150 likes | 293 Views
REUNIÃO GERAL. E SCOLA T ÉCNICA G ERAÇÃO. Mudanças MAIO 2007. QUALIFICAÇÃO DOCENTE E CORPO TÉCNICO. MISSÃO.
E N D
REUNIÃO GERAL ESCOLA TÉCNICA GERAÇÃO Mudanças MAIO 2007 QUALIFICAÇÃO DOCENTE E CORPO TÉCNICO
MISSÃO Formar profissionais COMPETENTES, que busquem contribuir para a superação dos problemas sociais, prestando atendimento HUMANIZADO ao individuo e a comunidade em geral. Diferenciando-se em sua area de atuaçao, mantendo-se uma escola de referência em Educação Profissional.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ASSESSORIA GERAL DIREÇÃO GERAL DIREÇÃO FINANCEIRA AUXILIAR FINANCEIRO COORDENAÇÃO GERAL RH – RECURSOS HUMANOS COORD. PSICOPEDAGÓGICA COORD. TECNOLÓGICA M O N I T O R A S S E. T E C. COORD. TÉC. DE ENFERMAGEM M O N I T O R COORD. TÉC. DE NUTRIÇÃO COORD. TÉC. DE RADIOLOGIA SECRETARIA SECRETÁRIA ESCOLAR PROFESSORES BIBLIOTECÁRIA RECEPCIONISTAS AUXILIAR DA BIBLIOTECA FISCAIS OFFICE-BOY PORTEIROS SERVIÇOS GERAIS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
EIXO TEMÁTICO: DESENHO DE APRESENTAÇÃO CARGA HORÁRIA: 24H/A DIAS DA SEMANA: 3ª feira HORÁRIO: 18:30 – 22:30 INÍCIO: 22/08/06 TÉRMINO: 03/10/06 PROFESSOR: ________________________________ PROPOSTA DE TRABALHO DO EIXO TEMÁTICO RESUMO DO EIXO TEMÁTICO/EMENTA: Desenvolver métodos de humanização de projeto de interiores através das diversas técnicas de representação gráfica e artística. • COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS/OBJETIVOS: • Conhecer e aplicar as técnicas de representação gráfica em projeto de interiores. • Identificar os diferentes tipos de textura utilizados em projetos de interiores. • Trabalhar com as texturas e materiais utilizados em projeto de interiores. • Compreender a importância da luz, sombra e volume nos ambientes e objetos de decoração. • Representar luz, sombra e volume em ambientes e objetos de decoração. • Desenvolver a criatividade e a expressão gráfica nos ambientes humanizados. • Instigar o aluno o senso da observação de matérias, ambientes e luminosidade em ambientes reais e fotos.
METODOLOGIA: • Aulas expositivas onde o aluno irá visualizar a aplicação das diferentes técnicas de representação gráfica e artística. • Aulas práticas onde o aluno irá realizar atividades aplicar toda a teoria passada na aula. • Trabalhar com a ação multidisciplinar (todos os eixos do módulo, mas principalmente com Perspectiva I e Projeto I). • Montar um catálogo (tipo de papéis, materiais de desenho e representação gráfica de materiais e texturas, ambientes) no desenvolvimento do eixo para consultas futuras em outros módulos e eixos.
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM/ AVALIAÇÃO: Todas as atividades realizadas em sala de aula serão avaliadas à medida que a atividade é concluída em sala de aula. Ao final do eixo será entregue, pelo aluno, um catálogo completo com todas as atividades desenvolvidas no eixo para uma avaliação final do processo evolutivo do aluno. Será a avaliada a postura do aluno quanto sua: pontualidade, assiduidade, participação em sala, responsabilidade na entrega dos trabalhos e sua participação nos trabalhos em grupo.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO: • DOYLE, E. Michael. Desenho a Cores. 2 edição – Porto Alegre: Bookman, 2002. • GILL, Robert W. Desenho para Apresentação de Projetos (Rendering with pen and ink). Editora Tecnoprint/Ediouro, 1981. Observação: Utilizar, preferencialmente, livros que podem ser encontrados na biblioteca, e sites da internet de fácil acesso.
