1 / 14

Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande. Componente curricular:Ciências do Ambiente Apresentação :Jean Pereira da Silva Curso:Engenharia Mecânica Professora:Márcia Maria Rios Ribeiros. Fonte limpa de energia. Energia eólica. O que é energia eólica ?.

kalea
Download Presentation

Universidade Federal de Campina Grande

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal de Campina Grande Componente curricular:Ciências do Ambiente Apresentação :Jean Pereira da Silva Curso:Engenharia Mecânica Professora:Márcia Maria Rios Ribeiros

  2. Fonte limpa de energia Energia eólica

  3. O que é energia eólica ? • Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.

  4. Avaliação do potencial eólico • A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos • Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s

  5. Esquema de geração e distribuição de energia

  6. Potencial eólico brasileiro • Embora ainda haja divergências entre especialistas e instituições na estimativa do potencial eólico brasileiro, vários estudos indicam valores extremamente consideráveis. Hoje a maioria dos estudos indica valores maiores que 60.000 MW. • As regiões de maior potencial eólico brasileiro são as faixas litorâneas e em especial a região nordeste,pois os ventos dessa região apresentam uma velocidade de 8 a7m/s.

  7. Regime de ventos no nordeste brasileiro

  8. Produção brasileira de energia • No final de 2006 o Brasil possuía uma capacidade de produção de 237 MW, dos quais 208 MW foram instalados no decorrer desse ano. O Brasil tornou-se assim o país da América Latina e Caribe com maior capacidade de produção de energia eólica

  9. Projetos de geração de energia eólica no Brasil

  10. Impactos socioambientais • Entre os principais impactos socioambientais estão: • Impactos sonoros:é causado devido ao ruído dos rotores e variam de acordo com as especificações dos equipamentos. • Impactos visuais:são decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais eólicas com um número considerável de turbinas, também conhecidas como fazendas eólicas. • Impacto eletromagnético:podem causar perturbações nos sistemas de comunicação e transmissão de dados (rádio, televisão etc.)

  11. Curiosidades • A empresa MagLev apresentou na China aquela que poderá ser a solução tecnológica que faltava para a viabilização econômica da energia eólica. Com um design totalmente diferente dos tradicionais cataventos, a turbina MagLev utiliza levitação magnética para oferecer um desempenho muito superior em relação às turbinas tradicionais. Segundo a empresa, a turbina MagLev consegue gerar energia a partir de brisas de apenas 1,5 metros por segundo e pode gerar 1GW com custo de manutenção 50% menor e com durabilidade de 500 anos

  12. Curiosidades • Três turbinas medem 29 metros de diâmetro e são suportadas por pontes que unem as duas torres do complexo. Através da sua posição e design aerodinâmico único das torres, a brisa do Golfo é canalizada diretamente para a zona das turbinas, ajudando a criar uma enorme eficiência energética. •    Uma vez operacionais, as turbinas deverão gerar aproximadamente 11-15% de toda a energia consumida pelo edifício, ou seja, de 1100 a 1300 megawatt/hora, energia suficiente para abastecer 300 casas durante um ano.

  13. Curiosidades O HYmini (foto) usa a energia do vento para abastecer os seus aparelhos.Uma bateria de lítio é responsável pelo carregamento. Com uma corrente de 1200 mA/hora, ela é compatível com a tensão de 5 volts, padrão entre os gadgets.O aparelho tem uma saída para DC (corrente contínua) e pode ser plugado aos aparelhos por meio de uma interface USB 2.0. Ele também pode ser usado como carregador solarO preço sugerido é de US$ 49,90 (R$ 87,00).

More Related