50 likes | 173 Views
ESPAA. M.ª Cristina Neves. Escola Secundária Poeta António Aleixo. Portimão - Faro. 4+1. 12º ano, disciplina de Área de Projecto.
E N D
ESPAA M.ª Cristina Neves Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão - Faro 4+1 12º ano, disciplina de Área de Projecto
O nosso protótipo teve como principal objectivo ser construído essencialmente por materiais reutilizados e recicláveis, como por exemplo, peças de computadores e de brinquedos velhos, utilização de papel de jornal (papel maché), mas que também envolvesse linhas simples e práticas, para uma poupança de tempo e de custos. Foi projectado para ter de comprimento, largura e altura as respectivas medidas, 40cm x 23cm x 12cm. Tem uma superfície que contém dois painéis fotovoltaicos, um de 12 V e outro de 2V, este último fornecido pela organização. Não está prevista a utilização de qualquer dispositivo de armazenamento, dentro dos permitidos, no protótipo. Nas imagens estão representados esboços do protótipo.
Logo nos primeiros esboços do carro sempre foi tida em conta a utilização de formas aerodinâmicas, para um melhor desempenho e diminuição do esforço do motor. Para uma poupança de tempo e para um baixo custo de produção optámos por formas mais simples mas eficientes para o carro. Inicialmente, testou-se o kit fornecido pela organização, ligando o motor ao painel. Depois, há medida que o desenvolvimento do carro foi avançando, montámos um pequeno protótipo-teste (representado na foto) com os motores, as rodas e o painel para testar o funcionamento dos motores. Para diminuir o uso de materiais, por um lado para uma construção mais simples e para um menor peso final, decidiu-se utilizar duas rodas motrizes independentes, ou seja, cada uma utiliza o seu motor, tendo o carro então dois motores, provenientes de leitores de CD, somando no total cerca de 4 V de “potência”, evitando assim o uso de engrenagens. É de notar que estes motores são passíveis de serem alterados, uma vez que o grupo participa também no projecto Escola Electrão, podendo obter motores mais potentes através desse projecto. Para um menor peso, o carro é constituído por uma pequena base metálica que sustenta os motores e os eixos, uma base principal de floormate, onde está definido o espaço de carga e a base do cockpit. O carro terá ainda uma cobertura destacável feita em papel maché e que inclui a protecção do cockpit e os painéis solares.
Em relação ao desenvolvimento do projecto, todos os elementos do grupo participaram de forma activa no progresso do mesmo. No início, contámos com a ajuda do Clube de Robótica da nossa escola para a apreensão dos principais conceitos acerca da construção de um carro. Para a concretização do projecto o grupo consultou diversas fontes de informação. Dos mais relevantes destacam-se o site do projecto ‘Rali Solar’ e o seguinte bloghttp://carrosolarfjjbd.blogspot.com/. Até agora, estimamos terem sido dispendidas cerca de 6 horas no desenvolvimento do carro, desde a projecção em papel até à construção, não sendo considerado o tempo gasto na aquisição dos materiais nem a pesquisa de informação para a construção do carro. Uma vez que o protótipo ainda não está totalmente concluído, prevemos ainda, no máximo, o dispêndio de mais 6 horas, somando um total de 12h para a execução do projecto. Durante o desenvolvimento do projecto, algumas dificuldades surgiram, inicialmente a falta de conhecimento acerca da construção de um carro, que foi ultrapassada pela ajuda do Clube de Robótica. Outra dificuldade foi como conseguir fazer a cobertura destacável, inicialmente pensou-se utilizar um molde de barro que seria coberto por papel e cola, mas depois de algumas tentativas falhadas decidiu-se fazer um molde de floormate (na foto, o molde - ainda não está completamente terminado) com as formas do carro que será coberto com papel maché.
Apesar de, provavelmente, a maior parte dos detalhes do protótipo não poderem ser completamente utilizadas na produção em série de um automóvel, as ideias base podem ser aproveitadas. Por exemplo, a utilização de materiais leves para a construção dos chassis e da estrutura ou a utilização de um motor por roda, o que diminui o esforço do motor, tornando a locomoção mais eficiente. Também a colocação dos painéis solares no tejadilho do carro, e também no capô, pode ser uma opção a considerar, de forma a aumentar a produção de energia, evitando a necessidade de recorrer a outras fontes energéticas para recarregar o automóvel. Se se pensar no caso deste protótipo poder servir de, por exemplo, brinquedo (carrinho telecomandado), só necessitando das devidas alterações, seria um bom investimento, uma vez que teria baixo custos , não tendo em conta os painéis solares o custo foi inferior a 10€, já para não falar que, enquanto houvesse energia solar para alimentar o carro, este teria uma autonomia ilimitada, não necessitando de investimentos noutras fontes de alimentação, por exemplo pilhas. (Na foto, base do carro – é visível a localização dos motores, estando o espaço de carga atrás dos motores, e a base da cabine em frente). Uma vez que o protótipo ainda não está concluído, não houve qualquer divulgação deste à comunidade escolar, apesar de ter havido divulgação da participação do grupo no projecto ‘Rali Solar’ a alunos das escolas do concelho de Portimão através de uma feria escolar realizada na nossa escola, no mês de Março. Estão previstas acções de divulgação assim que o projecto esteja concluído ao longo do mês de Maio.