1 / 30

ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto

ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto. Patrick Pires da Costa. “ Para se designarem coisas novas são precisos termos novos . Assim o exige a clareza da linguagem , para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras . ”

Download Presentation

ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto Patrick Pires da Costa

  2. “Para se designaremcoisasnovassãoprecisostermosnovos. Assim o exige a clareza da linguagem, paraevitar a confusãoinerenteàvariedade de sentidos das mesmaspalavras.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

  3. “Osvocábulosespiritual, espiritualista e espiritualismotêmacepçãobemdefinida. Dar-lhesoutra, paraaplicá-los àdoutrina dos Espíritos, foramultiplicar as causasjánumerosas de anfibologia.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

  4. “Com efeito, o espiritualismoé o oposto do materialismo. Quemquerqueacreditehaveremsialgumacoisamais do quematéria, éespiritualista. Não se segue daí, porém, quecreianaexistência dos Espíritosouemsuascomunicações com o mundoinvisível.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

  5. “Emvez das palavrasespiritual, espiritualismo, empregamos, paraindicar a crença a quevimosreferir-nos, ostermosespírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, porissomesmo, apresentam a vantagem de serperfeitamenteinteligíveis, deixandoaovocábuloespiritualismo a acepçãoquelheéprópria.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

  6. “Diremos, pois, que a doutrinaespíritaou o Espiritismo tem porprincípio as relações do mundo material com osEspíritosouseres do mundoinvisível. Osadeptos do Espiritismoserãoosespíritas, ou, se quiserem, osespiritistas.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

  7. NÃO É ESPIRITISMO

  8. UMBANDA NÃO É ESPIRITISMO

  9. NÃO É ESPIRITISMO CANDOMBLÉ

  10. NÃO É ESPIRITISMO VALE DO AMANHECER

  11. Tambéméerradodizer: • Espíritakardecista • Espíritachiquista • Espíritadivaldista • Espíritaramatiista • Espiritismo de mesa branca • Baixoespiritismo • Alto espiritismo...

  12. “O Espiritismoé, aomesmo tempo, umaciência de observação e umadoutrinafilosófica. Como ciênciapráticaeleconsistenasrelaçõesque se estabelecem entre nós e osEspíritos... ...comofilosofia, compreendetodas as consequênciasmoraisquedimanamdessasmesmasrelações.” (Allan Kardec, in O Queé o Espiritismo, preâmbulo)

  13. “Podemosdefini-lo assim: O Espiritismoéumaciênciaquetrata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bemcomo de suasrelações com o mundo corporal.” (Allan Kardec, in O Queé o Espiritismo, preâmbulo)

  14. “Assimcomo a Ciênciapropriamentedita tem porobjeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismoé o conhecimento das leis do princípioespiritual.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)

  15. “O Espiritismo e a Ciência se completamreciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se achanaimpossibilidade de explicarcertosfenômenossópelas leis da matéria... ...aoEspiritismo, sem a Ciência, faltariamapoio e comprovação.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)

  16. MORTES COLETIVAS Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios? (Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reuniãopública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas – Livro: Chico Xavier Pede Licença)

  17. NITERÓI - 1961

  18. “Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente. É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redençãomúltipla.“

  19. “Invasores ilaqueados pela própriaambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.”

  20. “Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.”

  21. GRIPE ESPANHOLA

  22. “Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.”

  23. “Corsáriosque ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.”

  24. “Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própriasegurança.”

  25. “É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.”

  26. “O Espiritismoé a chave com o auxílio da qualtudo se explica de modofácil.” (Allan Kardec, in O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I)

More Related