1 / 27

CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 04

CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 04. RECURSOS HUMANOS – JOSUÉ JOSÉ DA SILVA. Rio de Janeiro, Agosto de 2011.

Download Presentation

CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 04

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 04 RECURSOS HUMANOS – JOSUÉ JOSÉ DA SILVA Rio de Janeiro, Agosto de 2011

  2. Na aula de hoje, falaremos sobre os riscos e as oportunidades no processo de uma consultoria interna de RH. Na aula anterior, foi estudado o conceito de Consultoria Interna de RH, sua importância para a moderna gestão de pessoas e sua aplicabilidade estratégica junto aos clientes internos.

  3. Certamente que a adoção desse modelo de consultoria oferece vantajosas oportunidades para o gerenciamento de pessoas, mas não se pode ignorar que também existem riscos que ameaçam a eficácia do processo.

  4. AULA 4 – O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS A dinâmica do ambiente empresarial globalizado, exige que as empresas busquem avidamente novas formas de atuar para continuar exercendo a necessária competitividade, que lhes assegura a posição no mercado e a possibilidade de consolidação e expansão dos negócios.

  5. AULA 4 – O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS Diferentes estratégias são praticadas, inovações tecnológicas são assimiladas, redefinições estruturais são praticadas e, especialmente, novas políticas de gestão.

  6. OPORTUNIDADES O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.

  7. OPORTUNIDADES Um dos pontos importantes da atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos. Essa percepção de assistência constante desperta confiança e motivação para o trabalho de todos.

  8. OPORTUNIDADES As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata permite ajustes, se for o caso.

  9. RISCOS O consultor interno de RH é um funcionário e como tal conhece bem as características da cultura da organização, o que facilita a sua percepção com relação à importância que cada situação representa. Essa é uma clara vantagem para a sua atuação, mas também poderá representar um risco na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.

  10. RISCOS Anteriormente se fez referência à isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas, mas necessárias para a eficiência do trabalho. A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição. Os riscos, entretanto, podem ser revertidos em oportunidades.

  11. RISCOS Para isso, é recomendável que, ao ser implantada e implementada a Consultoria Interna, deve haver, por parte da alta direção da empresa e da diretoria ou gerência geral de RH, a ampla divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH junto às diferentes áreas da organização, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais.

  12. CONSOLIDANDO CONHECIMENTO VAMOS RECAPITULAR E REFORÇAR OS CONCEITOS ESTUDADOS NESTA AULA? ENTÃO, VEJAMOS O ARTIGO SUGERIDO NA BIBLIOTECA VIRTUAL

  13. QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH? A "Mudança" tornou-se uma palavra obrigatória em todos os segmentos do mercado, pois cada vez mais as organizações se vêem diante da necessidade de acompanhar as transformações do mercado, levando sempre em consideração que o um fator considerado relevante para o "momento presente", em questão de horas pode ser relegado a um segundo plano. http://www.consultoriainternaderh.com/conteudo.asp?secao=Artigos&materia=75Autora: Elizenda Orlickas

  14. QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH? Vamos fazer uma sinopse da entrevista que Elizenda Orlickas - consultora e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos, deu ao site canal RH, onde afirma: "A capacitação dos profissionais de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica por todos os pontos de Recursos Humanos é uma constante nas empresas“. Então vamos refletir sobre o assunto! Vejamos a evolução da Área de RH:

  15. ENTREVISTA RH.com.br - Quais os principais objetivos de uma consultoria interna de RH? Elizenda Orlickas - Em primeiro lugar prover a organização de informações descentralizadas de um projeto de consultoria interna de Recursos Humanos, mas também porque a área de RH exige inovação. As empresas que o fizeram, implantaram uma consultoria interna de RH, estavam preocupadas não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também oferecer um melhor atendimento ao seu cliente interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores, aproximando-se deles. Ouvi isso muitas vezes em várias empresas que mantive e ainda realizo trabalhos.

