130 likes | 371 Views
Esgotamento dos Recursos Hídricos. A água doce é um recurso renovável, mas abastecer o mundo de água doce e limpa está ficando cada vez mais difícil. Até onde o esgotamento hídrico terá de chegar para que possamos ver a gravidade de tal problema ?. O que são os recursos hídricos ?.
E N D
Esgotamento dos Recursos Hídricos A água doce é um recurso renovável, mas abastecer o mundo de água doce e limpa está ficando cada vez mais difícil. Até onde o esgotamento hídrico terá de chegar para que possamos ver a gravidade de tal problema ?
O que são os recursos hídricos ? São as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As terras subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos, cerca de 97%.
70 % do planeta é composto de água • Brasil é o país com maior oferta de água doce do mundo, seguido de Rússia e China. 69% é para irrigação; 21% é de uso industrial; 10% uso domestico ; Sendo que 35% das retiradas são de maneira insustentável. Lei das Águas
Esgotamento dos recursos hídricos Ainda existe água suficiente para atender às necessidades da população mundial, mesmo que diferenças de consumo sejam diretamente proporcionais ao desenvolvimento socioeconômico, mas o desinteresse da população sobre a água favorece a contaminação alarmante dos lençóis subterrâneos, dos rios e das águas costeiras. Sem a água, a vida, tal como a conhecemos, não seria possível. A sociedade tem negligenciado a possibilidade de esgotamento dos recursos hídricos e vem promovendo intervenções no meio ambiente que prejudicam numerosos mananciais.
Não é mais segredo que os recursos hídricos do planeta estão se esgotando gradativamente e que, além da poluição dos rios e dos mananciais, o consumo irresponsável e sem fundamentação sustentável no desenvolvimento econômico é um fator relevante na redução da agua. A escassez da água é uma questão cada vez mais preocupante em todo mundo. O esgotamento dos recursos hídricos tornou-se realidade em algumas regiões do planeta, de modo que muitos países já sofrem extremamente com o problema. Estima-se que 18% da população mundial não tenham água disponível para suprir suas necessidades e em 2050 as estimativas são ainda mais catastróficas: caso a situação atual não se altere, três quartos dos habitantes da Terra não terão acesso a este recurso essencial à vida.
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=OBMYKKuezHY
Causas do esgotamento dos recursos hídricos • Poluição ; • A má utilização da água e a falta de consciência global; • Agropecuária e indústria;
Poluição da água Lançamentos de esgotos domésticos Influentes industriais = lixo tóxico Lixo e entulho jogados diretamente nos corpos d’água consome o oxigênio da água provocando a morte da fauna, flora e da própria água. Voltar
A má utilização da água e a falta de consciência global • Banhos demorados • Lavar o quintal ( Abusando na quantidade de água) • Deixar a torneira aberta (lavando louça, escovando os dentes etc.) Voltar
Agropecuária e indústria Em torno de 65% da água do planeta é consumida pela agropecuária, que ainda não possui técnicas econômicas e eficientes para o aproveitamento da água. Para se ter uma ideia, cada quilo de carne produzido exige uma quantidade média de 15 mil litros de água; 1 quilo de trigo, cerca de 1,5 mil litros. A indústria consome cerca de 24% da água do planeta, além de poluir lagos e rios, causando também perda de biodiversidade.
Estresse hídrico É a situação onde não há água suficiente para todos os usos, seja pra agrícola, industrial ou doméstico. • A cada 10 pessoas: • - 5 tem abastecimento de água em casa • - 3 fazem uso de algum outro tipo de abastecimento (ex. reservatórios públicos) • 2 não tem acesso a água com tratamento • Além disso, 4 em cada 10 não tem saneamento básico.
Consequências As consequências são realmente alarmantes. A carência de água prejudica a produção de alimentos, a economia em geral, e provoca um alto índice de mortes por sede e por doenças. Dado o tamanho do problema da escassez, muitos conflitos foram e ainda são gerados pela posse de reservas de água. Neste sentido, podem ser citadas as guerras que ocorrem no Oriente Médio, como a que se dá entre palestinos e israelenses, que lutam pelos lençóis da Cisjordânia. Como já falamos, as previsões mostram a possibilidade de uma crise geral de água no planeta nas próximas décadas. O crescimento populacional, a industrialização, e a urbanização das cidades são fatores que evidenciam um aumento significativo no consumo de água. Acredita-se, todavia, que o problema atual relacione-se muito mais ao gerenciamento e distribuição da água do que à própria escassez. Se quisermos propiciar um planeta que reúna condições de sobrevivência às próximas gerações, é necessário que busquemos a conservação dos bens naturais, baseada na perspectiva sustentável e até nas pequenas ações individuais.
Bibliografia • http://www.preservacaolimeira.com.br/agua/ • http://planetadobem.blogspot.com/2010/03/o-esgotamento-dos-recursos-hidricos-no.html • http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR650479_9043.pdf • http://tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=&idAssunto=90&idArea=3&acao=VerCompleto