1 / 21

DIRETORIA DE FINANÇAS

DIRETORIA DE FINANÇAS. DIRETOR: CEL CUNHA SUB DIRETOR: TEN CEL GUSTAVO. II Jornada Administrativa. TEMAS : ORÇAMENTO e GPPará PAGAMENTO DE DIÁRIAS PAGAMENTO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS. ORÇAMENTO PÚBLICO.

joylyn
Download Presentation

DIRETORIA DE FINANÇAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIRETORIA DE FINANÇAS DIRETOR: CEL CUNHA SUB DIRETOR: TEN CEL GUSTAVO

  2. II Jornada Administrativa TEMAS : ORÇAMENTO e GPPará PAGAMENTO DE DIÁRIAS PAGAMENTO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS

  3. ORÇAMENTO PÚBLICO É o instrumento pelo qual o governo estima as receitas e fixa as despesas para poder controlar as finanças públicas e executar as ações governamentais. LEIS: Plano Plurianual (PPA), Diretrizes Orçamentárias (LDO) e; Orçamento Anual (LOA) Materializam o planejamento e a execução das políticas públicas.

  4. O Plano Plurianual – PPA É estruturado por Programas dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público e dos demais órgãos constitucionais independentes. O PPA vigora por quatro anos, sendo elaborado no primeiro ano do mandato governamental, abrangendo até o primeiro ano do mandato seguinte

  5. ELABORAÇÃO DO PPA 2012/2015 A PMPA contou com a participação de servidores nas oficinas de elaboração de programas PPA 2012-2015, e ao final de quatro meses, o PPA foi finalizado, tendo a PMPA sido inserida em 09 (nove) Programas, sendo 8(oito)finalístico e 1 (um) de manutenção da gestão. Assim, a Polícia Militar executará 28 ações distribuídas nos nove programas finalísticos e 3 ações no programa de gestão. PROGRAMA FINALÍSTICO – São aqueles que as ações contribuem diretamente com a missão institucional. Resultam em bens ou serviços ofertados à sociedade. PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DA GESTÃO – São aqueles que as ações são de natureza tipicamente administrativas e contribuem com a consecução dos objetivos dos Programas finalístico.

  6. Programas e Ações

  7. Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD): É o ponto de partida para a execução orçamentária, detalha os projetos e atividades constantes da LOA, especificando os elementos de despesa e respectivos desdobramentos. Quadro de Detalhamento de Quotas Quadrimestrais (QDQQ): Programação/planejamento do orçamento para o quadrimestre.

  8. Crédito Disponível

  9. Cota de Empenho

  10. Disponível Financeiro

  11. ORÇAMENTO ATUALIZADO ORÇAMENTO EXECUTADO

  12. Evolução da Folha de Pagamento

  13. Sistema de Gestão de Programas do Estado do Pará - GP Pará. www.sepof.pa.gov.br

  14. DIÁRIAS • ITENS NECESSÁRIOS QUE DEVEM COMPOR O FORMULÁRIO OU PLANILHA DE DIÁRIAS • MOTIVO DO DESLOCAMENTO OU DA MISSÃO • PERÍODO: HORÁRIO E DATA DE SAÍDA E DE CHEGADA DA MISSÃO • ORIGEM: DE ONDE ESTÁ SAINDO • DESTINO: PRA ONDE ESTÁ SEGUINDO • QUANTIDADE DE DIÁRIAS SOLICITADAS

  15. DADOS DO POLICIAL MILITAR SOLICITANTE • CPF • MF • AGÊNCIA • CONTA

  16. MODELO DE PLANILHA

  17. TRÂMITE A SER PERCORRIDO • O Comandante do Batalhão ou Companhia, encaminha para o Comandante do CPR que encaminha para o Diretor de Finanças onde será feito uma análise quanto aos dados necessários, estando tudo correto o Diretor de Finanças levará ao conhecimento do Comandante Geral que decidirá se pagará ou não.

  18. SUPRIMENTO DE FUNDO • ITEN NECESSÁRIO • Confecção do Memorando: • Onde deverá conter os motivos pelo qual o suprido está solicitando o suprimento • Vale ressaltar que o SUPRIMENTO nãoé uma regra é uma concessão por isso não se faz necessário mencionar o mês para o qual o solicitante está precisando.

  19. SUPRIMENTO DE FUNDO • TRÂMITE A SER PERCORRIDO • O Comandante da unidade deverá encaminhar o memorando solicitando o suprimento de fundo para o Diretor de finanças que deverá levar ao conhecimento do Comandante Geral que decidirá pela concessão ou não.

More Related