti.b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados.c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.d) Tinha vãs esperanças e temores.e) É necessário certeza.
Você está quite com o serviço militar? Meus pais estão quites com a vida. Crime de leso-patrimônio Crime de lesa-pátria
Anexo, envio-lhe o passaporte. As fotografias seguem anexas. Obrigado, disse o rapaz. Obrigada, disse a aluna. Em incluso e em anexo não devem ser empregados.
4 Assinale a alternativa incorreta: a) Falou bastantes coisas.b) Os guardas cometeram erros de leso-patriotismo.c) Era a mim mesma que ele se referia.d) Seus apartes eram o mais pertinentes possível.e) Você fala tanto, que me deixa meia tonta.
Havia bastante gente. Havia bastantes alunos. Os meus alunos de terça e quinta sabem bastante. Tomei meia cerveja. Eu e minha mãe tomamos meios cálices de vinho.
Ele sempre usou roupas caras. A moça está meio nervosa. Estas roupas custam caro. Ele come só macarrão. Ele está só. Elas estão sós.
5. Todas as alternativas estão corretas quanto à concordância nominal, exceto: a) Foi acusado de crime de lesa-justiça.b) As declarações devem seguir anexas ao processo.c) Os registros dos alunos seguem em anexo.d) É necessário cautela com os pseudolíderes.e) Seguiram automóveis, cereais e geladeiras exportados.
Cerveja é gostoso no verão. Dieta é bom para manter a forma. É proibido entrada. A cerveja daquela região é ótima. Esta dieta é boa para manter a forma. É proibida a entrada.
PSEUDO – ALERTA – MONSTRO – MENOS Aquelas mulheres são pseudo-sábias. Os soldados permaneceram alerta. Realizaram concentrações monstro. Esse atleta ganhou menos medalhas.
6 Indique a frase em que a palavra só é invariável. a) Elas partiram sós, deixando-me para trás aborrecida e bastante magoada. b) Chegaram sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós aquela manifestação.e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.
CONCORDÂNCIA VERBAL ORAÇÃO SE SUJEITO TD + SE EU TU OU
Oração sem sujeito: verbo no singular, com exceção do verbo ser que concorda com o que vem depois.
ORAÇÃO SEM SUJEITO HAVER – NO SENTIDO DE EXISTIR. 1º FAZER – TEMPO DECORRIDO 2º FAZER – TEMPO CLIMÁTICO SER – TEMPO, DATAS E HORAS CHOVER – FENÔMENOS DA NATUREZA.
HAVIA CRIANÇAS PELAS RUAS. DEVE HAVER CRIANÇAS PELAS RUAS. EXISTEM CRIANÇAS PELAS RUAS. DEVEM EXISTIR CRIANÇAS PELAS RUAS.
FAZ DOIS ANOS QUE ELA PARTIU. FAZ VERÕES LINDOS NO LITORAL. CHOVE LÁ FORA. CHOVERAM PÉTALAS DE ROSAS.
É MEIO-DIA E MEIA. É UMA HORA. SÃO DUAS HORAS. ERAM QUATRO HORAS.
HOJE É 22 DE OUTUBRO. HOJE SÃO 22 DE OUTUBRO. HOJE ÉDIA 22 DE OUTUBRO.
TD + SE CONCORDA COM O SUJEITO POSPOSTO. ALUGA-SE CASA. ALUGAM-SE CASAS. ALUGAM-SE CASA E APARTAMENTO.
I + SE / TI + SE: O VERBO TRABALHA SEMPRE NO SINGULAR. VIVE-SE BEM AQUI? VIVE-SE. PRECISA-SE DE OPERÁRIOS.
SUJEITO COMPOSTO (EU – NÓS) VERBO NA 1ª DO PLURAL: MARIA, ROBERTO E EU SAIREMOS À NOITE. MARIA, ROBERTO E PAULO SAIRÃO À NOITE.
SUJEITO COMPOSTO (TU - VÓS): VERBO NA 2ª (VÓS) OU 3ª DO PLURAL (ELES): PAULA, MARIA E TU SAIREIS AMANHÃ. PAULA, MARIA E TU SAIRÃO AMNHÃ. CUIDADO: PAULA MARIA E TU SAIRÁS AMANHÃ.
(EU – NÓS) X (TU – VÓS) MARIA, PAULA, TU E EU SEREMOS OS VENCEDORES.
OU – DANDO A IDEIA DE EXCLUSÃO, CONCORDA COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO. VOCÊ OU ELE SERÁ O ORADOR DA TURMA. O ALUNO OU OS PROFESSORES VENCERÃO A DISPUTA. OS ALUNOS OU O PROFESSOR VENCERÁ A DISPUTA.
O príncipe ou a princesa devem ser educados. Os alunos ou o professor devem estudar.
CONCORDÂNCIA VERBAL I ORAÇÃO SEM SUJEITO TD + SE / I + SE / TI + SE EU – TU – OU
SINÔNIMOS – LIVRE Alegria e contentamento o levou ao casamento. Alegria e contentamento o levaram ao casamento.
NÃO SÓ...MAS TAMBÉM (concorda com o mais próximo ou vai para o plural) Não só o professor mas também seu ano fará a prova. Não só o professor mas também seu aluno farão a prova. Não só o professor mas também seus alunos farão a prova.
NEM...NEM Nem Pedro nem Paulo foi ao teatro. Nem Pedro nem Paulo foram ao teatro.
MAIORIA E PARTE MAIS UM TERMO NO PLURAL – LIVRE. A maior parte dos alunos faltou. A maior parte dos alunos faltaram. Grande parte da classe faltou.
MAIS DE UM – CONCORDA COM O NUMERAL Mais de um jornal publicou o caso. Mais de dois jornais publicaram o caso. *Mais de um carro entrechocaram-se. *Mais de um aluno entreolharam-se. IDEIA DE RECIPROCIDADE
QUAIS , QUANTOS , MUITOS, POUCOS, VÁRIOS, ALGUNS. DE NÓS – DE VÓS - DE VOCÊS CONCORDA COM O PRONOME OU VAI PARA A TERCEIRA DO PLURAL
Quantos de nós passaremos no concurso? Quantos de nós passarão no concurso? Quantos de vós passareis no concurso? Quantosde vós passarão no concurso?
1. Escolha a correta, explique a concordância de todas: • Aqui se organiza, com garantia, festas incríveis. • No Japão fazem outonos maravilhosos. • Paula e tu farás o bolo. • Existem alunos loucos, não valorizam o professor de gramática.
2 Assinale a incorreta: • Adoram-se as mulheres meigas. • Amanhã haverão xingamentos. • Agora haverá brigas. • Está escrito na placa que se vendem dentaduras usadas.
3. Escolha a incorreta: • Nem o aluno nem a aluna fizeram a lição de casa. • Não só o diretor mas também o professor decidirá sobre o caso. • A maior parte dos alunos pedia aulas melhores. • Mais de um aluno manifestou-se favorável à medida.
CONCORDÂNCIA VERBAL II: SINÔNIMOS NÃO SÓ... MAS TAMBÉM NEM...NEM MAIORIA E PARTE MAIS DE UM QUAIS, QUANTOS, MUITOS, POUCOS, VÁRIOS, ALGUNS
COM – GERALMENTE NO PLURAL Eu com o aluno participamos do evento. Eu com o aluno participei do evento. Eu, com o aluno, participei do evento.