550 likes | 725 Views
DOUTRINAS BÍBLICAS HOMEM Marcus Aurelius Lopes Domiciano junho /2010. ?. Que é o homem. Sou mesmo o que os outros dizem de mim? Ou apenas sou o que sei de mim mesmo? Inquieto, saudoso, doente, Como um passarinho na gaiola, sempre lutando por ar, como se me sufocassem,
E N D
DOUTRINAS BÍBLICAS HOMEMMarcus Aurelius Lopes Domicianojunho/2010
? Que é o homem
Sou mesmo o que os outros dizem de mim? Ou apenas sou o que sei de mim mesmo? Inquieto, saudoso, doente, Como um passarinho na gaiola, sempre lutando por ar, como se me sufocassem, Faminto de cores, de flores, às vezes de pássaros. (…) Quem sou eu? A própria pergunta nesta solidão, De mim parece pretender zombar. Quem quer que sempre eu seja, Tu me conheces, oh, meu Deus, SOU TEU. DietrichBonhoeffer “ ”
1 HOMEM estado original
A. o homem foi criado por Deus
A. o homem foi criado por Deus Ele formou o homem do pó da terra
A. o homem foi criado por Deus Ele formou o homem do pó da terra Inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida
A. o homem foi criado por Deus Ele formou o homem do pó da terra Inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida O homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7 e 1 Cor 15:45)
Criação X Evolução Realidade final visão materialista: a realidade final é a material impessoal. Deus não existe. visão cristã: a realidade final é um Deus infinito, pessoal, amoroso.
Criação X Evolução Universo Visão materialista: o universo foi criado mediante eventos casuais, sem um propósito final. Visão cristã: o universo foi criado amorosamente por Deus com um propósito específico.
Criação X Evolução Homem Visão materialista: o homem é produto do tempo impessoal, mais acaso e mais matéria. Visão cristã: o homem foi criado por Deus à Sua imagem e é amado por Ele. Em vista disso, todos os homens são dotados de valor e dignidade eternos.
Criação X Evolução Moralidade Visão materialista: a moralidade é definida pelo indivíduo, de acordo com seus pontos de vista e interesse. Visão cristã: a moralidade é definida por Deus e imutável por ser baseada inerentemente no caráter imutável de Deus.
Criação X Evolução Pós-vida Visão materialista: o pós-vida traz a aniquilação eterna (extinção pessoal) para todos. Visão cristã: o pós-vida envolve seja a vida eterna com Deus (imortalidade pessoal) ou a separação eterna dEle.
B. o homem foi criado a imagem de Deus
B. o homem foi criado a imagem de Deus C. o pacto de Deus com o homem
D. o homem: corpo, alma e espírito
D. o homem: corpo, alma e espírito (1 Tes. 5:23) mente vontade emoções
2 HOMEM estado de pecado
A. o início do pecado no mundo (Gn 3) B – a natureza do pecado
A. o início do pecado no mundo (Gn 3) B. a natureza do pecado B – a natureza do pecado
C. os efeitos do pecado
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus perda de livre comunhão com Deus
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus perda de livre comunhão com Deus morte espiritual
DEUS DEUS Espírito queda alma corpo Gn 2:16 e 17 Gn 3:6 Gn 2:7
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus perda de livre comunhão com Deus morte espiritual sofrimento
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus perda de livre comunhão com Deus morte espiritual sofrimento escravidão moral
C. os efeitos do pecado culpabilidade diante de Deus perda de livre comunhão com Deus morte espiritual sofrimento escravidão moral herança nefasta
3 HOMEM estado restaurado
Jesus Cristo, a expressa imagem de Deus 1. somos vivificados em Cristo 1 Coríntios 15:22
Jesus Cristo, a expressa imagem de Deus 1. somos vivificados em Cristo 1 Coríntios 15:22 andamos em amor Efésios 5:1 e 2 2.
Jesus Cristo, a expressa imagem de Deus 1. somos vivificados em Cristo 1 Coríntios 15:22 andamos em amor Efésios 5:1 e 2 andamos na verdade 2 João 1 2. 3.
Jesus Cristo, a expressa imagem de Deus 1. somos vivificados em Cristo 1 Coríntios 15:22 andamos em amor Efésios 5:1 e 2 andamos na verdade 2 João 1 andamos na luz Efésios 5:8 2. 3. 4.
4 HOMEM estado transformado
A. A. A. a obra de santificação a obra de santificação
A. A. A. a obra de santificação a obra de santificação B. a volta de Cristo
A. A. A. a obra de santificação a obra de santificação B. a volta de Cristo Tríplice dimensão
C. a plenitude da imagem de Deus no homem
D. a ressurreição do Corpo
D. a ressurreição do Corpo o corpo é criação de Deus, e “muito bom”
D. a ressurreição do Corpo o corpo é criação de Deus, e “muito bom” o corpo é objeto da salvação de Deus
D. a ressurreição do Corpo o corpo é criação de Deus, e “muito bom” o corpo é objeto da salvação de Deus o corpo é santuário do Espírito
D. a ressurreição do Corpo o corpo é criação de Deus, e “muito bom” o corpo é objeto da salvação de Deus o corpo é santuário do Espírito o corpo é dignificado pela encarnação do verbo de Deus
D. a ressurreição do Corpo o corpo é criação de Deus, e “muito bom” o corpo é objeto da salvação de Deus o corpo é santuário do Espírito o corpo é dignificado pela encarnação do verbo de Deus corpo-espírito: a vida plena prometida por Deus
D. a ressurreição do Corpo 1 Coríntios 15:42-53
D. a ressurreição do Corpo 1 Coríntios 15:42-53 Corpo corruptível x corpo incorruptível
D. a ressurreição do Corpo 1 Coríntios 15:42-53 Corpo corruptívelx corpo incorruptível Desonra x glória