1 / 22

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO. Prof ª . Waléria Medeiros 2014. Classificação dos produtos/serviços. Gestão da Produção.

Download Presentation

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO Profª. Waléria Medeiros 2014

  2. Classificação dos produtos/serviços Gestão da Produção “O produto ou serviço representa aquilo que ela sabe fazer e produzir. Constitui a própria vocação da empresa. O produto ou serviço representa todo o arsenal de conhecimentos e competências que ela consegue reunir , desenvolver e transformar em resultado de suas operações. No entanto, raramente a empresa produz um único produto ou um único serviço. O que ocorre frequentemente é a produção de uma extensa linha de produtos ou de serviços para atender uma enorme gama de necessidades do mercado e aproveitar as vantagens do esquema de produção e comercialização. Em função disso, a empresa pode criar, desenvolver e produzir uma ampla matriz de produtos e serviços.” (Chiavenato, 2005)

  3. Classificação dos produtos/serviços Gestão da Produção “Cada produto ou cada serviços apresenta características próprias, como marca, embalagem, tamanho, custo, qualidade, preço e etc. A gestão da produção deve simultaneamente adequar-se as características dos produtos e serviços produzidos e proporcionar condições para seu contínuo desenvolvimento rumo a inovação.” (Chiavenato, 2005)

  4. A trajetória no projeto do produto e serviço... Gestão da Produção Pós Segunda Guerra Mundial – Inicia-se a pratica de pesquisar o mercado para posteriormente se definir a produção dos produtos e serviços. A ideia central consistia basicamente em ouvir a voz do mercado e conhecer o que o cliente deseja. O cliente passa a ser o centro das atenções. As empresas passam a investir cada vez mais no entendimento dos desejos e expectativas de seus consumidores Era Industrial – A produção em escala industria promove a padronização dos produtos e posteriormente os processos de produção. Com as novas necessidades de redução de custo e velocidade na produção, os consumidores perdem o comando sobre as características dos produtos. Idade Média – Criadores de produtos atendiam necessidades específicas de seus clientes , que determinavam exatamente o que queriam em termos de características formas e conteúdos. A definição dos atributos dos produtos e serviços vinha sempre dos consumidores

  5. Classificação dos produtos/serviços Gestão da Produção Atenção!!!! Existe uma infinidade de tipos de produtos e serviços. Usaremos dois tipos de classificação: a classificação em bens (produtos) ou serviços e a classificação em produtos / serviços concretos e abstratos.

  6. Classificação em bens (ou mercadorias) e serviços Gestão da Produção Bens ou mercadorias – São produtos físicos tangíveis e visíveis, como um pão, uma lâmpada ou um automóvel. Os bens podem ser destinados ao consumo ou a produção de outros bens e serviços. Bens de consumo – Quando os bens são destinados direta ou indiretamente ao consumidor são classificados como bens de consumo. São roupas, produtos de higiene, os alimentos e etc... Os bens de consumo pode ser desdobrados em bens duráveis (consumo pode ser feito ao longo do tempo , geralmente com utilização de prazo longo – Ex: móveis e automóveis. Bens semiduráveis (devem ser consumidos em prazo relativamente menor que os bens duráveis. Ex – calçado). Bens perecíveis ( aqueles cuja duração é restrita no tempo pois podem se deteriorar. Ex – Alimentos e medicamentos.

  7. Classificação em bens (ou mercadorias) e serviços Gestão da Produção Bens de produção – Quando os bens são destinados à produção de outros bens e serviços, são chamados de bens de produção ou bens de capital. É o caso de máquinas em geral, prensas e transportadores. Serviços – Os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado. São produtos que nem sempre se pode manipular com as mãos. Podem assumir uma enorme variedade de características e especializações. É o caso da advocacia, a publicidade e das consultorias.

  8. Classificação de produtos/serviços concretos ou abstratos Gestão da Produção Produto concreto é aquele que pode ser descrito com grande precisão, identificado com grande especificidade medido e avaliado. É o produto fisicamente palpável e tangível (automóvel) Obs – Ele engloba produtos e serviços Produto abstrato é aquele que não permite uma descrição precisa, nem identificação e especificação adequada. É o produto que não possui correspondente físico, como por exemplo :ensino e educação, os serviços de rádio, a atividade política.

  9. Classificação dos produtos / serviços Algumas considerações interessantes... Gestão da Produção Muitas vezes um mesmo bem pode ser orientado para o consumo ou para a produção. Se uma pessoa compra um automóvel para o seu próprio uso, temos um bem de consumo, mas se o automóvel é utilizado como táxi temos um bem de produção de serviços.

  10. Classificação dos produtos / serviços Algumas considerações interessantes... Gestão da Produção Quando um bem de produção integra o patrimônio da empresa e faz parte do seu ativo fixo, ela passa a ser chamado de bem de capital. Entretanto, nem sempre os bens de produção pertencem efetivamente à empresa. Eles podem ser arrendados ou alugados como é o caso de computadores, edifícios e frotas de automóveis. Todos estes bens, embora esteja dispostos no interior da empresa, não fazem parte de seu patrimônio ou do seu capital.