PLANO DE AULA - CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO EIXO TEMÁTICO: Nutrição Básica PROFESSOR(A): _______________________________ PLANO DE AULA Lembre-se, é muito importante: Estabelecer vínculo com o educando; Planejar aulas dinâmicas e motivadoras; Definir objetivos claros para a aula; Formular questões para verificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo; Verificar através de questionamentos se o conteúdo dado foi aprendido; Avaliar o conteúdo do dia utilizando diferentes estratégias como: jogos, debates, explanação, relatórios, seminários, entre outros. DATA: 17/05/2007 COMPETÊNCIA (Objetivos): Reconhecer as características dos alimentos e a influência dos tabus alimentares na formação dos hábitos alimentares. METODOLOGIA: Jogo da feira, Questionamento oral: O que combina com o quê? (manga com leite?...) Aula expositiva dialogada, Trabalho em equipe (classificação de alimentos), Apresentação dos trabalhos.
RECURSOS: Cartões contendo alimentos de diversos tipos, retroprojetor e transparências, papel pardo, revistas cola, tesoura, papel A4, canetinhas. AVALIAÇÃO:Questionamento oral, observação do trabalho em equipe, participação em aula, apresentação individual e da equipe. OBSERVAÇÃO DA AULA: Hoje a aula foi muito produtiva. Os alunos participaram com interesse das atividades. A apresentação dos grupos foi excelente. Para a próxima aula, os alunos trarão curiosidades sobre as diferenças dos nomes das frutas conforme a região do Brasil (apresentação oral). Assinatura do professor: _______________________________________
AVALIAÇÃO • Sua concepção deve ser construída de modo a caracterizar: • Observância às competências propostas. • Predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo sobre os circunstanciais (testes e provas). • Inclusão da reorientação de estudos para os alunos com dificuldades de aprendizagem. • Acompanhamento processual a respeito do desenvolvimento do educando. • Predominância dos aspectos formativos sobre os somativos. Atendendo a essa proposta, como deve ser a avaliação do processo de aprendizagem?
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EIXO TEMÁTICO: Apoio ao Diagnóstico PROFESSOR(A): DATA: ____/____/_____ ESTUDO DE CASO Competências que serão avaliadas: O aluno deverá ser capaz de identificar: a técnica do exame de mama, fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama, as técnicas, materiais e cuidados específicos no exame de punção e radiográficos. 01. (20%) Leia com atenção e responda: J.O.P, 35 anos, nunca realizou auto-exame das mamas e tampouco algum profissional de saúde já lhe examinou. Ao ficar sabendo que sua prima estava com câncer de mama foi visitá-la. Durante a visita soube que, se detectado no início pelo auto-exame, as chances de cura do câncer são maiores. Preocupada, J.O.P. foi ao Posto de saúde de sua comunidade e pediu informações sobre o exame de mamas. O que você, como técnico de enfermagem, explicaria à J.O. P em relação ao que este exame pode detectar? Descreva o procedimento do auto-exame das mamas.
02. (20%) Observe a anamnese abaixo: M.B.S., 45 anos, sexo feminino, cor branca, 1,65 metros de altura e 90 quilos. Casada, moradora da área rural, menarca aos 12 anos, nunca teve filhos, ciclos menstruais regulares, realiza citopatológico periodicamente, irmã com história de câncer de mama, dieta rica em gordura, etilista. Quais os fatores de risco que a mesma apresenta para câncer de mama? Quais dos fatores de risco apresentados por M.B.S. podem ser modificados para que as chances de ter câncer de mamas diminuam? 03. (20%) A emissão de radiação de forma excessiva é perigosa, fazendo-se necessário ter precauções com as pessoas que trabalham e com as que se submetem aos exames radiográficos. Que precauções são essas?
04. (20%) A radiografia é um exame obtido mediante a projeção de radiação que atravessa um corpo sobre um filme fotográfico e depois é revelado. As radiografias auxiliam o médico nos diagnósticos de doenças e de condições anormais. Em que situações os médicos solicitam este tipo de exame? 05. (20%) Você, como técnico de enfermagem, irá auxiliar um médico no exame de punção lombar, que é um procedimento cuja finalidade é avaliar o líquor ou introduzir medicamentos dentro do espaço subaracnóide. Sabendo que seu papel é fundamental nesse procedimento, escreva os cuidados que devem ser tomados ao realizá-lo Podem ser inseridas questões de assinalar, verdadeiro ou falso, ou de acordo com os concursos.