140 likes | 249 Views
Universidade Federal de Campina Grande. Componente curricular:Ciências do Ambiente Apresentação :Jean Pereira da Silva Curso:Engenharia Mecânica Professora:Márcia Maria Rios Ribeiros. Fonte limpa de energia. Energia eólica. O que é energia eólica ?.
E N D
Universidade Federal de Campina Grande Componente curricular:Ciências do Ambiente Apresentação :Jean Pereira da Silva Curso:Engenharia Mecânica Professora:Márcia Maria Rios Ribeiros
Fonte limpa de energia Energia eólica
O que é energia eólica ? • Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.
Avaliação do potencial eólico • A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos • Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s
Potencial eólico brasileiro • Embora ainda haja divergências entre especialistas e instituições na estimativa do potencial eólico brasileiro, vários estudos indicam valores extremamente consideráveis. Hoje a maioria dos estudos indica valores maiores que 60.000 MW. • As regiões de maior potencial eólico brasileiro são as faixas litorâneas e em especial a região nordeste,pois os ventos dessa região apresentam uma velocidade de 8 a7m/s.
Produção brasileira de energia • No final de 2006 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 237 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer desse ano. O Brasil tornou-se assim o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica
Impactos socioambientais • Entre os principais impactos socioambientais estão: • Impactos sonoros:é causado devido ao ruído dos rotores e variam de acordo com as especificações dos equipamentos. • Impactos visuais:são decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais eólicas com um número considerável de turbinas, também conhecidas como fazendas eólicas. • Impacto eletromagnético:podem causar perturbações nos sistemas de comunicação e transmissão de dados (rádio, televisão etc.)
Curiosidades • A empresa MagLev apresentou na China aquela que poderá ser a solução tecnológica que faltava para a viabilização econômica da energia eólica. Com um design totalmente diferente dos tradicionais cataventos, a turbina MagLev utiliza levitação magnética para oferecer um desempenho muito superior em relação às turbinas tradicionais. Segundo a empresa, a turbina MagLev consegue gerar energia a partir de brisas de apenas 1,5 metros por segundo e pode gerar 1GW com custo de manutenção 50% menor e com durabilidade de 500 anos
Curiosidades • Três turbinas medem 29 metros de diâmetro e são suportadas por pontes que unem as duas torres do complexo. Através da sua posição e design aerodinâmico único das torres, a brisa do Golfo é canalizada diretamente para a zona das turbinas, ajudando a criar uma enorme eficiência energética. • Uma vez operacionais, as turbinas deverão gerar aproximadamente 11-15% de toda a energia consumida pelo edifício, ou seja, de 1100 a 1300 megawatt/hora, energia suficiente para abastecer 300 casas durante um ano.
Curiosidades O HYmini (foto) usa a energia do vento para abastecer os seus aparelhos.Uma bateria de lítio é responsável pelo carregamento. Com uma corrente de 1200 mA/hora, ela é compatível com a tensão de 5 volts, padrão entre os gadgets.O aparelho tem uma saída para DC (corrente contínua) e pode ser plugado aos aparelhos por meio de uma interface USB 2.0. Ele também pode ser usado como carregador solarO preço sugerido é de US$ 49,90 (R$ 87,00).