110 likes | 381 Views
ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL. Número de famílias assentadas no campo (1995 a 2005). II Plano Nacional de Reforma Agrária – PNRA - INCRA. OBS.: entre 1995 e 2002, 90% das famílias assentadas não tinham abastecimento de água e 80% não possuíam energia elétrica e acesso a estradas.
E N D
Número de famílias assentadas no campo (1995 a 2005) II Plano Nacional de Reforma Agrária – PNRA - INCRA OBS.: entre 1995 e 2002, 90% das famílias assentadas não tinham abastecimento de água e 80% não possuíam energia elétrica e acesso a estradas.
Evolução da concentração da propriedade fundiária – 1950-1995 (Índice de Gini) IBGE – Censo Agropecuário – 1995-1996 O índice de Gini mede o grau de concentração de riqueza (renda, terras etc.) de um país ou região. Quanto mais próximo de 1,0, maior a concentração.
Principais áreas de produção do Sudeste: Mercado externo: Interior de SP: laranja e Cana-de-açúcar, matérias-primas da agroindústria. Triângulo Mineiro: laranja e pecuária extensiva de corte. Sul e zona da mata de MG: café e cana. Norte do RJ: cana. Mercado interno: Sul de MG e Vale do Paraíba: pecuária intensiva leiteira. Entorno das grandes e médias cidades (cinturão verde): hortifrutigranjeiros.
Zona da Mata: predomínio secular de propriedades monoculturas, que aproveitam o solo de massapé. As principais áreas produtoras são: Recôncavo Baiano (baía de todos os santos – Salvador): tabaco. Sul da Bahia: cacau e frutas tropicais. Faixas litorâneas de PE e AL: cana-de-açúcar. Agreste (transição entre a zona da mata e o sertão): abriga inúmeras pequenas propriedades voltadas à subsistência, principalmente a pecuária caprina. Destacam-se: milho, arroz, feijão e mandioca. Sertão: predominam os latifúndios (coronelismo) dedicados ao cultivo extensivo de algodão e à pecuária (caprina e bovina) de corte. O médio vale do São Francisco (divisa entre a BA e PE, proximidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE) contrasta com o restante da região, com a produção intensiva e irrigada para a exportação de frutas como: uva, manga, melão, mamão e melancia. Meio-Norte: situado entre o sertão e a Amazônia, entre o MA e o PI, destaca-se na criação extensiva de gado bovino de corte, o cultivo do algodão e, principalmente, a rizicultura de subsistência.
Distribuição do gado bovino – nº de cabeças por região Total: 195.551.536 cabeças.