420 likes | 864 Views
Atos 8:26-40. O Poder da Cruz para Converter e Criar uma Nova Identidade. Romanos 1:16. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”. Romanos 12:2a.
E N D
Atos 8:26-40 O Poder da Cruz para Converter e Criar uma Nova Identidade
Romanos 1:16 “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
Romanos 12:2a “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.”
Atos 8:26-40 Filipe e o Etíope • 26 Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”. • 27 Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos • os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, 28 de volta para • casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías. 29 E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa • carruagem e acompanhe-a”. • 30 Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor • entende o que está lendo?”
Atos 8:26-40 • 31 Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar?” Assim, convidou Filipe para subir e • sentar-se ao seu lado. • 32 O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: • “Ele foi levado como ovelha para o matadouro,e como cordeiro mudo • diante do tosquiador,ele não abriu a sua boca. • 33 Em sua humilhaçãofoi privado de justiça. • Quem pode falardos seus descendentes? • Pois a sua vida foi tiradada terra”.
Atos 8:26-40 • 34 O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de • outro?” 35 Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus. • 36 Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Queme impede de ser batizado?” 37 Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creioque Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
Atos 8:26-40 • 38 Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunucodesceram à água, e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filiperepentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. 40 Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.
A Passagem no Contexto do Livro de Atos e da Bíblia Atos 1:8 - “Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Isaías 49:6b – “Também farei de você (o servo, que é Israel) uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra.” Isso implica na inclusão de gentios já no Antigo Testamento.
A Passagem no Contexto do Livro de Atos e da Bíblia Lucas 24:46-47 - “E lhes disse: “Está escrito que o Cristo ha veria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” Mateus 28:19 - “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”.
A Passagem no Contexto do Livro de Atos e da Bíblia “Mistério” Romanos 16:25-27 “Ora, aquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venha a crer nele e a obedecer-lhe.”
A Passagem no Contexto do Livro de Atos e da Bíblia Resumo: Não era ainda natural para os primeiros crentes, que em quase sua totalidade eram judeus, entenderem que eles deveriam • sair de seu lugar e levar o evangelho para outros povos e nações, • e que isso implicaria que os gentios, aqueles que não eram gentios, também deveriam ser vistos com igualdade. Atos 2:46 - “Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo.”
A Passagem no Contexto do Livro de Atos e da Bíblia Resumo: Em contraste, Atos 8 mostra o ES tendo que agir para levar o evangelho pela primeira vez a um gentio, nesse caso um etíope eunuco, ou seja, (1) um africano, (2) um negro e (3) um eunuco.
A Importância da Evangelização do Etíope Eunuco Filipe Filipe é um dos 7 homens escolhidos pela igreja primitiva sob a liderança dos discípulos. Atos 6:3 e 4 diz que eles eram “homens de bom testemunho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” e dedicados as viúvas e a distribuição diária de alimentos (6:1).
A Importância da Evangelização do Etíope Eunuco O Etíope Eunuco Um oficial importante encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Ele precisou ser castrado, tornando-se um eunuco, e assim se tornar uma pessoa de confiança para conviver com a burguesia e com a própria rainha Candace.
A Importância da Evangelização do Etíope Eunuco O Etíope Eunuco Um homem espiritualmente insatisfeito e faminto e que queria conhecer o Deus de Israel. Um homem rejeitado pelos judeus por ser deformado sexualmente (=impuro).
A Importância da Evangelização do Etíope Eunuco O Etíope Eunuco Atos 8:29-30 (=Isaías 53:7-8) • 32 O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: • “Ele foi levado como ovelha para o matadouro,e como cordeiro mudodiante do tosquiador,ele não abriu a sua boca. • 33 Em sua humilhaçãofoi privado de justiça.Quem pode falardos seus descendentes?Pois a sua vida foi tiradada terra”.
A Importância do Contexto de Isaías 53 Deus e os Eunucos Isaías 56:4 • 4 Pois assim diz o SENHOR: “Aoseunucosqueguardaremosmeussábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, • 5 a eles darei, dentro de meu templo e dos seusmuros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.
A Importância do Contexto de Isaías 53 Deus e a Mulher Estéril Isaías 54:1 1 “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o SENHOR.
A Importância do Contexto de Isaías 53 Deus e a Mulher Estéril Isaías 54:5 5 Pois o seu Criador é o seu marido, o SENHOR dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
Nossa Identidade Cultural Aquilo que a cultura ao nosso redor diz que devemos SER TER e FAZER para sermos aceitos.
A Nova Identidade em Cristo para o Eunuco Isaías 54:5 5 a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.
A Importância da Mensagem para o Nosso Cultura em Goiânia O que a cultura em Goiânia diz que devemos SER, FAZER e TER para sermos aceitos
A Importância da Mensagem para o Nosso Cultura em Goiânia O evangelho diz que você não precisa ir por esse caminho. Você é aceito por Deus e sua identidade não depende daquilo que você faz segundo aquilo que a cultura ao seu redor diz que você deve ser, fazer, e ter.
A Importância da Mensagem para o Nosso Cultura em Goiânia O evangelho mostra que você é salvo pela graça de Deus, que não há nada que você possa ser, fazer ou ter para agradar a Deus. Sendo assim você não é melhor que ninguém. Você não precisa se sentir superior a ninguém nunca mais. E você não precisa se sentir inferior a ninguém nunca mais também.
Nossa Nova Identidade em Cristo Cristo pela sua graça lhe dá toda uma nova identidade, diferente da identidade que a cultura ao seu redor lhe impõe. Essa graça é vista na Sua Santidade e no Seu Amor
A Importância do Contexto de Isaías 53 Isaías 54:11 11 “Ó cidadeaflita, açoitadaportempestades e nãoconsolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras. Isaías 54:14 14 Em retidão você será estabelecida: A tiraniaestarádistante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você.
Exemplo da Nova Identidade que Transforma a Cidade PERDÃO • O perdão é uma forma de sofrimento. • Sabemos que temos que perdoar, por isso sabemos que sofreremos quando perdoarmos alguém que nos fez algo que antes considerávamos imperdoável. • Mas nós perdoamos porque nosso Deus perdoou o imperdoável: eu e você. E Ele sofreu para fazê-lo e sofreu morte de cruz e separação de Deus o Pai.
Isaías 53 Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência paraque o desejássemos. 3 Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quemos homens escondem o rosto, foidesprezado, e nós não o tínhamos em estima. 4 Certamente ele tomou sobre si as nossasenfermidadese sobre si levou as nossas doenças; contudonós o consideramoscastigadopor Deus, por Deus atingido e afligido. 5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foiesmagadoporcausa de nossasiniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomoscurados.