1 / 5

M.ª Cristina Neves

ESPAA. M.ª Cristina Neves. Escola Secundária Poeta António Aleixo. Portimão - Faro. 4+1. 12º ano, disciplina de Área de Projecto.

keahi
Download Presentation

M.ª Cristina Neves

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESPAA M.ª Cristina Neves Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão - Faro 4+1 12º ano, disciplina de Área de Projecto

  2. O nosso protótipo teve como principal objectivo ser construído essencialmente por materiais reutilizados e recicláveis, como por exemplo, peças de computadores e de brinquedos velhos, utilização de papel de jornal (papel maché), mas que também envolvesse linhas simples e práticas, para uma poupança de tempo e de custos. Foi projectado para ter de comprimento, largura e altura as respectivas medidas, 40cm x 23cm x 12cm. Tem uma superfície que contém dois painéis fotovoltaicos, um de 12 V e outro de 2V, este último fornecido pela organização. Não está prevista a utilização de qualquer dispositivo de armazenamento, dentro dos permitidos, no protótipo. Nas imagens estão representados esboços do protótipo.

  3. Logo nos primeiros esboços do carro sempre foi tida em conta a utilização de formas aerodinâmicas, para um melhor desempenho e diminuição do esforço do motor. Para uma poupança de tempo e para um baixo custo de produção optámos por formas mais simples mas eficientes para o carro. Inicialmente, testou-se o kit fornecido pela organização, ligando o motor ao painel. Depois, há medida que o desenvolvimento do carro foi avançando, montámos um pequeno protótipo-teste (representado na foto) com os motores, as rodas e o painel para testar o funcionamento dos motores. Para diminuir o uso de materiais, por um lado para uma construção mais simples e para um menor peso final, decidiu-se utilizar duas rodas motrizes independentes, ou seja, cada uma utiliza o seu motor, tendo o carro então dois motores, provenientes de leitores de CD, somando no total cerca de 4 V de “potência”, evitando assim o uso de engrenagens. É de notar que estes motores são passíveis de serem alterados, uma vez que o grupo participa também no projecto Escola Electrão, podendo obter motores mais potentes através desse projecto. Para um menor peso, o carro é constituído por uma pequena base metálica que sustenta os motores e os eixos, uma base principal de floormate, onde está definido o espaço de carga e a base do cockpit. O carro terá ainda uma cobertura destacável feita em papel maché e que inclui a protecção do cockpit e os painéis solares.

  4. Em relação ao desenvolvimento do projecto, todos os elementos do grupo participaram de forma activa no progresso do mesmo. No início, contámos com a ajuda do Clube de Robótica da nossa escola para a apreensão dos principais conceitos acerca da construção de um carro. Para a concretização do projecto o grupo consultou diversas fontes de informação. Dos mais relevantes destacam-se o site do projecto ‘Rali Solar’ e o seguinte bloghttp://carrosolarfjjbd.blogspot.com/. Até agora, estimamos terem sido dispendidas cerca de 6 horas no desenvolvimento do carro, desde a projecção em papel até à construção, não sendo considerado o tempo gasto na aquisição dos materiais nem a pesquisa de informação para a construção do carro. Uma vez que o protótipo ainda não está totalmente concluído, prevemos ainda, no máximo, o dispêndio de mais 6 horas, somando um total de 12h para a execução do projecto. Durante o desenvolvimento do projecto, algumas dificuldades surgiram, inicialmente a falta de conhecimento acerca da construção de um carro, que foi ultrapassada pela ajuda do Clube de Robótica. Outra dificuldade foi como conseguir fazer a cobertura destacável, inicialmente pensou-se utilizar um molde de barro que seria coberto por papel e cola, mas depois de algumas tentativas falhadas decidiu-se fazer um molde de floormate (na foto, o molde - ainda não está completamente terminado) com as formas do carro que será coberto com papel maché.

  5. Apesar de, provavelmente, a maior parte dos detalhes do protótipo não poderem ser completamente utilizadas na produção em série de um automóvel, as ideias base podem ser aproveitadas. Por exemplo, a utilização de materiais leves para a construção dos chassis e da estrutura ou a utilização de um motor por roda, o que diminui o esforço do motor, tornando a locomoção mais eficiente. Também a colocação dos painéis solares no tejadilho do carro, e também no capô, pode ser uma opção a considerar, de forma a aumentar a produção de energia, evitando a necessidade de recorrer a outras fontes energéticas para recarregar o automóvel. Se se pensar no caso deste protótipo poder servir de, por exemplo, brinquedo (carrinho telecomandado), só necessitando das devidas alterações, seria um bom investimento, uma vez que teria baixo custos , não tendo em conta os painéis solares o custo foi inferior a 10€, já para não falar que, enquanto houvesse energia solar para alimentar o carro, este teria uma autonomia ilimitada, não necessitando de investimentos noutras fontes de alimentação, por exemplo pilhas. (Na foto, base do carro – é visível a localização dos motores, estando o espaço de carga atrás dos motores, e a base da cabine em frente). Uma vez que o protótipo ainda não está concluído, não houve qualquer divulgação deste à comunidade escolar, apesar de ter havido divulgação da participação do grupo no projecto ‘Rali Solar’ a alunos das escolas do concelho de Portimão através de uma feria escolar realizada na nossa escola, no mês de Março. Estão previstas acções de divulgação assim que o projecto esteja concluído ao longo do mês de Maio.

More Related