250 likes | 334 Views
III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013. “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”. PIBID/UESPI - DADOS INSTITUCIONAIS.
E N D
III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”
PIBID/UESPI - DADOS INSTITUCIONAIS UESPI – Transformada em Universidade em1992, tem em sua estrutura 18 campi,distribuídos por todo estado do PiauíTem aproximadamente 20.000 alunosmatriculados em 113 cursos de graduação, incluindo a Plataforma Paulo Freire e EAD.
Distribuição percentual de docentes efetivos de acordo titulação
Distribuição dos Docentes da UESPI de acordo com a Titulação
PIBID/UESPI Estruturação do Programa PIBID: Edital 2011 – 08 subprojetos Edital 2012 – 07 subprojetos
Distribuição dos SubprojetosPIBID/UESPI por Campi • Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): • Biologia • Geografia • História • Física • Química • Letras Português • Letras Inglês • Letras Espanhol • Campus Clóvis Moura • Pedagogia • Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) • Biologia • Pedagogia • Campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior) • Biologia • História • Campus Prof. Barros Araújo(Picos) • Pedagogia • Campus Dra. Josefina Demes (Floriano) • Biologia
PIBID/UESPI Os mecanismos de acompanhamento do programa: Reuniões semanais, quinzenais, mensais. Reuniões individuais com Coordenadores de Área para resolução de problemas. Reunião com a Secretaria de Educação para estabelecer convenio com as escolas. Visitas as escolas parceiras Reunião com Coordenadores de Área, Supervisores e Bolsistas de Iniciação a Docência
PIBID/UESPI Administração das bolsas e do sistema SAC: Realizado pelo coordenador de Gestão com auxílio de dois funcionários cedidos pela UESPI para o PIBID; Mudanças em bolsistas devem ser encaminhadas por meio de memorando contendo justificativa do motivo até o dia 10 de cada mês; É feita nova seleção por meio de edital ou convocados candidatos classificados.
PIBID/UESPI Estratégias de fixação dos bolsistas no programa
Motivos para substituição de bolsistas de Iniciação à Docência
PIBID/UESPI Os processos de seleção dos membros do PIBID: Por meio de Editais com divulgação no sítio da UESPI e enviados via memorando e email para as coordenações de curso e escolas participantes; Edital lançamento do Programa: um mês; Edital para substituição do bolsistas: duas semanas.
PIBID/UESPI A interação dos coordenadores com os colegiados das licenciaturas: Os coordenadores de Áreasaoindicadospeloscolegiados dos cursos; Os relatóriosparciais e finais, assimcomotodososmemoraisproduzidospelosbolsistassãoavaliadospeloscolegiados.
PIBID/UESPI Os caminhos de formalização do programa na IES: Nosso Programa vai completar o segundo ano de funcionamento em Julho/2013; Normas para Institucionalização do Programa PIBID estão sendo formuladas, no sentido de garantir seu desenvolvimento e ampliação; Uma proposta será apresentada no II Seminário do PIBID UESPI (26 a 28 de junho/2013) para ser discutida pelos partipantes do Programa. Após sua consolidação será enviada para apreciação dos Órgão colegiados da Universidade.
PIBID/UESPI Os regulamentos, normas e princípios propostos Supervisor Utilizar-se-á, como critério de classificação, o seguinte: Ter supervisionado e/ou acompanhado alunos de Instituições de Ensino Superior, em atividade de Estágio Curricular Supervisionado; Ter diploma de pós-graduação, ou ser aluno regularmente matriculado em programa de pós-graduação na área de Educação, ou no Ensino de Ciências, ou na área específica do subprojeto; Análise do currículo; Tempo de magistério na Educação Básica.
PIBID/UESPI Os regulamentos, normas e princípios propostos Supervisor O professor supervisor será desligado do PIBID/UESPI se: a) perder o vínculo profissional com a escola conveniada; b) solicitar seu desligamento ao coordenador de área, com justificativa; c) for solicitado pelo coordenador de área, mediante justificativa, especialmente quando não estiver atendendo aos objetivos e obrigações do PIBID/UESPI; d) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital;
PIBID/UESPI Iniciação à docência O aluno candidato à bolsista do Projeto deve atender aos seguintes requisitos: a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; b) estar regularmente matriculado no Campus e Curso de Licenciatura conforme o item 2 deste edital e cursando, no mínimo, o 2º período do seu curso; c) estar a, pelo menos, 2 (dois) semestres de conclusão do curso; d) possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a sete; e) estar em dia com as obrigações eleitorais; f) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto, tão logo ele seja selecionado; g) ter disponibilidade de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais, no período de vigência da bolsa, e em horário compatível com o desenvolvimento das atividades do PIBID, sem prejuízo de suas tarefas acadêmicas regulares h) não possuir vínculo empregatício (preferencialmente) e não receber outro tipo de auxílio financeiro na modalidade de bolsa; i) apresentar carta de motivação contendo, no máximo uma lauda, justificando seu interesse em atuar futuramente na educação básica pública.
PIBID/UESPI A substituição dos alunos bolsistas poderá ocorrer nas seguintes situações: a) desistência do bolsista; b) cancelamento de matrícula ou transferência para outro curso; c) não cumprimento das 12 horas de atividades semanais previstas no Projeto; d) apresentação de desempenho insatisfatório, tanto nas atividades referentes ao programa, quanto no desempenho acadêmico nas disciplinas dos cursos, comprometendo o bom andamento das atividades, situação que será identificada e justificada a partir do processo de avaliação sistemática do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UESPI); e) realização (nas escolas em que funciona o Projeto e nos horários a ele destinado) de atividades não previstas no mesmo, ou que não tiverem a participação dos Supervisores na Escola e do Coordenador de sua respectiva área de conhecimento. Os substitutos serão chamados na ordem de classificação, desde que cumpram os critérios do edital.
PIBID/UESPI O reconhecimento institucional: Apoio nas atividades dos bolsistas, com transporte de alunos para eventos; Compra de equipamentos e mobiliário para a sala do PIBID; Destinação de espaço para funcionamento do Programa PIBID.
PIBID/UESPI A relação do programa institucional com o projeto de formação de professores das instituições.
PIBID/UESPI - PESPECTIVAS A ampliação do programa para atingir os cursos de Licenciatura que ainda não tem subprojeto; Aumento no número de bolsistas por subprojeto; Levar o PIBID a todos os Campi da UESPI