  16. ENTREVISTA RH - Qual o papel do consultor interno de RH? Elizenda Orlickas - Antes de tudo, é preciso conscientizar-se de que o papel do consultor interno de Recursos Humanos é eminentemente estratégico. Ele precisa ser um facilitador da transição interna. Ele deve estar inteirado ao business para poder agregar conhecimentos e propor ações que possam ir à raiz do problema existente na empresa.

  17. ENTREVISTA RH - Das fases que a Sra. Citou (para a implantação da CIRH), qual a que requer mais dedicação e que serve de base para as demais etapas do processo? Elizenda Orlickas - Pessoalmente, destacaria a capacitação do profissional de Recursos Humanos. Ele precisa entender o que é a Consultoria Interna de Recursos Humanos e qual o seu papel nesse contexto. ... para que tenham condições de adquirir uma visão generalista de sua área, podendo, então, atuar de forma estratégica por todos os pontos de Recursos Humanos é uma constante nas empresas. (Este é um primeiro passo mas) Não é assim. É preciso muito mais.

  18. ENTREVISTA RH - A participação direta da alta-direção junto à consultoria interna de RH é fator preponderante para o sucesso desse processo organizacional? Elizenda Orlickas - Nas organizações onde o modelo foi implantado com total envolvimento do board às resistências por parte de todos os envolvidos foi minimizada. Isso acontece quando eles "compram a idéia" e participam ativamente da implantação desse modelo. Porém, em algumas empresas ainda tenho notado muita resistência pela alta direção. Isso acontece, geralmente, quando o board não tem claro a importância e o diferencial das pessoas dentro da empresa.

  19. ENTREVISTA RH - Geralmente, a implantação de uma consultoria interna de RH gera resistências às mudanças? Elizenda Orlickas - É bom frisar que cabe também à direção da Área de Recursos Humanos, além de promover um trabalho transparente de conscientização, capacitar seus consultores internos para lidar com isso. Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com mudanças e com isso poderá ser instalado um clima desagradável na empresa.

  20. VAMOS RELEMBRAR COMO ATUAR NUM PROCESSO DE RESISTÊNCIA A MUDANÇAS?

  21. Como e porque acontecem Resistências Agentes multiplicadores ,que às vezes, tem dificuldades em lidar com mudanças naturalmente irão transmitir sua insegurança aos outros , e assim será instalado o clima de temor na organização.

  22. O colaborador ameaçado tende a compreender tudo o que vê sob a ótica do pessimismo. A resistência ao novo é um processo emocional E por trás dela estão sentimentos.

  23. Em qualquer processo de mudança, quando as pessoas estão resistindo, na realidade estão demonstrando um receio de perda do controle, do poder e da segurança. Muitos acreditam que mantêm o controle mantendo o estado atual das coisas, embora isso resulte em desempenho inadequado.

  24. A resistência não é um adversário a ser derrubado, ao tentar fazer isso,ela somente se intensificará. Lidar com ela é mais difícil do que elaborar diagnóstico, e muito mais difícil ainda do que fazer boas intervenções,mas saber administrá-la é um desafio a ser vencido para o sucesso da implantação.

  25. ENTREVISTA RH - Quais suas expectativas em relação ao modelo de consultoria interna de RH para os próximos anos? Elizenda Orlickas - As mudanças estão aí, batendo à nossa porta. É só abrir a porta e recebê-las. E recebê-las muito bem. O modelo de consultor interno de Recursos Humanos "veio para ficar", conforme já ouvi de muitos executivos. Com o aumento do número de empresas de ponta, cada vez mais preocupadas com a Gestão das pessoas, acredito que, em médio prazo, quase a totalidade das empresas no Brasil, que queiram destacar-se em seu segmento estarão instituindo uma consultoria interna de RH.

  26. SÍNTESE DA AULA Nesta aula você conheceu os riscos e as oportunidades no processo de uma consultoria interna de RH.

More Related