  11. Componentes dos produtos/serviços Gestão da Produção “Denominam-se componentes os diversos aspectos que proporcionam as características físicas dos produtos/ serviços da mesma maneira que o conjunto das partes constitui o sistema. Assim o produto / serviço é mais do que a soma dos componentes, pois a reunião destes deve produzir o efeito da sinergia.” (Chiavenato, 2005)

  12. Componentes dos produtos/serviços Gestão da Produção Todo produto/serviço - com exceção dos abstratos – apresenta dois tipos de dimensões, são elas: Dimensões Intangíveis – são características do produto/serviço que não podem ser comprovadas e que variam para cada pessoa em função da utilidade que o produto / serviço, representa e dos benefícios que traz a cada pessoa. A máquina fotográfica pode ser um objeto de estimação e de boas lembranças ao registrar a família, um meio de auto-expressão e de criatividade artística ou ainda um bem de produção para determinado profissional. Dimensões Tangíveis – são proporcionadas pelas características físicas do produto / serviço, como tamanho, cor, textura, resistência, volume, qualidade e etc...As tangíveis podem ser vistas e comprovadas

  13. Componentes dos produtos/serviços Gestão da Produção Quais são os componentes principais dos produtos/serviços? EMBALAGEM QUALIDADE CUSTO

  14. Componentes dos produtos /serviços Embalagem Gestão da Produção A embalagem constitui o componente que envolve o produto para guardá-lo ou protegê-lo da melhor forma possível de acordo com suas características. A embalagem apresenta três funções importantes, a saber: Funções Técnicas: a embalagem atende às funções técnicas quando é projetada para guardar o produto e torná-lo resistente a quedas e choques e preservá-lo contra a umidade ou intempéries, principalmente quando o produto é frágil ou sujeito a deterioração se exposto a ambientes diferentes.

  15. Componentes dos produtos /serviços Embalagem Gestão da Produção A embalagem constitui o componente que envolve o produto para guardá-lo ou protegê-lo da melhor forma possível de acordo com suas características. A embalagem apresenta três funções importantes, a saber: Funções Logísticas: a embalagem atende às funções logísticas quando é projetada para facilitar o manuseio, o transporte, o empilhamento ou a estocagem do produto. A preocupação aqui está voltada para a movimentação do produto, principalmente quando este é de grande tamanho e peso. Funções de Comunicação: a embalagem atende às funções de comunicação quando procura melhorar o visual e a apresentação externa do produto, para dar melhor impressão e diferenciá-lo dos demais concorrentes quando exposto em prateleiras ou em vitrines.

  16. Componentes dos produtos/serviços Qualidade Gestão da Produção A qualidade do produto ou serviço constitui o componente mais difícil de se definir ou comprovar, principalmente se o produto / serviço é abstrato. Quando o produto / serviço é concreto, então a qualidade pode ser medida e avaliada com facilidade. Assim torna-se importante distinguir entre qualidade intrínseca e qualidade extrínseca. Qualidade intrínseca é a qualidade inerente ao produto / serviço, isto é aquela que existe objetiva e concretamente e que pode ser avaliada mediante padrões e especificações. Qualidade extrínseca é a qualidade que a pessoa subjetivamente percebe ou imagina. Ela é constitua pelos aspectos extrínsecos que cada pessoa acha que o produto e serviço tem.

  17. Componentes dos produtos / serviços Custo Gestão da Produção Custo é a soma dos encargos assumidos pela empresa para obter recursos utilizados na produção e na distribuição dos produtos / serviços. Estes encargos vão desde a aquisição de recursos físicos(máquinas e equipamentos) até a sua conversão em produto / serviço acabado e sua posterior colocação no mercado. O custo de produção envolve custos diretos e custos indiretos. Custos diretos – São aqueles diretamente vinculados ao processo produtivo (matéria-prima e mão-de-obra) Custos Indiretos – São aqueles indiretamente vinculados ao processo produtivo (salários de supervisores, energia elétrica e aluguel)

  18. Ciclo de vida dos produtos/serviços Gestão da Produção O ciclo de vida dos produtos está relacionado ao tempo em que um produto ou serviço consegue permanecer ativo no mercado. A vida de um produto ou serviço pode ser definida em um ciclo composto de quatro fases, são elas: Introdução – Corresponde ao nascimento do produto / serviço, isto é quando ele é criado, desenvolvido e lançado no mercado. Nesta fase as vendas são pequenas e crescem lentamente, pois produto ou serviço ainda é desconhecido. Crescimento – É a segunda fase do ciclo, no qual o mercado se familiariza com o produto / serviço e a AP aprende gradativamente como melhor produzi-lo.Ocorre uma aceleração positiva nas vendas e conseqüentemente na produção. Esta fase também é conhecida como fase de aceitação do produto ou serviço no mercado.

  19. Ciclo de vida dos produtos / serviços Gestão da Produção Maturidade – Ocorre quando o produto / serviço já ingressou suficientemente no mercado e atinge um patamar elevado de vendas e de produção que se mantém inalterado. Nesta fase o mercado começa a ficar saturado e os concorrentes começam a lançar outras opções similares. Declínio – É a fase onde as vendas e a produção começam a decair progressivamente. A medida que são lançados novos produtos o consumidor começa a mudar suas preferências, provocando desta forma um declínio nas venda do produto de todos os concorrentes.

  20. Ciclo de vida dos produtos/serviços Gestão da Produção

  21. Desenvolvimento dos produtos/serviços Gestão da Produção Denomina-se desenvolvimento de produtos / serviços a área que cuida de todos os estudos e pesquisas sobre criação, adaptação, melhorias e aprimoramentos dos produtos e serviços produzidos pela empresa. É graças ao desenvolvimento de produtos e serviços que surgem as inovações: produtos e serviços novos, modificações parciais ou totais nos atuais produtos e serviços, novas características, diferentes componentes e etc..Esse desenvolvimento faz com que produtos e serviços sejam constantemente reciclados e adaptados às novas necessidades do mercado.

  22. Desenvolvimento dos produtos / serviços O lançamento de um novo produto/serviço requer um longo trabalho de P&D que envolve várias fases, a saber: Gestão da Produção Novas Ideias Estudo de Viabilidade Técnica Projeto do Novo Produto Protótipo Lote Piloto Modificações no Projeto Produção de Lançamento

More Related